Mindful Eating Nutrição

Vamos praticar Mindful Eating nas celebrações de fim de ano?

Happy young woman eating pumpkin soup in kitchen
Luiza Camargo
Escrito por Luiza Camargo
Final de ano chegou e, junto dele, várias comemorações e festas! Neste momento, o que não irá faltar são deliciosas comidas para celebrar com a família e os amigos.

E que tal aproveitar as festas com práticas de Mindful Eating?

Sim! O Mindful Eating, alimentação consciente, nos ajuda a ter ciência do que estamos comendo, percebendo o corpo, suas sensações físicas, os sentimentos e pensamentos que estão envolvidos no ato de comer.

Separei algumas dicas para colocarmos em prática e usufruir deste momento de celebração:

• Note como estão as sensações de fome e quanto de fome está percebendo em seu corpo.

• Antes de escolher, observe as preparações que estão servidas, perceba quais lhe apetecem mais e comece a fazer seu prato.

• Sente e faça algumas respirações para se conectar com o corpo e com o momento de saborear sua comida.

• Observe as cores, formas, texturas, aromas do que escolheu comer.

• Saboreie cada pedaço, percebendo os sabores, os temperos, a mudança da textura e da forma. Esteja presente em sua boca!

• No meio da refeição, note como fica seu estômago e decida quanto mais irá comer, sabendo que lhe aguarda a sobremesa.

• Pratique “uma garfada por vez” – ao comer uma garfada, deixe os talheres repousados sobre a mesa, saboreie a comida e só depois de engolir, recomece a próxima garfada.

• No final também note como ficou seu estômago e suas sensações.

Como disse o monge budista Thich Nhat Hanh: “Quando mastigamos com consciência, não somos apenas nutridos pelos alimentos, mas também por nossa prática de mente atenta, paz e felicidade. Ao mastigarmos, respiramos, desfrutamos de nossa respiração e também de nossa habilidade para comer e retirar nutrientes do que comemos.”

O Mindful Eating nos auxilia a sair do piloto automático e criar novas possibilidades, nos fazendo cientes de cada momento da refeição, respeitando o corpo e as necessidades ao comer.

Boa prática!

Sobre o autor

Luiza Camargo

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

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