Nutrição

Tome café e se sinta melhor!

Coffee cup and coffee beans on table
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma das bebidas mais populares e queridas do brasileiro, sem dúvida, é o café. Seja puro, com açúcar ou sem, misturado com leite ou expresso ou até mesmo gelado, o café está presente na vida de quase todos os brasileiros. Porém, alguns estudos apontam que pode ter alguns efeitos colaterais se consumido em excesso (como o estresse, por exemplo). Mas tudo em excesso não faz bem para o organismo. Nesse artigo, vamos explorar um pouco o outro lado da história: os benefícios que essa bebida pode trazer para a gente. Confira dez desses benefícios:

Diminui o risco de AVC

Se consumido com moderação, o café protege as artérias do corpo de danos causados por inflamações e, consequentemente, previne contra o AVC.

Energia e melhora nas funções cognitivas

Quando tomamos café, alguns neurotransmissores aumentam de nível como, por exemplo, a dopamina e a norepinefrina. É por isso que sentimos uma sensação de ter mais energia e melhora das funções cognitivas.

Felicidade

E, falando em aumento de dopamina, um dos efeitos é se sentir mais feliz e disposto graças a esse neurotransmissor.

Prevenção de câncer

Alguns estudos científicos apontam que o café pode até mesmo ajudar na prevenção de câncer se tomado moderadamente.

Tratamento de celulite

Alguns especialistas que trabalham com tratamento de pele afirmam que o café, utilizado em algumas fórmulas, pode ajudar a deixar a pele mais macia e ser um elemento usado contra a celulite.

Top view of three different varieties of coffee beans on dark vi Prevenção de diabetes

O consumo frequente (mas sem exagero) pode ajudar a prevenir o tipo 2 dessa doença, graças à ação dos antioxidantes fitoquímicos que estão na bebida.

Prevenção de doenças mentais

Graças aos efeitos dos neurotransmissores, que aumentam quando tomamos café, algumas doenças como Parkinson, demência e Alzheimer são prevenidas devido ao estímulo das funções cognitivas.

Exercícios físicos

Tomar um café expresso meia hora antes de se exercitar pode ajudar no desempenho durante os exercícios. A energia extra que o café desperta e a aceleração do metabolismo ajudam nisso.

Eliminar gorduras

O metabolismo pode aumentar de 3% a 11% tomando café regularmente. Isso ajuda na queima de gordura, ainda mais se aliado à prática de exercícios físicos.

Longevidade

Alguns estudos indicam que tomar café moderadamente ajuda até mesmo na expectativa de vida das pessoas.

Esses benefícios podem variar de pessoa para pessoa, devido ao princípio da individualidade biológica. Mas o intuito desse texto é mostrar que o café não é apenas um vilão, mas também tem benefícios. Se você busca uma melhora nos hábitos alimentares e na qualidade de vida, consulte um nutricionista para ver o quanto de café pode incluir na dieta de forma saudável e prazerosa. Textos na internet são ótimos para despertar ideias e nos esclarecer muitas coisas, mas você sempre deve consultar um especialista no assunto antes de mudar drasticamente alguns de seus hábitos. E, agora, que tal uma pausa para tomar um café?


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]