Autoconhecimento

Música ajuda na aprendizagem de crianças e adultos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitas escolas já estão utilizando música como método de educação de crianças, principalmente as que estão em idade de pré-escola. Isso porque, a música desempenha um importante papel no desenvolvimento auditivo, motor, intelectual, da fala e sensorial da criança.

Podemos dizer, que a música é um elemento extremamente fundamental nesta primeira etapa da vida escolar de uma criança, já que ela passa a ganhar independência na hora de realizar atividades consideradas habituais, amplia seu mundo de relações, assume o cuidado do meio e de si mesma.

Nesta faixa etária, a música é capaz de oferecer um verdadeiro encanto para o mundo das crianças.

Crianças que crescem em contato com a música, aprendem a viver melhor com as outras crianças, estabelecendo assim uma convivência bem mais harmoniosa. 

Com a utilização de músicas infantis, quando as sílabas são repetitivas e rimadas, e acompanhadas de movimentos e gestos, a criança passa a entender mais facilmente o significado de cada uma das palavras, além de promover uma melhora significativa na maneira de falar, alfabetizando-se de modo rápido.

Outro grande benefício da música na aprendizagem, é que ela é considerada uma das mais estimulantes atividades do intelecto dos pequenos, além de ser um método divertido e agradável de aprendizado, já que estimula o trabalho em grupo, melhora a coordenação motora, ajuda na promoção de uma melhora da comunicação, aprendizado de ritmos, alfabeto e aumenta a autoestima.

Dentro de casa, o papel dos pais é promover estímulos para que as crianças aprendam a utilizar algum instrumento musical, ou ainda implantar músicas diferentes diariamente no ambiente familiar.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]