Comportamento Espiritualidade Religiões

O Banho de Iemanjá para purificar a alma

Imagem de um lindo altar com várias estátuas pequenas de Iemanjá, algumas velas brancas acesas e um vaso de flor branca.
Joacy Souza / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ela usa vestes azuis, tem os cabelos compridos e morenos, pode ter uma pele branca ou preta e é conhecida em todo o Brasil. Muitos a conhecem por Rainha do Mar, mas há também aqueles que a chamam de Dandalunda, Inaê, Ísis, Janaína, Princesa de Aiocá ou Sereia do Mar. E então, já sabe de quem estamos falando?

Iemanjá é um orixá presente nas religiões de matriz africana candomblé e umbanda, que são muito presentes no Brasil. Assim, ela é uma figura marcante, conhecida por auxiliar e proteger os pescadores e os navegantes, além de representar uma figura materna que é capaz de fazer tudo pelos filhos.

O amor, o carinho e o cuidado de Iemanjá são as principais características dessa divindade. Para entender melhor quem ela é e o que ela representa tanto para as religiões quanto para a cultura brasileira, entenda a origem dela a seguir!

Origem de Iemanjá

A lenda de Iemanjá indica que ela nasceu da união entre o céu, Obatalá, e a terra, Odudua. Enquanto o irmão dela, Aganju, ficou responsável por controlar as terras, Iemanjá ficou sendo a rainha das águas, o que inclui os rios e mares.

Infelizmente, a história de Iemanjá não é apenas feliz. Um dos filhos que ela teve, Orungã, era apaixonado pela própria mãe. Por mais que ela tentasse se esquivar do jovem, um dia ele conseguiu atacá-la.

Imagem de um filho de santo, ajoelhando de frente para o mar, se banhando com as águas e se purificando com o banho de Iemanjá. Ao lado dele, sua mãe de santo. Ela usa saia azul longa, camisa branca e um turbante na cor branca na cabeça.
eJoacy Souza / 123RF

Enquanto fugia, Iemanjá caiu e faleceu. Depois disso, um rio nasceu de dentro dela, assim como um conjunto de novos orixás, caracterizados como filhos da Rainha do Mar. Assim, a divindade tornou-se uma grande mãe, que lutou pela própria integridade e se tornou eterna a partir da força das águas.

Para honrar essa grande mãe e estimular os poderes dela, existem banhos que você pode realizar na sua casa. Confie neles para pedir ajuda, para ter mais qualidade de vida e para se sentir melhor sobre muitos aspectos de quem você é. Confira!

Banho de Iemanjá para purificar a alma

O primeiro banho de Iemanjá irá purificar a sua alma e remover toda a negatividade que você acumulou com o tempo. Veja quais são os ingredientes e siga o passo a passo atentamente.

Ingredientes:

1 L de água;
3 pétalas de rosas brancas;
3 colheres de sopa de essência de lavanda.

Preparo:

Depois de ferver a água, misture as pétalas e a essência de lavanda ao líquido, em sentido horário. Então, deixe a preparação descansar por duas horas, tome um banho e derrame a água do pescoço aos pés. Lembre-se de pedir que Iemanjá o proteja, purifique e mande embora o que o está prejudicando.

Imagem do mar e várias pessoas, homens e mulheres integrantes do Candomblé, na água se preparando para o banho de Iemanjá.
Joacy Souza / 123RF

Banho de Iemanjá para abrir caminhos

Se você sente que a sua vida precisa de uma nova guinada ou se os seus planos não estão dando certo como você imaginava, experimente o banho de Iemanjá para abrir caminhos!

Ingredientes:

Folhas de pata-de-vaca;
Folhas de boldo;
3 rosas brancas;
8 gotas de óleo essencial de lavanda;
Mel;
1 bacia.

Preparo:

Depois de lavar cada uma das folhas e das pétalas de rosa, deposite todas elas em uma bacia com água. Macere e esfregue a pata-de-vaca, o boldo e as pétalas de rosa enquanto mentaliza os seus objetivos. Então, adicione o óleo essencial. Tome banho normalmente e, ao final dele, despeje a mistura na sua cabeça, banhando o corpo inteiro. Assim, encerre proferindo o seguinte louvor: odoyá!

Imagem do mar e de uma mãe de santo jogando pétalas de rosas-brancas na água preparando o banho de Iemanjá.
Joacy Souza / 123RF

Você também pode gostar

Os banhos de Iemanjá são importantes aliados para nos conectarmos com a Rainha dos Mares, que é como uma mãe para todos nós. Ela irá ouvir e atender aos seus pedidos se eles forem trazer prosperidade, amor e felicidade para a sua vida. Traga a força e a influência de Iemanjá para a sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br