Chakras Energia em Equilíbrio

Você já ouviu falar em chakras?

Samuel Oliveira
Escrito por Samuel Oliveira
Os chakras são centros de energias situados na linha do meio do corpo, dão vida a toda nossa atividade no plano físico através das funções das glândulas endócrinas. Essas glândulas vão ter efeito nas substâncias físicas no nível das funções orgânicas, do equilíbrio mental e da integridade emocional. Os chakras situados na parte mais inferior do nosso corpo pertencem ao nosso lado instintivo; os mais elevados, o nosso lado mental.

shutterstock_280877510Assim como as energias, os chakras são neutros. Ou seja, é o uso que fazemos de sua atividade e de nossas energias que os torna construtivos ou discordantes. Não há chakra bom ou mau, nem superior, nem inferior em termos de espiritualidade. Todos os chakras são de fato, necessários ao processo de espiritualização. Há apenas frequências superiores e inferiores, como as notas musicais ou matrizes de cor, todas iguais, belas e necessárias.

No sistema do Shiatsu, por exemplo, possuem em torno de 300 focos de energia, mas para que possamos compreender essas ações, vamos nos basear em sete. Conhecendo os chakras, você pode buscar equilíbrio, mas para que isso aconteça, é preciso saber qual chakra se encontra em desequilíbrio, ou seja, com excesso ou falta de energia. Se você através da autoanálise achar difícil, consulte-se com um terapeuta holístico, no qual irá mapear o chakra em desequilíbrio através de um pêndulo.  A partir do momento que enxergamos a crise como a parte de um processo de mudança, tendemos a iniciar um movimento de autobusca para o crescimento do EU, para o aprendizado e evolução do autoconhecimento. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada chakra e suas funções?

vermelhoChakra Raiz

Se localiza na base da espinha e traz vitalidade para o corpo físico.

Quando trabalhado, você se sente mais estável e seguro, você se conecta com aqui e agora, com seu corpo físico. Caso seu Chackra Raiz estiver sob-ativo, você tende a se sentir nervoso, com preocupações e temores.

laranjaChakra Sacro

Se localiza abaixo do umbigo. Suas principais funções são a sexualidade, vitalidade e criatividade e a vontade de viver.

Quando trabalhado, ele permite a expressão do Eu, o aumento da autoestima e a energia sexual. É o centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização. Quando este Chakra está em desequilíbrio, pode gerar algumas dificuldades sexuais, sentimento de impotência, confusão, ciúme, desejo de possuir, ausência de objetivos.

[block]4[/block]Chakra do Plexo Solar

Aqui, encontramos o Ego de cada um, tendo como principal característica, o poder e a vontade.

Como dizia a nossa queria Cristina Cairo, “aqui é onde digerimos as situações que nos ocorrem”. Quando este chakra está com excesso de energia, gera egoísmo, egocentrismo, medo, fúria e dificuldade em “digerir”. Quando se está abaixo, a pessoa fica sem vontade de fazer as coisas, insatisfeita.

verdeChakra Cardíaco

Aqui encontramos o centro das emoções. Podemos com ele, trabalhar as emoções reprimidas, feridas emocionais, entre outros.

Quando este chakra está aberto, o indivíduo tende a ser piedoso e amigável, trabalha harmoniosamente seus relacionamentos. Se este chakra se encontra em desequilíbrio, pode gerar repressão ao amor, sentimento de frieza e distância, sensação de pressão no peito.

[block]6[/block]Chakra Laríngeo

O famoso “Purificador”, se localiza na garganta. Este chakra se refere a autoexpressão e ao falar.

Quando se encontra em aberto, você não possui nenhum problema ao expressar-se, ao dizer o que sente. Aqui também encontramos nossa criatividade e um passo para o mundo artístico. Uma curiosidade que talvez muito de vocês não saibam é que, contar mentiras, você bloqueia este chakra. Uma pessoa que fala demais ou diz bobagens por querer esconder o que sente, necessita trabalhar este chakra, é aqui que você engole os “sapos”.

[block]7[/block]Chakra Frontal (Terceiro Olho)

Se localiza na testa, entre as sobrancelhas. Está fortemente ligado a Glândula Pituitária, responsável pela introspecção.

Quando aberto, você tende a ter fortes insights e intuições. Caso esteja sob-ativo, você terá dificuldades em pensar em você mesmo, consequentemente você tende a obedecer pessoas com autoridades maior, se tornando manipulável.

[block]8[/block]Chakra Coronário (Sahasrara)

Se localiza centralmente no topo da cabeça e está ligado ao padrão energético da pessoa.

Representa nossa ligação com algo superior, com o Universo. Sua função principal é evoluir, ascender-se.Percebemos este chakra em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza, relacionados à falta de esperança, hesitação em servir ao bem comum, ignorando suas necessidades corporais.

 

Sobre o autor

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Acadêmico de Psicologia pela Universidade do Extremo Sul catarinense (UNESC). Atualmente bolsista voluntário no Grupo de Pesquisa em Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais - GRUPPA e pesquisador e integrante do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e Espaço Urbano (GIPMAUR).

Possui experiência em Neurociências pelo Laboratório De Neurociências - Neurolab na Unidade de Neurodegeneração- UnNeDe.

E-mail: [email protected]
Blog: psicologiascotidiano.blogspot.com.br
Facebook: /OliveiraSAamuel