Espiritualidade

O que é o inferno?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

“Se você não for bonzinho irá para o inferno”, quem não foi educado na infância e em algum momento ouviu essa mescla de aviso com ameaça sobre o nosso comportamento? Sem saber exatamente o que era, apenas que remetia a um lugar ruim e muito quente, ficávamos assustado e temporariamente corrigíamos nossa conduta, mas logo depois tudo era esquecido e voltávamos a pentelhar a vida do adulto. A questão é se realmente algum tipo de atitude é digna de uma punição justa do tal inferno, um período em que a pessoa ficaria presa por um longo tempo pagando pelos erros que cometeu em vida.

shutterstock_306660611O inferno é um termo usado por diferentes religiões, mitologias e filosofias, representando a morada dos mortos, ou lugar de grande sofrimento e de condenação. A origem do termo é latina: infernum, que significa “as profundezas” ou o “mundo inferior”. O significado atribuído à palavra “inferno” atualmente é o representado em A Divina Comédia de Dante, que traz uma descrição muito semelhante ao conceito do Cristianismo de um lugar quente e torturante, embora outras religiões também apresentem explicações semelhantes sobre o assunto.

Independente da existência ou não do inferno, fato é que os seus detalhes tenebrosos foram usados como intimidação ao longo da história. Muitas pessoas deixavam de realizar atos ilícitos temendo o inferno, porém isso não quer dizer que eram boas. Agir certo por medo não te torna bom, pois, em tese, se não tiver a punição você irá agir mal.

O que realmente importa é que podemos transformar a nossa vida terrena em céu ou inferno, dependendo das nossas escolas e, principalmente, das nossas ações. 

De uma maneira geral, a Terra não é um lugar fácil, inclusive algumas pessoas retratam que o inferno verdadeiramente se situa aqui. Não é possível uma visão exata e plena da magnitude de todo o planeta e também de todas a vidas habitáveis, portanto depende de nós construirmos um céu ou um inferno em nossas vidas.

Quer queira ou não, o outro lado é muito mais digno de dúvidas do que certezas. Além de fazer o bem sem olhar a quem, você deve fazer o bem seja lá para onde você for levado depois, pois essa é a essência da verdadeira bondade. Afinal, antes de você ir para algum lugar após a morte, as suas ações te trarão frutos ainda em vida. E esses frutos podem ser deliciosos como o paraíso ou estragados como o inferno, depende e sempre dependerá de você.


  • Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]