Nutrição Saúde Integral

Café com óleo de coco faz efeito?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O óleo de coco definitivamente caiu nas graças dos adeptos de uma alimentação saudável, nos que estão em busca de emagrecimento e qualidade de vida e principalmente nos chamados “fitness”. Depois de ser indicado seu uso no lugar de óleos mais comuns como soja, canola e milho, e até mesmo para fazer tratamentos estéticos, como hidratação do cabelo e dos lábios, a moda agora é o óleo de coco misturado ao café.

A bebida seria feita na proporção de uma colher de chá de óleo de coco para uma xícara de café, preferencialmente sendo misturada com o auxílio de um mixer. Obviamente, a mistura não deve ser adoçada, mas, se necessário, geralmente é liberada uma pequena quantidade do adoçante Stévia. Na teoria, essa bebida seria uma auxiliar no processo de emagrecimento e por isso tem ganhado diversos adeptos, mas será que isso é verdade?

O café com óleo de coco, segundo estudos nutricionais, não pode ser considerado uma bebida emagrecedora, pois nenhum dos dois ingredientes tem esse poder. É conhecido, no entanto, o poder termogênico do café e o de auxiliar na redução de gordura abdominal do óleo de coco, o que faz com que a bebida seja indicada para ser consumida na parte da manhã antes do treino funcional ou dos exercícios físicos que a pessoa costuma fazer. Deve-se evitar seu consumo na parte da noite por conta da cafeína e dos poderes também estimulantes do óleo de coco.

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica já emitiu um alerta deixando claro que não foram feitos estudos conclusivos comprovando a eficácia do óleo de coco em um processo de emagrecimento e deixando claro que tudo não passa de um modismo. Porém, alguns estudos mostram que a gordura presente neste óleo seria menos maléfica do que a dos demais produtos do mesmo tipo. No entanto, como em tudo o que consumimos, também existe uma necessidade de moderação e cuidado no consumo.

O café com óleo de coco é uma boa fonte de energia quase imediata que provoca saciedade através de uma fácil metabolização e o efeito termogênico do café, mas seus benefícios não vão muito além disso.

O ideal é que, antes de incluir esta bebida em sua dieta diária, consulte um nutricionista que possa avaliar sua condição individualmente. Já que a bebida não é indicada para pessoas que não a encaixarem em uma dieta saudável e que tenham hipertensão e colesterol elevado, por exemplo. Caso seja uma bebida consumida em excesso, pode inclusive fazer o efeito exatamente contrário e até mesmo engordar, pois não deixa de se tratar de uma espécie de gordura.

Em resumo, o café com óleo de coco é uma bebida indicada para quem já tem hábitos saudáveis, gosta do sabor proporcionado e pode incluir sem grandes esforços este valor em seu orçamento, visto que este óleo tem um valor bem superior aos demais presentes no mercado. E nunca deixe de consultar um nutricionista, pois só este profissional pode fazer uma dieta personalizada e que se encaixe em sua rotina e orçamento. Modismos podem sim ter efeitos colaterais e, se eu fosse você, não pagaria pra ver.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]