Mindful Eating Nutrição

O que é Mindful Eating

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A meditação pode lhe ajudar a emagrecer e ainda a manter uma alimentação diária mais saudável, você sabia? Pois é, através da Mindful Eating, uma espécie de alimentação consciente, é possível atingir esses objetivos.

Através dessa técnica, você será capaz de melhorar o seu relacionamento com o que você come, deixando de lado a compulsão e fazendo escolhas mais conscientes. Além disso, o Mindful Eating também é utilizado em tratamentos de indivíduos com desordens do tipo emocional, como o estresse e a depressão, que agravam a compulsão por comida.

Almoçou rapidinho na frente do notebook? Esqueceu de tomar café da manhã ou de almoçar? Comeu andando de um lado para o outro? Devorou um tablete de chocolate e não percebeu? Esses são hábitos cada vez mais comuns. Com a correria constante do nosso dia a dia, as nossas refeições acabaram ficando em segundo plano. Este tipo de comportamento, automático e acelerado, traz diversos malefícios para a nossa saúde como um todo.

Mas, afinal, o que significa comer consciente? O Mindful Eating, o comer de maneira consciente, é uma prática baseada na Mindfulness, que significa atenção plena. Utilizado há muitos anos, esse tipo de técnica é voltado para o combate ao estresse, mas vem sendo usado também na hora da alimentação.

Em suma, o Mindfulness não chega a ser apenas um tipo de meditação e sim um exercício para mente, corpo, pensamentos e emoções. O grande objetivo é manter o foco no momento que estamos vivendo aqui e agora, sem fazer nenhum tipo de julgamento e sem distrações que sejam capazes de nos desviar de nossa atividade.

Assim, no Mindful Eating, é necessário que você mantenha a sua atenção voltada para o momento da refeição. Perceba o sabor, o cheiro e as cores dos alimentos em seu prato, além, é claro, de ficar atento à qualidade e quantidade. Não use computadores, televisores ou celulares nessa hora sagrada. Mastigue lentamente e sinta a saciedade.

É importante também respeitar as suas vontades e o que está sentindo. Respeite a hora de todas as refeições. Não espere até que a sua fome esteja no limite para comer. Escute o seu corpo. É essencial que as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) sejam feitas com qualidade.


Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]