Energia em Equilíbrio Yoga

O que é Kundalini Yoga?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Conhecida como a primeira forma de yoga já praticada, a Kundalini Yoga é uma ciência milenar que tem como objetivo despertar da kundalini, energia latente que está na nossa coluna vertebral e que percorre o caminho ascendente dos sete principais chakras.

Isso acontece devido à mistura e união do prana (energia cósmica) – força básica da vida, que está no ar que respiramos, no alimento ou na clorofila que comemos e que assimilamos sem qualquer esforço – com o apana (energia de eliminação) – força eliminatória cuja reserva é localizada nos chakras inferiores.

Quando o apan sobe, juntando-se à prana por meio de exercícios, respirações e bhandas, é gerada uma pressão que, ao produzir calor (energia), faz subir a Kundalini através dos chakras; ou seja, ao longo da coluna vertebral, por onde passa todo nosso sistema nervoso.

Durante as práticas de Kundalini Yoga, as pessoas despertam a circulação desse potencial de energia Kundalini, restaurando e equilibrando todos os sistemas do organismo, além de promover um estado de consciência elevada. Por esses motivos, também ficou conhecido como yoga da consciência, pois tem por objetivo despertar no ser humano seu potencial espiritual e criativo.

A prática, que tem como símbolo uma serpente enrolada na base da coluna vertebral, possui técnicas dinâmicas, energizantes e objetivas. Entre os benefícios, podemos destacar que ela fortalece, alonga e relaxa a musculatura e todo o metabolismo. Além disso, auxilia no sistema respiratório, aumenta o nível de vitalidade física e psíquica, estimula a harmonia do sistema nervoso e glandular e propõe um profundo mergulho na meditação.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]