Espiritualidade

Flor de Lótus: beleza, pureza e espiritualidade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Desde as sociedades mais remotas, a flor de lótus sempre foi muito famosa em todo o mundo. Porém, essa flor asiática nunca esteve em tanta evidência como agora. Ela é um símbolo muito importante para diversas sociedades e religiões, uma vez que tem significados profundos que fazem dela uma grande fonte de inspiração e respeito. Mas, afinal, quais os significados dessa flor que a fazem ser tão famosa?

Ela nasce na lama, mas, mesmo assim, suas pétalas abrem ao nascer do sol completamente limpas. Então, mesmo de um lugar parado e enlameado, nasce uma flor tão bela e imponente que mantém suas raízes na lama e no lodo, seu caule na água e suas pétalas abrem em direção ao céu, já fora da imersão do lago em que vive.

Desde muito tempo atrás, essa flor significa fertilidade, pureza e beleza para os povos do oriente. Mas seus significados vão muito além desses. Para hinduístas e budistas, a flor de lótus representa a beleza interior, porque a flor vive sem se importar com o que está a sua volta.

Mesmo na escuridão, ela procura seu espaço em direção à luz, até alcançá-la. Representa a elevação e expansão espiritual: mesmo em locais ruins e situações difíceis, também podemos florescer à procura de luz e pureza, da mesma forma que a flor. Por isso, os povos orientais fazem da vida dessa flor aquática uma alusão à pureza do espírito.

Para os egípcios, o fato da flor abrir e fechar conforme o nascer e o pôr do sol representa um constante renascimento – ainda por causa do seu movimento que acompanha o ciclo solar, a flor também foi, por muito tempo, relacionada ao deus do sol Ra.

Para os indianos, ela ainda representa a criação do universo, tanto que muitos deuses – como Ganesha, por exemplo – têm ilustrações e representações onde estão sentados ou em pé sobre a flor.

No ocidente, a flor de lótus está relacionada, principalmente, à vida e ao renascimento diário de cada um. Como se cada dia fosse uma oportunidade nova para ser alguém melhor, com mais força, mais beleza (interna), mais otimismo e positivismo. Ela nos lembra de que a determinação e a perseverança vencem qualquer obstáculo, basta acreditar em si próprio – assim como ela acredita em si, tendo força, perseverança e determinação em alcançar a luz e florescer em meio ao lodo.

Existem mais de cem espécies diferentes já conhecidas da flor de lótus. A flor pode florescer em cores diferentes, sendo que cada uma tem um significado próprio. A flor de lótus rosa é a mais importante, pois representa o Buda; a branca simboliza a pureza que mente e espírito buscam durante a vida; a lótus azul representa sabedoria e conhecimento; já a vermelha é amor e compaixão.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]