Autoconhecimento

10 dicas para aumentar a sua resiliência

Mulher encostado no carro com os braços para cima
Alexandr Podvalny / Pexels
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você tivesse que ensinar algo que aprendeu com as dificuldades que você já enfrentou, o que você ensinaria? Algumas pessoas diriam que precisamos ter coragem para superar cada situação desafiadora. Outras afirmariam que a ajuda de amigos e de familiares é fundamental nessas ocasiões. Mas há também aquele grupo de indivíduos que diria que o segredo da vida é ter resiliência.

Ultimamente, a palavra “resiliência” tem sido muito disseminada. Ela pode ser encontrada em tatuagens, na estampa de roupas, em páginas de diários, em conteúdos da internet e até em conselhos de amigos. Embora saibamos que o significado desse termo é positivo, será que conseguimos entender o que ele realmente simboliza?

Afinal, o que é ser uma pessoa resiliente? É um sinônimo de nunca enfrentar dificuldades na vida e ter a plenitude como estado de espírito constante? É superar qualquer desafio com facilidade, sem se importar com o dia de amanhã? É ter força para resolver qualquer problema sem ajuda, como um superpoder?

Se a definição de resiliência ainda não é objetiva para você, antes de saber como praticá-la no seu dia a dia você deve entender o que ela é. A seguir, estude o que caracteriza uma pessoa resiliente e veja se você se identifica com tal definição. Depois, saiba por que e como você pode aumentar a sua resiliência!

O que é resiliência?

Para a física, resiliência é o nome de uma propriedade que alguns objetos têm. Quando eles são capazes de retornar à forma original depois de uma deformação elástica, por exemplo, é possível medir o quão resilientes eles são. Se mesmo depois de muita deformação eles puderem voltar ao que eram originalmente, então são muito resilientes.

Mulher sentada de frente para o mar
Keenan Constance / Pexels

A partir dessa definição, é possível compreender como esse conceito se aplica à vida de uma pessoa. Nesse caso, em vez de uma deformação elástica, vamos supor que um indivíduo enfrente um desafio muito difícil de superar. Apesar disso, ele consegue vencer e se reerguer, como se voltasse ao que era originalmente — então ele é uma pessoa resiliente.

Dessa forma, entendemos que resiliência é a capacidade de voltar a si depois de uma situação que poderia te modificar para sempre. Isso significa, também, que uma pessoa resiliente é fiel a quem ela é, e, ao enfrentar um desafio e o vencer, ainda é capaz de ser ela mesma, mesmo que encontre dificuldades no meio do caminho.

Por que você deveria desenvolver resiliência?

Superar as situações difíceis é a meta de muitas pessoas, porque ninguém quer passar a vida acumulando preocupações e motivos de estresse. Porém nem todos os indivíduos se sentem suficientemente motivados a desenvolver essa capacidade no dia a dia. Se você está se sentindo dessa maneira, descubra quais benefícios a resiliência pode trazer!

Uma pessoa resiliente consegue resolver os problemas com mais facilidade porque ela evita que eles aconteçam. Tanto no trabalho quanto na vida pessoal, ela será capaz de traçar metas possíveis de serem alcançadas, que não trarão momentos de tensão e sentimentos ruins.

Mulher entre flores com os braços levantados
Maksim Goncharenok / Pexels

É a partir dessa definição de objetivos realistas que uma pessoa resiliente consegue aprender mais sobre si, sobre as próprias capacidades e sobre as qualidades que ela tem e que podem ser aproveitadas em muitos âmbitos da vida.

Ainda assim, porém, essa pessoa pode enfrentar dificuldades, já que algumas delas são inevitáveis. Felizmente, isso não é um problema sem solução para alguém resiliente. Com boas habilidades de se comunicar e de analisar uma situação, será possível encontrar um meio de superar o desafio que surgiu de repente.

Somada a essa qualidade, a possibilidade de controlar emoções e impulsos, que normalmente se revelam nos momentos difíceis. Se você tiver tudo sob controle ou se souber qual é a melhor maneira de resolver algo que está te atrapalhando, não haverá espaço para o desespero e para a raiva.

Dicas para aumentar a resiliência

Depois de compreender como a resiliência pode te tornar uma pessoa melhor, encontre 10 dicas imperdíveis para aumentar essa característica que já existe dentro de você!

1) Tenha uma atitude positiva

Mulher sorrindo de olhos fechados
Alexsandro Calixto / Pexels

Talvez você acredite que em algumas situações é impossível se manter otimista. Mas e se você tentasse fazer isso? O que poderia acontecer de ruim? Diante de um problema, respire fundo e o analise. Como ele pode ser solucionado? Essa solução está ao seu alcance? A partir desses questionamentos, tome uma atitude, se for possível!

2) Compreenda as mudanças que acontecem

Nada na vida é permanente ou imutável. As mudanças sempre acontecerão, seja na vida pessoal, nas amizades, nas famílias, no trabalho ou nos estudos de uma pessoa. Então prepare-se para o que estiver por vir, sem se preocupar tanto com algo que não saiu de acordo com o planejado.

3) Seja uma pessoa flexível

Ao ser uma pessoa flexível, você vai conseguir lidar melhor com as mudanças que acontecem na sua vida. Um imprevisto pode não ser tão ruim se você puder olhar para ele a partir de uma nova perspectiva, compreendendo que ainda é possível encontrar outro caminho. Mude e encare as consequências disso sem medo!

4) Aprenda a tomar decisões

Homem apoiando sua cabeça nos braços
Andrew Neel / Pexels

Tomar decisões pode gerar indecisão, insegurança e temor. Isso acontece porque acreditamos que tudo é definitivo e que, caso nos arrependamos no futuro, será tarde demais. Mas raramente isso é fato! Desenvolva sua capacidade de analisar uma situação e tomar uma decisão sobre ela. Fugir do problema não vai te ajudar a resolvê-lo!

5) Lute para alcançar seus objetivos

Ao definir objetivos realistas, você só vai precisar listar tudo o que precisa para alcançá-los. Se você o desenvolveu a esse ponto, sabe que será possível realizá-lo, então só vai faltar colocar a mão na massa. Lembre de não desanimar com possíveis mudanças no meio da sua jornada, porque isso faz parte de qualquer processo!

6) Mantenha uma rede de apoio

Amigos, familiares e amores são essenciais para uma pessoa resiliente. Se tudo estiver parecendo difícil demais, você sempre pode pedir ajuda da sua rede de apoio. Tenha certeza de que existem pessoas que te amam, que te compreendem e que estão dispostas a te ajudar a lidar com a vida com mais leveza.

7) Exercite seu autoconhecimento

Mulher sentada em um gramado
Jure Širić / Pexels

Com um exercício diário de autoconhecimento, cada vez mais você conseguirá entender os seus limites, as suas qualidades e os seus defeitos. Use esse conhecimento para ser uma pessoa melhor, para negar aquilo que lhe fará mal e para aproveitar as oportunidades de demonstrar o que você mais sabe fazer.

8) Distribua sorrisos

O ato de sorrir pode transformar o dia de uma pessoa, principalmente o de quem está sorrindo. Quando sentir que tudo está dando errado, pense em algo que te traz alegria e sorria. Use esse sentimento positivo para se motivar em situações que estão te prejudicando e perceba como seus dias serão mais leves!

9) Cuide melhor de você

Da mesma maneira que fazemos exames anuais para checar nossa saúde física, devemos garantir que nossa saúde mental esteja em dia. Então não guarde seus sentimentos e pensamentos para si mesmo o tempo todo. Se você sente pressão, estresse, depressão e ansiedade ou se não consegue resolver problemas, procure auxílio psicológico e cuide melhor de si.

Você também pode gostar

10) Incorpore bons hábitos diariamente

Praticar exercícios físicos, beber água todos os dias e se alimentar de maneira saudável são alguns dos hábitos que você pode incorporar ao seu cotidiano. Com eles, você terá mais disposição, mais força e mais incentivo para enfrentar as partes difíceis da vida, além de poder aproveitar com mais alegria tudo o que vier de bom.

Dessa forma, a resiliência traz benefícios para as pessoas que decidem desenvolvê-la. Graças a essa maneira de ser e de viver a vida, uma pessoa pode ser mais segura de si e mais flexível, podendo resolver problemas com mais facilidade e formando uma rede de apoio que está sempre pronta para fortalecê-la!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]