Nutrição

10 alimentos que ajudam a recarregar energia

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você acha que para ter energia e disposição é preciso milhões de medicamentos ou inúmeras xícaras de café e pó de guaraná, esqueça! A solução para isso é ainda mais fácil e consiste apenas em incorporar alguns alimentos na sua dieta.

Abaixo segue uma lista de alimentos que gastam pouca energia no processo de digestão ou que ainda auxiliam na produção dela. Confira!

1. Água

Beber água é essencial à saúde, sem ela não metabolizamos comida e nem energia.  O ideal é consumir cerca de 2 litros de água por dia, essa quantia pode ser intercalada entre o líquido e alimentos que o contém, como por exemplo, a melancia. Assim que acordar, beba um copo de água, para que seu corpo comece o dia hidratado e sem fadiga.

2. Frutas

As frutas são cheia de fibras, além de conter um açúcar natural que auxilia a eliminar o sono e manter o sangue do corpo estável. Opte por consumir frutas durante o café da manhã, elas irão ajudar a regular a liberação de energia.  A banana é rica em vitamina B e potássio e contribui para desacelerar a digestão. O coco também é muito bom para este caso, pois seu óleo contém triglicerídeos, um tipo de gordura que é transformada em energia.

3. Nozes

Ricas em fibras e nutrientes, as nozes são ricas em magnésio, cuja função é transformar o açúcar em energia. Carregue com você um saquinho com castanhas de caju, amêndoas ou avelãs e mantenha-se energizado durante o dia inteiro.

4. Integrais

Mais de 50% da energia para um bom funcionamento do seu corpo vem dos carboidratos. Os pães garantem menos queda de energia; os cereais são ricos em vitaminas e minerais. Os alimentos integrais demoram mais para serem digeridos e fornecem energia contínua elevada se comparado a carboidratos processados.

5. Iogurte

Todos os iogurtes possuem probióticos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e aumentar consideravelmente os níveis de energia. A dica é misturar o iogurte com cereais, além de dar mais energia, a combinação faz com que você fique satisfeito por mais tempo.

6. Salmão

Rico em Omega 3 e com pouca gordura, o salmão contribui com a saúde do coração e consequentemente transporta mais oxigênio pelo corpo, resultando em alto nível de energia.

7. Pipoca

A pipoca é rica em fibras. Vale ressaltar que não pode ser a de cinema e nem a de micro-ondas, mas sim aquela feita em casa, na panela, de preferência com milho transgênico.

8. Ovo

O ovo é rico em ferro, proteína e colina – um tipo de vitamina B – necessária para produção de energia e funções cerebrais.

9. Vegetais e folhas escuras

As folhas escuras como espinafre, acelga e couve são ricas em nutrientes que dão mais energia.

10. Chocolate

Aí vai mais uma desculpa para consumi-lo.  O chocolate contém teobromina, um estimulante natural, que além de dar mais energia, melhora o humor. É valido comer um pedacinho de chocolate, de preferência amargo, após o almoço.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]