Energia em Equilíbrio Saúde Integral

O corpo fala a emoção que se cala

corpo fala
Denise Belfort
Escrito por Denise Belfort
A doença ou qualquer alteração de nossa homeostase corporal vem para mostrar que algo no organismo não vai bem. Muitas vezes, reagimos com irritação ou chateação quando recebemos um diagnóstico. Podemos nos frustrar, nos decepcionar e, às vezes, até nos enfurecer.

Mas se pararmos para pensar, essa é a única forma que o nosso corpo consegue expressar algo. A única maneira que comunica e literalmente fala alguma coisa que foi calada. Já não é novidade que corpo e emoção andam juntos, existem muitos estudos que comprovam que o que não foi resolvido emocionalmente pode, sim, ser somatizado.

A somatização é, muitas vezes, inevitável, quando o corpo quer manifestar algo que não deixamos manifestar em algum outro momento. A doença deve ser tratada com carinho, pois qualquer agressividade, violência ou ódio contra a dor ou a doença que temos só terá como resposta uma emoção negativa, sendo uma resistência a essa conscientização.

É preciso aproximar-se da doença com cuidado, com amor, com a intenção de harmonizar para curar a região afetada e poder entender o que ela quer nos dizer. É necessário criar um vínculo afetivo com essa dor, com esse incômodo, e ter uma comunicação clara, limpa e aberta para que o fluxo natural dessa expressão seja entendido de ambos os lados. O corpo faz parte da gente, é uma frase muito óbvia essa, mas é verdade. Quando a gente imagina que somos seres fragmentados, que agem de uma forma e “corporificam” de outra, talvez com limitação ou até outro tipo de ação física, a gente perde a conexão com o nosso “Todo”.

Se tenho qualquer tipo de doença ou dor que me impeça de realizar qualquer coisa, o que o meu corpo está pedindo? Ele está pedindo para parar! Para olhar para essa questão, dar a atenção necessária a isso, e juntos pensarmos em como resolver. Todo e qualquer desconforto vivenciado em seu corpo é algo para ser olhado – mesmo que seja muito pequeno, mas cause mal-estar, isso é uma comunicação.

corpo fala

Pare, olhe, entenda e questione: qual o motivo de meu corpo estar passando por isso? Olhe para seus últimos dias, o que te afetou tanto emocionalmente, ao ponto de seu corpo te trazer essa mensagem? E tendo esse olhar, você vai perceber que andar de mãos dadas com o seu corpo físico te trará percepções sobre quem você verdadeiramente é, como age, como sente, como pensa, e o que te afeta.

Perceber o seu corpo é muito autoconhecimento, além de ser a primeira relação fiel e profunda que você cria em sua vida.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Denise Belfort

Denise Belfort

- Fisioterapeuta Naturopata
- Astróloga
- Especialista em Terapia Floral, atuando com Florais de Bach e Saint Germain.
- Atende em consultório com astrologia, massagem terapêutica, drenagem linfática terapêutica, Reiki e terapia floral.
- Faz também atendimentos via Skype para as técnicas de astrologia e terapia floral.

Contatos:
Celular: (11) 95880-0918
Email: [email protected]