Blog do Editor

O que é a Meditação Transcendental?

Silvia Jara
Escrito por Silvia Jara
No próximo dia 04 de Novembro, o Rio de Janeiro terá o prazer de receber o evento “Rio Desperta 2018” , na Cidade das Artes, onde serão apresentadas ao público a filosofia e a prática das principais linhas de meditação. O encontro inédito reunirá diversos palestrantes, entre eles: Klebér Tani, que nos concedeu uma entrevista.

Klebér é um dos diretores da Sociedade Internacional de Meditação, no Rio de Janeiro, escolhido por seu Mestre, Santidade Maharishi Mahesh Yogi, como Primeiro Ministro do Governo Global da Paz Mundial para o Brasil (nova instituição criada por Maharishi para a difusão de sua técnica de Meditação Transcendental e das 40 abordagens da Ciência Védica para o mundo). É professor de Educação Física, formado pela UGF, tendo ministrado cursos como professor assistente em pós-graduação e mestrado, nas cadeiras de treinamento desportivo e psicologia desportiva.

Entrevista

Olá, Klebér, tudo bem? Muito obrigada por nos conceder essa entrevista. O EuSemFronteiras é um site que nasceu com o propósito de compartilhar informações que ajudem pessoas que estejam buscando o autoconhecimento, que estão despertando para a necessidade da expansão da consciência cósmica e que procuram formas naturais para buscar o equilíbrio físico, mental e espiritual. Para isso, publicamos conteúdos inéditos que são elaborados por especialistas de diversas áreas e que compartilham dos nossos objetivos.

Hoje, queremos conhecer um pouco mais sobre a Meditação Transcendental.

Dentro de nossa premissa, como a Meditação Transcendental poderia colaborar com os nossos leitores e com esses objetivos? Como ela se alinha a esses propósitos: autoconhecimento, consciência e equilíbrio?

Como uma técnica tradicional de Meditação vindo do yoga da Índia, a MT proporciona com muita facilidade a experiência de samadhi, a genuína experiência espiritual. Dessa forma, todas as áreas da vida são enriquecidas: mente, corpo e espírito.

Qual a origem da MT? Onde surgiu? Quais os principais propagadores da modalidade? Como você chegou a essa modalidade?

A origem da Meditação Transcendental remonta algo em torno de 10 mil anos atrás e foi agregada à tradição Shankaracharya, o mais alto posto no hinduísmo. O Maharishi Mahesh Yogi foi o discípulo mais importante do Swami Brahmananda Saraswati, um dos maiores expoentes da antiga ciência védica, Shankaracharya do trono do norte, nos Himalaias, Índia. Por 50 anos, Maharishi difundiu a sua técnica no Ocidente, estruturando cientificamente a MT. Aos dezessete anos de idade, eu conheci a MT, me apaixonei pelo método e, aos 20 anos, passei mais de um ano com Maharishi, me tornando instrutor de MT, técnica essa que eu venho ensinando ao longo dos últimos 38 anos.

Como você definiria a MT para aqueles que não conhecem essa modalidade? No que ela difere das demais modalidades existentes?

É uma técnica mental vinda do yoga que proporciona uma profunda interiorização com uma característica única, ela é simples, natural e inocente, podendo ser praticada por uma criança a partir dos cinco anos de idade. Na atualidade, é a técnica que possui mais respaldos científicos (mais de 1200 pesquisas) e com a possibilidade de resultados excelentes em um período de 3 a 4 dias de prática.

Geralmente, as pessoas que nunca praticaram nenhum tipo de meditação sentem-se inseguras e temerosas para iniciar uma prática meditativa. A MT poderia ser a porta de entrada para aqueles que nunca praticaram nenhum tipo de meditação? Isso é viável? Um iniciante pode acompanhar facilmente a modalidade? Por quê?

Sim, porque a técnica não demanda esforço e não requer controle mental. Não envolve filosofia de vida nem esforço físico para a sua execução. O método só pode ser ensinado por um professor treinado pelo mestre Maharishi Mahesh Yogi.

Quais os principais benefícios físicos, emocionais e espirituais que a MT pode oferecer, tanto para um principiante quanto para alguém que já pratica outras modalidades? Esses benefícios são diversos de outras modalidades?

A técnica de MT tem mais de 1200 pesquisas científicas, como a revista Science, Lancet, Jornal Americano de Fisiologia, etc. Hoje, ela é praticada por 16 prêmios Nobel ao redor do mundo. Essa técnica se mostrou extremamente eficiente para o controle do estresse e, portanto, para todas as doenças psicossomáticas. Os benefícios da MT são mais abrangentes neurofisiologicamente do que outras técnicas e, espiritualmente falando, permite com facilidade a experiência do intervalo entre dois pensamentos (samadhi).

Existem regras, exigências ou outro tipo de condições para a prática do MT? Como ela é praticada?

Não há nenhuma exigência, porém essa técnica só pode ser aprendida pessoalmente por um professor treinado pelo mestre Maharishi Mahesh Yogi.

Maharishi Mahesh Yogi

A MT já está difundida no Brasil? Desde quando ela está aqui? Existem centros de formação de instrutores?

A MT é praticada no Brasil desde o início da década de 70 e a formação de instrutores está sob a responsabilidade da Sociedade Internacional de Meditação.

O que você poderia dizer aos nossos leitores com relação aos benefícios gerais da Meditação Transcendental?

Eu estudo técnicas de Meditação há 40 anos, tenho uma vasta biblioteca e já fui inúmeras vezes à Índia, posso afirmar com segurança que, ao longo desse tempo, não encontrei uma técnica tão fácil, eficaz e eficiente como a MT.

Para finalizar, o EuSemFronteiras quer agradecer sua disponibilidade em compartilhar conosco e com os nossos leitores um pouco de sua experiência. Gratidão imensa!

Sobre o autor

Silvia Jara

Silvia Jara

Depois dos dois primeiros anos do Eu Sem Fronteiras, resolvemos atualizar nossas informações e isso foi um belo exercício de reflexão!
Nosso propósito sempre foi ajudar as pessoas na busca do autoconhecimento e eu, pessoalmente, não fiquei isenta disso.

Contato:
[email protected]

Em meu perfil anterior disse: “olhando para trás percebo que, em minha vida, as coisas sempre aconteceram de maneira fluida, sem muito planejamento, embora tenha verdadeira admiração pelo planejamento ‘das coisas'”. Hoje entendo que foi o foco no presente que me fez seguir o fluxo da vida em muitos momentos, sem me preocupar com o ontem ou com o amanhã. As coisas caminharam como deveriam ser.

Minha paixão pela publicidade se transformou na paixão por pessoas, comportamentos, sentimentos, atitudes e, principalmente, na capacidade e necessidade do ser humano de se comunicar, compartilhar e crescer. Minha formação acadêmica em Publicidade não mudou, mas minha formação humana tem sofrido diversas e importantes mudanças no sentido de compreender que sozinhos não chegaremos longe. Somos um sistema e como tal, precisamos uns dos outros.

Minha capacidade analítica e observadora, aplicada à Pesquisa Qualitativa de Mercado que, até então, me serviu para compreender o comportamento de consumo das pessoas e grupos, agora parece muito mais voltada a me compreender, a olhar para dentro de mim e buscar minha essência verdadeira. É praticamente impossível ficar ilesa, isolada e desconsiderar tantas informações e conteúdos com os quais lidamos no dia a dia de nossa redação.

Hoje entendo que o trabalho em áreas comerciais, marketing de empresas, agências de publicidade e a atuação em pesquisa de mercado estavam me preparando para esse mergulho no autoconhecimento. Nada é coincidência!

A curiosidade pelo mundo espiritual, pela meditação, pela metafísica, pela energia vital está se transformando em novos conhecimentos e práticas: Reiki, Apometria, Constelação Familiar, Thetahealing, PNL, EFT, Florais e tantas outras técnicas. Sigo acreditando que o questionamento, a busca de informação e a vivência me levarão a conhecer minha missão de vida, meus caminhos e minha plenitude.

Trabalhando no Eu Sem Fronteiras desde 2014, tenho aprendido muitas coisas, vivenciado outras tantas e não sei onde isso chegará! O que me importa é continuar nessa busca. É um caminho sem volta no qual o grande objetivo é aceitarmos que somos sujeitos de nossa própria vida, os únicos capazes de transformá-la.

Grande abraço e muita luz!