Infelizmente uma das saídas mais comuns para esse problema é o uso de remédios. Como não é uma solução natural, nem sempre essa saída faz bem para o organismo, além de poder causar dependência. Pensando nisso, diversos estudiosos estão buscando alternativas para o tratamento da ansiedade. Seja com produtos naturais, atividades físicas ou espirituais, terapia ou meditação, a boa notícia é que as alternativas existem. E mais uma delas foi descoberta recentemente pelos cientistas.
Pesquisadores da organização Mindlab International, do Reino Unido, fizeram um estudo para descobrir que tipo de música consegue, de fato, diminuir a ansiedade. Eles convocaram um grupo de voluntários e escolheram diversas músicas, de ritmos e melodias diferentes, para que eles ouvissem.
Durante o experimento, os voluntários tinham a atividade cerebral, a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração em constante monitoramento. Tudo isso para saber quais músicas conseguiriam relaxá-las a ponto de isso ser percebido pelo monitoramento do organismo da pessoa. Uma dessas músicas conseguiu um resultado muito melhor do que as outras. Os índices de estresse diminuíram de forma notável e tudo comprovado por medições fisiológicas nos voluntários.
Se você estava esperando alguma música de um artista famoso, não é nada disso. Na verdade, é uma música bem desconhecida, típica dessas coletâneas feitas para relaxamento. Ouça a faixa abaixo:
A composição é de um trio do Reino Unido chamado Marconi Union. Eles compõem músicas próprias para relaxamento e, de acordo com os cientistas, parece que estão acertando em cheio! Só evite ouvir durante o trabalho ou quando estiver estudando, se não corre o risco de cair no sono na frente das outras pessoas.
Agora, aproveite e relaxe! Com uma boa música.
Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.