Autoconhecimento

4 hábitos diários que levam ao sucesso

Businessman Caucasian Male Professional Concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter uma vida mais produtiva, com hábitos que nos levam diretamente para o caminho do sucesso, é maravilhoso. Afinal, quem não quer ter uma vida focada em conquistar objetivos, alcançar sonhos e em sentir-se produtivo?

E o caminho rumo ao sucesso é árduo, é verdade. Nem sempre é fácil encontrar as melhores soluções e mesmo as melhores alternativas podem ser as mais difíceis de serem seguidas.

Porém, algumas ações podem facilitar todo esse processo. São hábitos que, quando se tornam diários, fazem uma tremenda diferença em sua vida. Num primeiro momento, eles podem parecer até simples demais de serem realizados e até difícil acreditar que eles influenciam em grandes conquistas.

Mas ponha-se à prova! O artigo abaixo foi retirado do portal Fast Company e traz quatro hábitos diários que te levam ao sucesso. Faça com que eles se tornem rotineiros em sua vida e você verá os benefícios na prática. O texto está em inglês em sua versão original, mas o Eu Sem Fronteiras o traduziu para você. Leia, reflita e modifique sua vida!

4 Hábitos diários que levam ao sucesso

Sim, arrumar sua cama toda manhã pode ajudar você a levar uma vida mais produtiva

Será mesmo que arrumar a cama de manhã e manter uma lista de tarefas ajuda você a se aproximar da vida produtiva que deseja ter? O sociologista e doutor Randall Bell, autor do livro ‘Rich Habits Rich Life: The For Cornerstones of All Great Pursuits’ (‘Hábitos Ricos, Vida Rica: Os Quatro Pilares de Todas as Pessoas de Grande Sucesso’, em tradução livre) diz que sim. Bell argumenta que existe uma ligação direta entre os hábitos diários e o sucesso.

“O sucesso se trata do que você pode controlar”, ele diz. Enquanto nós não temos qualquer controle sobre o tempo, a economia global, ou o trânsito matutino, nós temos total controle em relação aos nossos hábitos diários; nossos rituais e as rotinas que definem quem somos. Aqui estão alguns dos rituais diários que Bell diz que irão te levar para o caminho do sucesso.

Hábito diário nº1: arranje tempo para ler

Pode-se ler antes de dormir, no transporte público até o trabalho ou no horário de almoço. Já é provado que sentar-se e dedicar-se à leitura, investindo tempo para se perder na história de um livro, produz benefícios mentais e emocionais. Em 2013, um time de neurocientistas da Emory University publicou um estudo no jornal Brain Connectivity (Conectividade do Cérebro, em tradução livre) que prova que a leitura pode beneficiar as funções cerebrais.

Depois de lerem a contracapa do livro ‘Pompeia’, pesquisadores notaram que os participantes mostraram uma atividade cerebral mais acentuada no lado esquerdo do córtex temporal, uma área do cérebro associada à linguagem.

Também perceberam o mesmo acontecimento na região sensorial motora primária do cérebro, que mostra que ler um livro sobre corrida, por exemplo, pode ativar os neurônios associados a este ato físico. Essas mudanças neurais persistiram por cinco dias depois que os participantes realizaram a leitura.

Outro estudo da Universidade de Liverpool mostra que apenas 30 minutos de leitura por semana pode mudar seu humor. Além disso, 20% dos leitores se mostraram mais satisfeitos com suas vidas. Além disso, a leitura também melhora o sono e aumenta a autoestima.

Hábito diário nº2: Reserve algum tempo para si

“Toda pessoa de sucesso que eu conheço dedica certo tempo para ficar longe do mundo digital e aproveitar o tempo em silêncio, curtindo sua própria companhia”, diz Bell.

Albert Einstein era famoso por se esconder de todos por uma ou duas semanas. Nestes períodos, ele não conversava com ninguém, para que pudesse ficar sozinho com seus pensamentos e reflexões.

Ficar algum tempo curtindo a solidão, meditando ou simplesmente aproveitando sua própria companhia e prestando atenção em seus pensamentos permite que você renove as forças do seu cérebro – essa atitude pode lhe ajudar a resolver problemas complexos que estavam te perturbando e que, antes, você não conseguia encontrar uma solução.

Joseph Murray, um professor na Bucknell University, descobriu que os alunos que estudavam sozinhos se saíam melhores do que os que estudavam em grupo.

Hábito diário nº 3: faça sua cama

Foi descoberto que sua mãe estava certa quando pediu para você arrumar a cama de manhã. “Quando você arruma sua cama, você afirma a si próprio que você respeita seu espaço e suas coisas.”, diz Bell. “Isso nos coloca em um modo produtivo, tanto de ação quanto de pensamento”. Então, antes de sair para o trabalho, cheque se sua cama está bem arrumada.

Hábito diário nº4: Escreva seus objetivos

“Um objetivo que não foi escrito é apenas um desejo”, de acordo com Bell. Escrever seus objetivos confirma seu comprometimento com eles. Escrever os objetivos de longo prazo, assim como as tarefas diárias, nos dá vontade de sermos proativos, de planejarmos nossos dias e pensar de forma direcionada a conquistar aquilo que queremos.

Muito melhor do que viver cada dia de forma reativa, apenas respondendo qualquer coisa que apareça para fazermos, nos distraindo dos nossos objetivos.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]