Saúde Integral

Melhore as suas funções cognitivas com exercícios físicos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Geralmente quando temos algum trabalho a desenvolver, provas, vestibulares ou alguma ocupação que nos demande muito tempo, a primeira coisa que sacrificamos são os nossos exercícios diários. Como o tempo e a nossa energia são dedicados inteiramente a essa tarefa, ficamos mais sedentários ainda.

PA atividade física regular semanal traz ao organismo uma dose de energia extra para realizar todas as tarefas em plena condição física.
Além das atividades que dependem da nossa atividade muscular voluntária, as atividades cognitivas também são melhor executadas quando praticamos exercícios físicos com frequência.

No início, quando paramos de praticar exercícios, quase não sentimos a perda do condicionamento físico, até porque a mesma se faz de forma gradual. Os primeiros sinais aparecem quando as suas horas do dia são completamente preenchidas pelas atividades de trabalho e estudo. Os sintomas se iniciam com os transtornos do sono, onde a preocupação só passa  a ser notada quando a falta dele e o cansaço dominam a sua rotina e passam a atrapalhar o seu desempenho.

Com o cansaço dominando seu corpo, você se livrará cada vez mais das atividades e assim a coisa toda vai se transformando em uma bola de neve. Além do cansaço, você sentirá falta de concentração, e a falta de inspiração também vai dominar seu corpo enquanto você estiver na frente do computador. Aí o passo para cair na tentação das comidas saborosas mas nenhum pouco saudáveis é bem curto.

Esses hábitos tornarão sua rotina cada vez mais cansada e você terá cada vez menos disposição para realizar qualquer tarefa que seja.  Aí você descobre que aquela ginástica que você fazia, mesmo que pouca, faz uma enorme diferença na sua vida.

Os exercícios existem não só para te deixar com um corpo sarado e um aspecto fitness. Eles vão muito além da estética. Seu cérebro trabalha muito melhor quando você tem um corpo em movimento e, consequentemente todas as suas atividades e funções vão ser muito melhor desempenhadas.

shutterstock_311056931

Lembre-se sempre que a melhor maneira de combater o desgaste físico e mental é a prática de exercícios físicos. Músculos mais rígidos, resistentes, articulações mais flexíveis tornam a tarefa de passar uma tarde sentado na frente do computador menos dolorosa.

Não abandone seu exercício por mais ocupada que seja a sua rotina. Aquela meia horinha que você passa vendo televisão, pode ser preciosa para saúde do seu corpo e do seu cérebro. Você será muito melhor sucedido se mantiver seu corpo em movimento.


  • Escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]