Autoconhecimento

10 dicas para aumentar a sua resiliência

Happy sporty fitness woman flexing muscles on beach. Smiling young is wearing pink sports bra. Female is showing her strength and healthy lifestyle on sunny day.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você consegue se adaptar facilmente a novas situações ou é daqueles que odeia mudanças e resiste a todas elas? Você conseguiria mudar de vida drasticamente ou prefere nem pensar nisso? Você sabe se adaptar a pessoas que levam a vida de forma diferente a sua ou prefere só viver com amigos parecidos? Se você ficou com a primeira opção para todas as respostas significa que você é uma pessoa resiliente. Porém, se houve variações entre as respostas ou preferiu as segundas alternativas está na hora de rever e trabalhar seu poder de resiliência.

Resiliência nada mais é do que um termo que mostra a capacidade das coisas retornarem ao seu estado normal após serem modificadas por algum processo externo. Aplicado na psicologia é o poder das pessoas se adaptarem, moldarem e lidarem com situações diferentes das quais estão acostumadas. É a capacidade de resolver problemas, vencer obstáculos e não serem vencidas por situações difíceis.

Sem dúvida, o poder de resiliência é algo que deve ser estudado, entendido, desenvolvido e aplicado ao longo da nossa vida. É mais fácil para uns e um pouco mais difícil para outros, mas para o bem de todos deve fazer parte de todas as trajetórias. Para ajudá-lo a atingir esse objetivo, separamos abaixo 10 dicas para aumentar a sua resiliência. Confira:

1- Seja comunicativo e assertivo
Tenha em mente que pessoas comunicativas e assertivas tendem a lidar melhor com as pessoas dos diferentes ambientes em que vivem. Estamos em constante socialização e precisamos saber conversar com diversos tipos de personalidades com as mais diferentes capacidades. Desta forma, expor nossa forma de pensar é um grande passo para a resiliência.

2- Conserve suas relações pessoais
Ainda no mesmo raciocínio do tópico anterior, além de saber lidar com as pessoas é preciso cativá-las e manter as relações ao longo dos anos. Sempre mantenha contato com seus amigos, parceiros de trabalho e demais pessoas de seu ciclo social.

3- Saiba lidar com as crises

Nossa vida é cheia de altos e baixos, e momentos difíceis irão surgir, independentemente do que você faça. Não se desespere quando um período ruim lhe acometer. Respire fundo e faça tudo que estiver ao seu alcance para passar por esta fase sem grandes problemas e tirar dela o melhor aprendizado que conseguir.

4- Não resista às mudanças
A vida é cíclica e as mudanças são consequências. Elas acontecerão e resistir a elas só torna a jornada um pouco mais difícil. Aceite as mudanças e as encare como uma forma de crescimento pessoal. Bola pra frente!

5- Lute pelo que quer

Se você tem objetivos, não saia do caminho deles nem por um segundo. A vida deve ser trilhada diretamente pra eles, faça o que estiver ao seu alcance para atingi-los e chegue sempre ao fim do dia com sensação de dever cumprido!

6- Decida positivamente e com convicção

Lidamos com a necessidade de escolhas diariamente: das mais simples às mais complexas. Não banque a vítima nestes casos jamais, faça as escolhas que melhor lhe couber e não olhe pra trás. Acredite no que você escolheu e trabalhe para que seja a melhor decisão.

7- Cultive o autoconhecimento

Para conviver com outras pessoas ou escolher o caminho que trilharemos em nossa vida, precisamos antes de tudo conhecer a nós mesmos. Passe períodos consigo mesmo e dedique-se a se conhecer profundamente. Nunca pare de se ouvir e se visitar, pois vivemos em mudança e quem você conheceu hoje pode ser outra pessoa amanhã.

8- Mantenha os objetivos em perspectiva

Tenha sempre em mente o que você deseja. Coloque seus objetivos um ao lado do outro e desenhe o caminho que precisa fazer para atingir um e depois outro. Provavelmente, eles tem uma ligação e é importante saber quais passos irá trilhar.

9- Goste de quem você é

Ame a si mesmo! Olhe no espelho e goste do que vê refletido. Sinta orgulho de suas atitudes e decisões. Caso isso não seja possível no momento, trabalhe para que você se torne alguém a quem você amaria. Não pare enquanto não conseguir se admirar.

10- Busque o melhor, sempre!
A vida é uma constante busca de objetivos, de superação de desafios e de vencer obstáculos. Não pare nunca de buscar o melhor pra você e pra sua vida. O futuro é feliz, acredite!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]