Mindful Eating Nutrição

Vamos praticar Mindful Eating nas celebrações de fim de ano?

Bancada com carnes e legumes e uma plaquinha preta escrito "mindful eating".
nito500 / 123rf
Luiza Camargo
Escrito por Luiza Camargo

Final de ano chegou e, junto dele, várias comemorações e festas! Neste momento, o que não irá faltar são deliciosas comidas para celebrar com a família e os amigos. E que tal aproveitar as festas com práticas de Mindful Eating?

Sim! O Mindful Eating, alimentação consciente, nos ajuda a ter ciência do que estamos comendo, percebendo o corpo, suas sensações físicas, os sentimentos e pensamentos que estão envolvidos no ato de comer.

Separei algumas dicas para colocarmos em prática e usufruir deste momento de celebração:

Mesa branca com frutas e bolinhos ao redor, com tigela branca ao meio.
Trang Doan / Pexels
  • Note como estão as sensações de fome e quanto de fome está percebendo em seu corpo.
  • Antes de escolher, observe as preparações que estão servidas, perceba quais lhe apetecem mais e comece a fazer seu prato.
  • Sente e faça algumas respirações para se conectar com o corpo e com o momento de saborear sua comida.
  • Observe as cores, formas, texturas, aromas do que escolheu comer.
  • Saboreie cada pedaço, percebendo os sabores, os temperos, a mudança da textura e da forma. Esteja presente em sua boca!
  • No meio da refeição, note como fica seu estômago e decida quanto mais irá comer, sabendo que lhe aguarda a sobremesa.
  • Pratique “uma garfada por vez” – ao comer uma garfada, deixe os talheres repousados sobre a mesa, saboreie a comida e só depois de engolir, recomece a próxima garfada.
  • No final também note como ficou seu estômago e suas sensações.
Você também pode gostar

Como disse o monge budista Thich Nhat Hanh: “Quando mastigamos com consciência, não somos apenas nutridos pelos alimentos, mas também por nossa prática de mente atenta, paz e felicidade. Ao mastigarmos, respiramos, desfrutamos de nossa respiração e também de nossa habilidade para comer e retirar nutrientes do que comemos.”

O Mindful Eating nos auxilia a sair do piloto automático e criar novas possibilidades, nos fazendo cientes de cada momento da refeição, respeitando o corpo e as necessidades ao comer.

Boa prática!

Sobre o autor

Luiza Camargo

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

Contatos:

Site: luizacamargo.com/
Instagram: @luiza_camargo_mendes
Facebook: /luizacamargomendes