Muitos alimentos são verdadeiros tesouros da natureza e nos ajudam de tantas formas que praticamente substituem remédios alopáticos. No entanto, alguns deles vão um pouco além e têm grandes segredos escondidos em partes que geralmente descartamos. É o caso do caroço do abacate! Ele esconde em si tantas ou até mais propriedades do que o próprio abacate.
Se usado de forma correta, o caroço do abacate pode ser um importante auxiliar na saúde humana. Segundo estudos, ele tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibióticas. Ele auxilia em processos digestivos e recupera a flora intestinal de pessoas que têm grandes históricos de diarreia e má digestão. Doenças que atingem as articulações como tendinite, artrite e até mesmo o esporão podem ser combatidos pelo caroço do abacate.
Para os que se preocupam com emagrecimento, saiba que o caroço também tem propriedades termogênicas, ajudando a acabar com a gordura localizada. Como se já não bastasse, ele ainda é importante para ajudar no poder de imunidade do corpo, fortalecendo todas as defesas contra possíveis ataques.
Abaixo relacionamos algumas formas de usar este poderoso ingrediente. Anote e na próxima vez que se deliciar com um abacate nada de jogar o caroço no lixo.
– Farinha
Basta ralar o caroço e deixar que ele seque em um tecido voal. Em seguida bata no liquidificador e passe em uma peneira bem fina. Conserve a farinha na geladeira e coloque uma colher de sopa em suas principais refeições.
Você também pode gostar
– Extrato
Rale o caroço do abacate e separe quatro colheres de sopa. Coloque-as dentro de meio litro de vinho branco e deixe descansar por sete dias. Após este período, tome dois cálices por dia, um pela tarde e um de noite.
– Para eliminar pedras
Existem algumas outras receitas para fins específicos, como para eliminar pedras nos rins e na vesícula. Ressalto que é um tratamento extra, não excluindo o tratamento medicinal e jamais deve ser feito sem conhecimento de seu médico.
Deixe o caroço do abacate secar bem. Rale o mais fino possível e coloque uma colher de chá deste pó em água morna. Tome sempre antes de dormir e com o caroço recém ralado.
Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.