Convivendo

O consumo diário de café de cápsula faz bem para a saúde?

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo. E desde que surgiram as cápsulas de café, o consumo da bebida aumentou mais ainda. Mas será que o consumo diário de café de cápsula faz bem para a saúde?

Afinal, qual é a diferença entre o café de cápsula e o café em pó? E como isso pode afetar sua saúde? É sobre esses assuntos que falaremos; confira!

Por que o café de cápsula faz tanto sucesso?

Quando o café de cápsula surgiu, inicialmente pela Nespresso, uma revolução no mundo do café aconteceu.

Afinal, as cafeteiras de cápsula poderiam fazer o seu café expresso em casa, com muito sabor. Ou seja, você não precisaria mais ir a uma cafeteria para saborear o delicioso café expresso.

Além disso, custaria bem menos ter uma cafeteira de cápsula em casa, adquirindo diferentes cápsulas, do que tomar a mesma quantidade de café expresso em uma cafeteria.

Ou seja, uniu-se o útil ao agradável!

Mas surgiu a dúvida: será que o consumo frequente de café de cápsula não poderia fazer mal à saúde?

O consumo de café de cápsula faz mal à saúde?

Mulher segurando xícara de café com as mãos.
Teona Swift / Pexels

Antes de respondermos a essa pergunta, vamos falar se o consumo de café, em geral, faz mal à saúde.

O grande problema do consumo excessivo de café está ligado à cafeína. De fato, a cafeína é um estimulante natural, presente em quantidade elevada no café.

Quando ingerida, a cafeína provoca aumento dos batimentos cardíacos, leve elevação da pressão e aguçamento os sentidos.

Em doses moderadas, porém, a cafeína não faz mal.

Já em doses excessivas, a cafeína pode afetar o estômago, causando gastrite, dores de estômago e insônia, sobretudo em pessoas mais sensíveis.

Portanto o ideal é que o consumo de café seja sempre moderado.

E em relação às cápsulas de café?

As cápsulas de café, das variadas marcas, não apresentam contaminação com micro-organismos que podem fazer mal à saúde. Portanto, em relação a isso, não há preocupação.

A preocupação em relação ao consumo excessivo de café em cápsulas está relacionado aos problemas que o consumo elevado de café trazem.

Ou seja, para pessoas mais sensíveis à cafeína, o consumo frequente de café de cápsulas pode levar à gastrite e a outros problemas estomacais, bem como tremores e até crises de ansiedade.

Mas, para isso, é necessário consumo bastante elevado de café e haver maior sensibilidade do indivíduo à cafeína.

De fato, a mesma quantidade de café, em indivíduos distintos, pode provocar ausência de sintomas ou sintomas mais exacerbados, por exemplo.

E o impacto ambiental das cápsulas?

Capsulas de café distribuídas em uma mesa.
Karolina Grabowska / Pexels

É importante também mencionar que o consumo frequente de cápsulas pode levar a outro problema: o impacto ambiental.

Afinal, quando se consome café em pó, o pó pode ser utilizado de diversas formas, como adubo.

Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), consumir café em cápsula pode ser até 14 vezes mais prejudicial ao meio ambiente do que usar pó de café em um coador.

E então, como fica a sustentabilidade?

Essa já é uma preocupação de algumas empresas, que produzem as cápsulas com materiais recicláveis que podem ser entregues nas próprias lojas,para reciclagem.

Dessa forma, as empresas já possuem programas voltados à reciclagem e ao reaproveitamento do material com o qual a cápsula é feita.

Você também pode gostar

As cápsulas são feitas, em sua grande maioria, de materiais como alumínio e até plástico. Sem a informação correta, as cápsulas podem acabar sendo dispensadas como lixo comum.

Por isso que as empresas criaram programas de reciclagem com incentivos aos usuários, para eles levarem as cápsulas usadas até os pontos de coleta, as próprias lojas, e receberem benefícios na aquisição de cápsulas novas.

Então, consumo de café de cápsulas faz mal à saúde?

Não, o consumo de café de cápsula não faz mal à saúde. O que pode fazer mal é o consumo excessivo de café, para algumas pessoas mais sensíveis à cafeína.

Quando consumido com moderação, o café de cápsula não traz malefícios à saúde.

É importante lembrar que as cápsulas devem ser descartadas de maneira adequada.

O ideal é lavar as cápsulas e separá-las para reciclagem. Dessa forma, diminui-se o impacto ambiental que as cápsulas podem causar.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br