Autoconhecimento Comportamento

Metas para 2021: como criar objetivos reais e alcançáveis para o próximo ano

Imagem da palavra 2021 escrita em letras grandes. A palavra é formada por vários números representando o ano novo de 2021.
Gordon Johnson / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Com o final do ano, as preparações para as festas começam a ganhar forma. E, pensando no Ano Novo, muitas pessoas começam a definir as metas que pretendem cumprir no próximo ano. Elas podem envolver relacionamentos amorosos, carreiras profissionais, mudanças na aparência ou no estilo de vida, e devem ser cumpridas ao longo dos 12 meses, na maioria dos casos.

Porém, o que acontece é que nós podemos acabar definindo metas que não são compatíveis com a nossa realidade, ou que serão impossíveis de cumprir no espaço de um ano. E então, quando não conseguimos marcar um “ok” do lado de algo que nos propusemos a alcançar, sentimos que fracassamos e que nada dará certo. Será que é assim mesmo?

Talvez o problema não esteja com você, mas com as metas que você traçou. Você não é um fracasso, mas pode ter imposto objetivos que precisam de mais tempo para serem cumpridos, ou que dependem de outras pessoas para serem concretizados.

A melhor forma de você não sentir toda essa frustração, assim, é definir metas reais, que podem ser realizadas em um ano, ou aumentar o tempo para realizá-las. Assim, você não irá correr e fazer tudo de qualquer jeito. A seguir, inspire-se para definir as suas metas para 2021!

Imagem de um caderno de planejamento sobre uma mesa de madeira clara. Uma mulher segura uma caneta em suas mãos e começa a escrever o seu planejamento para o ano de 2021.
Pexels / Pixabay

Antes de saber quais são as metas mais comuns para 2021, você deve entender o que caracteriza uma boa meta ou uma meta real. Em primeiro lugar, ela deve ser objetiva, e estar muito bem explicada na sua mente. Além disso, ela precisa apresentar alguns processos que serão necessários para que ela se cumpra, como em um sistema. Depois, você irá definir um prazo para que ela seja realizada, que pode ser o tempo de um ano ou não!

Tendo definido esses três pontos principais, durante o próximo ano você deve analisar o seu progresso, avaliar o que ainda precisa mudar e fazer alterações, se for necessário. Tenha sempre uma carta nas mangas, ou um plano B para caso as suas metas não estejam funcionando como você imaginava que elas ocorreriam. Seguindo esses passos, é provável que você defina uma meta realista!

Metas comuns para 2021

1) Começar um novo emprego

Nem sempre o emprego que ocupamos atualmente é o que traz mais benefícios para nós. Então, muitas pessoas planejam mudar isso em 2021. Buscam uma empresa ou criar um negócio, almejam um futuro profissional mais seguro ou mais satisfatório.

2) Libertar-se dos vícios

O vício principal que aparece nas metas de ano novo é o cigarro. Parar de fumar é o plano de muitas pessoas, e elas podem alcançar isso com acompanhamento médico e com muita determinação. Pode até demorar mais do que um ano, mas, eventualmente, elas vão conseguir!

Imagem de um cofrinho de porcelana na cor branca feito em formato de um porquinho pintado à mão. A mão de um homem está ao fundo e ele está colocando uma cédula no cofrinho.
Horst Koenemund / Pixabay

3) Poupar dinheiro

Poupar dinheiro é uma necessidade quase que corriqueira, não é? É por isso que essa atitude aparece nas metas comuns para 2021. Economizar dinheiro para comprar uma casa, para comprar um automóvel ou até para fazer uma mudança de vida precisa de planejamento, mas é possível!

4) Dedicar-se aos estudos

As pessoas que serão vestibulandas em 2021 sabem da importância de se dedicar mais aos estudos e de seguir um cronograma de leitura rigoroso. É essencial, porém, que ainda dediquem um tempo ao lazer, para que não comprometam a própria saúde mental.

5) Adequar-se aos padrões de beleza

Muitos diriam que a meta de “emagrecer” é a mais comum para 2021, mas a verdade é que isso seria, principalmente, um processo para se adequar aos padrões de beleza. Será que você realmente precisa emagrecer ou só está precisando aprender a amar quem você é, além das imposições da sociedade?

Imagem de um homem caminhando em uma estrada asfaltada. Ele usa uma bermuda jeans, tênis all star preto e camiseta cinza. Em uma das mãos traz uma bagagem de viagem.
TheDigitalWay / Pixabay

6) Viajar mais

Quem não gosta de fazer uma boa viagem para ficar longe de tudo por um tempo? A meta de viajar mais é uma das mais comuns para 2021, e isso depende de alguns fatores. O primordial deles é o fim da pandemia, mas, quando ela passar, poderemos esperar muitas viagens pelo Brasil e pelo mundo!

7) Aprender alguma coisa nova

Aprender uma coisa nova, seja um idioma, uma habilidade ou algo totalmente inusitado, requer planejamento e comprometimento. Se essa é a sua meta para 2021, encontre todos os meios necessários para isso e se jogue de cabeça nesse objetivo que só lhe trará benefícios!

8) Desenvolver o altruísmo

Ajudar as outras pessoas é algo que todos deveríamos fazer. Depois de um ano tão difícil quanto foi 2020, muitas pessoas desejam que em 2021 possam fazer o bem a mais pessoas, ajudando-as como for possível. É uma meta ótima para incluir na sua lista!

Imagem de duas mãos com luvas emborrachadas na cor azul. Elas seguram uma máscara contra o Covid-19.
Leo2014 / Pixabay

9) Deixar de usar máscaras

Existe alguma pessoa que tenha gostado de usar máscaras por causa da pandemia do novo coronavírus? Podemos dizer que uma das metas da maioria das pessoas para 2021 será deixar de usar máscaras, para respirar novamente sem se preocupar e para encontrar os entes queridos, depois de tanto tempo.

10) Tomar a vacina contra a Covid-19

Como as pesquisas indicam que a vacina para a Covid-19 vai sair em 2021, e que essa medida irá nos proteger desse vírus que pode ser letal, a meta do mundo inteiro é se imunizar! Assim, qualquer outro plano poderá ser realizado com segurança e com tranquilidade.

Metas para a vida profissional

Entre as possíveis metas para a vida profissional podem estar: abrir um negócio, mudar de carreira, começar uma carreira, escolher um novo emprego, pedir demissão. Há uma série de possibilidades que envolvem o trabalho, que é essencial para obter dinheiro e condições de sobrevivência.

Imagem de uma mesa com papéis sobre ela. Ao fundoo temos um homem usando uma camisa cinza e ele está escrevendo sobre um dos papéis, fazendo a sua meta para o ano de 2021.
Free-Photos / Pixabay

Se você se sente infeliz no seu trabalho e gostaria de uma nova oportunidade, comece 2021 procurando lugares que estão contratando novos funcionários. Não tenha medo de fazer uma entrevista e de se arriscar. Se você quer abrir um negócio, aproveite esse momento para planejar como você faria isso. Organize tudo o que iria precisar, defina o que falta para alcançar seu sonho e vá atrás dele!

Caso você não consiga atingir a meta que estipulou, por qualquer motivo, tenha consciência de que você terá muitos outros anos de vida para fazer isso. Nada é permanente quando falamos em emprego! Você sempre pode se reinventar, se renovar e encontrar um novo caminho para a sua vida, que esteja de acordo com o que lhe faz realmente feliz. Não se cobre tanto!

Metas para o casal

Se você está em um relacionamento e quer mudar alguma coisa nele, existem algumas metas que você pode definir: dialogar mais, demonstrar carinho com mais intensidade, passar mais tempo juntos, criar planos para o futuro, superar problemas do passado, começar a fazer terapia de casal.

O que irá definir quais são as suas metas para o casal em 2021 é a quantas anda o relacionamento. Faça uma análise e veja o que poderia melhorar, como vocês podem ficar mais unidos e mais felizes e converse com a outra pessoa sobre isso. Demonstre seu desejo de mudar algum ponto do relacionamento.

Imagem de um casal de costas, caminhando de mãos dadas. Ela usa um shorts branco e uma camisa bege e ele uma bermuda azul marinho e uma camisa azul clara. Ele estão planejando a vida para 2021.
Free-Photos / Pixabay

Nesse caso, as suas metas dependerão sempre de outra pessoa. Então, é essencial que ela faça parte da sua lista de desejos, para entender o que vocês podem melhorar juntos. Caso essa outra pessoa se mostre inflexível, talvez você deva repensar esse relacionamento.

Saiba que você não está preso a outra pessoa para sempre. Mesmo um casamento pode chegar ao fim. Se você não se sente mais feliz, mantenha a sinceridade sobre os seus sentimentos e faça uma mudança verdadeira na sua vida, pensando sempre no seu bem-estar.

Você também pode gostar

Definir metas para 2021 pode ser um desafio. A desesperança e a tristeza tomaram conta de 2020, e é por isso que precisamos nos renovar para essa nova era. Não deixe seus sonhos para trás. Escolha prazos mais longos, defina melhor o que você quer e se organize. As suas metas ainda podem ser realizadas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br