Autoconhecimento

Níveis de Consciência – Parte 2

Imagem de silhueta feminina sentada no centro de espirais.
Pandora Treinamentos

Este artigo é a segunda parte sobre níveis de consciência humanos. No texto anterior, investigamos os chamados níveis de consciência negativos (calibrados abaixo de 200 na escala de consciência de Dr. David Hawkins, que vai de 0 a 1.000), aqueles com intenções e visões de mundo baseados no ego.

A partir de agora, vamos explorar os níveis de consciência positivos, responsáveis por proporcionar um salto de felicidade em nossas vidas. Acompanhe!

Níveis de calibragem de 200-499: a fisiologia da verdade e a transição da mente baixa para a mente alta

Os níveis de consciência acima de 200 são àqueles onde a verdade prevalece. Nesses níveis, já há mais consciência do que ego. Se antes a felicidade chegava a no máximo 22%, a partir de agora os níveis de satisfação e realização partem de 55% em coragem, podendo chegar a 100% nos níveis mais expandidos.

Imagens virtuais em pontilhismo de três cabeças humanas, e constelações.
Coragem

É o nível de empoderamento, onde o ser humano se abre para experimentar coisas novas e lidar com os desafios da vida. No nível de coragem existe energia suficiente para aprender novas habilidades e encarar medos. É considerado o primeiro nível realmente positivo de consciência. Ao invés de drenar energia do mundo (como ocorre até o nível de orgulho), a pessoa no nível de coragem dá ao mundo tanta energia quanto ela toma dele. Segundo Dr. David Hawkins, “Cruzar o nível de 200 é o passo mais crítico na evolução da consciência humana”.

Para transcender o nível de coragem, é preciso diminuir julgamentos e posicionalidades, chegando assim à neutralidade como forma de ver o mundo.

Neutralidade

A partir do nível de neutralidade, existe a liberação do excesso de posicionalidade existente nos níveis inferiores. A polarização diminui e, com isso, a vulnerabilidade (proveniente do apego a posições extremas) também é reduzida. Por esses motivos, Dr. Hawkins diz que neutralidade é o nível da segurança. O marco desse nível é uma capacidade confiante de viver no mundo.

De acordo com Hawkins, o nível de neutralidade pode ser visto como um estágio de recuperação do espírito/alma após passar por tantos desafios relacionados às energias de vibração mais baixa. Porém, por causa disso, muitas pessoas passam o resto de suas vidas nesse nível de recuperação e cura interior. É importante lembrar que, por mais pacífico e agradável, que seja, o nível de neutralidade ainda está muito distante do verdadeiro Amor e Alegria Divina.

Ao buscar alinhamento com princípios espirituais e a vontade de evoluir, a tendência é avançar naturalmente para o próximo estágio da escala de consciência. Basta não resistir.

Você também pode gostar
Disposição

É colocado por Dr. Hawkins como o portão de entrada para os níveis mais elevados de consciência. No nível de disposição, o crescimento é rápido e a construtividade ganha espaço. Há a vontade de contribuir com o mundo e com o bem da sociedade. Nesse estágio, a pessoa entende que é responsável por sua própria vida, por seus resultados, por seus relacionamentos, etc. O sucesso econômico e social tende a ocorrer naturalmente.

A ilusão do nível de disposição é que o “eu” individual é o único responsável pelo próprio sucesso. Para avançar até o nível de aceitação, é preciso abandonar a crença do eu pessoal como realidade básica e lembrar-se de que o indivíduo é parte do Todo — por isso, não controla seus próprios resultados.

Aceitação

O nível de aceitação é marcado pelo entendimento de que nada externo é capaz de fazer alguém feliz. De que o amor não é algo que se recebe do mundo ou de outras pessoas, mas sim é criado de dentro para fora. Aceitação significa dar o seu melhor constantemente, porém sabendo que o mundo não tem a obrigação de atender aos seus caprichos e vaidades.

Nesse nível, os objetivos de longo prazo são priorizados e a disciplina fica evidente. Há ainda menos interesse em julgamentalismos. O que importa é resolver problemas de forma que todos sejam beneficiados. O outro ser humano é visto como alguém que tem os mesmos direitos, resultando em menos discriminação e intolerância.

Para transcender o nível de aceitação e chegar ao nível de razão, é preciso abandonar o julgamentalismo baseado em emoções pessoais. O perdão é uma ferramenta importante nessa fase — tanto em relação a outros como a si mesmo.

Razão

Este nível é marcado pela inteligência e racionalidade em contraste com o “emocionalismo” dos níveis anteriores. Razão não significa frieza, e sim a capacidade de analisar com clareza um assunto ou situação, independentemente de suas emoções individuais. No nível de razão, seres humanos são capazes de processar dados complexos e tomar decisões rápidas e assertivas. Este é o nível da ciência, da medicina, dos ganhadores do Prêmio Nobel, dos juízes da Suprema Corte e de grandes nomes como Freud e Einstein.

Apesar dos grandes benefícios deste nível, Hawkins comenta que é fácil perder-se na racionalização, na linearidade e na objetividade, criando apego pela razão e privando-se de avançar ao nível de Amor. Isso acontece quando a intelectualização torna-se um fim em si mesmo.

A transcendência do nível de Razão é relativamente incomum em nossa sociedade, já que exige uma mudança de paradigma. É necessário desapegar do descritivo e objetivo e se abrir para o subjetivo e experiencial. Segundo Dr. Hawkins, a transição da Razão para o Amor é a clássica passagem do “ter” para o “fazer” e finalmente para o “ser”. Segundo ele, essa transição é facilitada quando abrimos mão de controlar o processo e, ao invés disso, optamos por devoção e entrega.

Níveis de calibragem de 500-599: realidade espiritual
Amor

Ao contrário do que ocorrem até o nível de Razão, os campos de consciência a partir de 500 priorizam o significado, o propósito e a subjetividade como qualidades da experiência de observação. Este nível traz o Amor como guia, dominando a maneira como o ser conduz suas atitudes e sua forma de ver o mundo. Para o Amor, a oportunidade de servir ao mundo e a satisfação de longo prazo prevalecem sobre os prazeres de curto prazo buscados pelo ego. O Amor não vem da mente, do intelecto; ao invés disso, emana do coração.

Quanto mais incondicional o Amor se torna, maior é o avanço na escala de consciência. Segundo Dr. Hawkins, para aumentar a capacidade de amar, devemos abrir mão de julgar e de desejar qualquer coisa vinda de outras pessoas. Podemos trocar esses apegos pela apreciação de cada ser humano pelo que ele é, e não pelo que tem ou faz.

De acordo com David Hawkins, um ponto chave para tornar o Amor incondicional é perdoar experiências passadas. Perdoar qualquer condição que possa fazer com que vejamos alguém como não digno de ser amado. Com a intenção de expandir nosso Amor, podemos contextualizar o que julgávamos como “bom/ruim” para simplesmente “preferível” ou “menos preferível”, sem julgamentos.

Amor Incondicional (540), Alegria (560) e Êxtase (575)

Segundo Dr. Hawkins, quando o Amor se torna cada vez mais incondicional, ele começa a ser experienciado como uma Alegria interna. Nesse estado, a Alegria vem de dentro e é constante, não dependendo de nenhuma fonte externa. A própria vida torna-se fonte de prazer. O nível de 540 é o nível da cura, de estudantes espirituais avançados e de curadores espirituais. Esse nível dá origem a uma enorme paciência e atitude positiva mesmo diante de adversidades. É um estado de compaixão.

Hawkins comenta que nos 500s altos (estágios mais avançados de Amor), o mundo é visto como fonte de beleza e a perfeição da criação são admiradas constantemente. Tudo acontece por sincronicidade, sem esforço. A vontade individual une-se à vontade Divina. Há o desejo de usar o próprio nível de consciência em benefício dos outros, e não de si próprio. No nível de Êxtase, há um estado de energia incansável. Entretanto, pode tornar-se complexo atuar no mundo “comercial” e pode haver a preferência de retirar-se do convívio da sociedade ordinária.

As transcendências dos níveis de Alegria e Êxtase exigem render todas as crenças limitantes, posicionalidades, dúvidas e apegos. Isso inclui o próprio estado de êxtase e até mesmo as responsabilidades mundanas, como posições, cargos, relacionamentos, etc.

Metades de duas cabeças, de costas uma para a outra. Feixes de luz em rosa e azul passam por toda a imagem.
Níveis de calibragem de 600-1000: os estágios de iluminação
Paz (600), Autorrealização (700), Vazio (850) e Totalidade (1.000)

Estes são os níveis de consciência da iluminação espiritual. Normalmente, pessoas nesses estágios são professores espirituais. Dr. Hawkins coloca que a partir do nível de Paz já não existem desejos, necessidades, avidez (apego por aquilo que é prazeroso) e aversão (desejo de afastamento daquilo que é desprazeroso). Os apegos se desfazem, incluindo o apego pelo corpo físico. Por esse motivo, 50% dos seres que atingem o estado de Paz optam por deixar o corpo.

Os níveis a partir de 700 são extremamente raros e normalmente correspondem a professores espirituais muito avançados, os quais atraem discípulos e têm seus ensinamentos espalhados pelo mundo. O nível de Totalidade traz o entendimento completo do Divino e da Vida, tendo como representantes os grandes avatares da humanidade: Jesus Cristo, Krishna e Buda.

Se você gostou de aprender sobre os níveis de consciência, recomendamos ler o best-seller internacional Poder versus Força. Neste livro, Dr. David Hawkins compartilha todas as bases teóricas e científicas por trás da escala de consciência, além de elucidar inúmeros pontos do comportamento humano. É comum leitores relatarem que se tornaram mais felizes após a leitura, já que o simples estudo da obra tende a trazer uma expansão de consciência.

Sobre o autor

Pandora Treinamentos

Pandora Treinamentos

A Pandora é uma Escola de Comportamento que oferece cursos de autoconhecimento e formação em liderança e treinador comportamental.

As aulas comportamentais da Pandora são aulas focadas em fazer você construir hábitos de sucesso para sua vida pessoal e profissional. A cada semana, trazemos temas práticos e inovadores, que fazem com que você aprenda a resolver seus problemas mais incômodos e ter resultados cada vez mais alinhados com seus objetivos!

Tudo isso de uma maneira simples e prática, por meio de conteúdos científicos e Autodesafios®, que você aplica em seu dia a dia e que levam você a viver a melhor fase da sua vida!

Contatos:

Email: [email protected]
Site: pandoratreinamentos.com.br
Loja: pandoratreinamentos.lojaintegrada.com.br
Facebook: Pandora Treinamentos
Instagram: @pandora.treinamentos