Saúde da Mulher

Frutas que você deveria evitar durante a menstruação

Uma dieta equilibrada requer uma grande variedade de nutrientes e, nesse sentido, as frutas são superalimentos. No café da manhã, como lanche ou sobremesa, as frutas podem ser combinadas com outros ingredientes, como saladas, castanhas ou ainda em tortas e bolos.

Por outro lado, durante a menstruação, certos alimentos, mesmo aqueles considerados saudáveis, podem intensificar aquele mal-estar causado por esse período.

Muitas mulheres sentem o seu corpo inchado, cólicas e as emoções instáveis e algumas frutas proporcionam uma sensação de “estufamento” ou podem agravar desconfortos intestinais causados pela menstruação, por exemplo.

Abaixo, mostramos uma lista de frutas que não podem ser comidas quando estiver menstruada. Confira e saiba o porquê seria bom evitá-las.

Abacaxi

Um abacaxi inteiro.
Kindel Media de Pexels / Canva

O abacaxi é uma fruta ácida, que é digerida lentamente pelo organismo, principalmente se ingerido pela manhã. Seu consumo pode causar náusea e azia, principalmente em pessoas que já possuem esse problema durante a menstruação. Apesar do seu consumo não ser recomendado durante o período menstrual, o abacaxi é uma fruta rica em diversos minerais que aliviam o inchaço e contribuem para regular os níveis de açúcar no sangue. Portanto, está liberado durante o restante do mês!

Limão

A fruta é uma fonte de vitamina C, que auxilia diretamente na absorção de ferro do organismo, importante durante a menstruação, fase em que a mulher perde bastante sangue. Entretanto, o limão é outra fruta bastante ácida que, se consumida em excesso, pode irritar o estômago e o esôfago. Deve ser consumido de maneira controlada e aliado a uma dieta saudável, por isso nada de beber suco de limão, principalmente em jejum, enquanto estiver menstruada. Muita acidez pode agredir o estômago, desregular as emoções e piorar desconfortos gastrointestinais.

Abacate

Um abacate inteiro e outra parcialmente aberto.
tookapic de pixabay / Canva

O abacate é uma fruta muito benéfica para a saúde, possuindo gorduras boas monoinsaturadas, vitaminas C, E e K, além de minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como o potássio e o magnésio. Por outro lado, durante a menstruação, a ingestão excessiva de gordura, seja ela de origem animal ou vegetal, pode alterar os níveis de estrogênio da mulher, ocasionando mais dores durante esse período. Por isso o melhor é evitar o consumo do abacate nesses dias.

E quais frutas posso comer menstruada?

Como já foi citado, a menstruação muitas vezes vem acompanhada de dores, fadiga, alterações de humor e inchaços abdominais. Não são raras as mulheres que sentem também aquela vontade exagerada de comer doce. Agora que você já sabe o que não comer menstruada, veja quais frutas podem aliviar os sintomas da menstruação e que são ótimas aliadas para essa fase do mês!

Banana

Um cacho de bananas.
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A banana é uma ótima opção de lanche durante o período menstrual, ajudando a normalizar os movimentos intestinais, combater a diarreia e inibindo a vontade de comer doces cheios de açúcares. A fruta auxilia também na produção de melatonina, conhecida como o “hormônio do sono”, e é uma aliada das mulheres que sofrem com a insônia durante esse período. Além de garantir uma noite tranquila, a banana é fonte de vitamina B6 e potássio, aliviando a retenção de líquidos e amenizando as dores musculares causadas pela menstruação.

Laranja

Assim como a banana, a laranja aumenta as concentrações de melatonina no organismo e é ideal para ser consumida algumas horas antes de dormir, para melhorar a qualidade do sono. A laranja também ajuda a reduzir os sintomas da Tensão Pré Menstrual, por causa do cálcio e da vitamina D, que amenizam sentimentos como tristeza e ansiedade e liberam serotonina, neurotransmissor que equilibra o humor e o apetite.

Melancia

Pequenas fatias de melancia.
MariaUspenskaya de Getty Images / Canva

A melancia é ótima para saciar a vontade de comer doce, além de ajudar a hidratar e a desintoxicar o organismo pelo alto teor de água em sua composição. Ela também possui um aminoácido chamado citrulina, que reduz as dores musculares e as inflamações do corpo.

Melão

O consumo de frutas ricas em água, como é o caso do melão, é outra forma de manter a hidratação em dia. O melão também ajuda a regular o ciclo menstrual, a circulação e a coagulação sanguínea. A fruta também funciona como um calmante natural, minimizando as repentinas mudanças de humor causadas pelos hormônios.

Frutas vermelhas

Diferentes frutas vermelhas dispostas em ordem.
White Bear Studio de Getty Images / Canva

Frutas vermelhas como morango, framboesa, cranberry e acerola são excelentes para esse período, pois são fontes de vitaminas A e C e têm alto teor de antioxidantes, contribuindo para a melhora da disposição.

Durante o período menstrual, é normal que as mulheres sintam desejos por alguns tipos específicos de alimentos, principalmente aqueles mais calóricos. O melhor é sempre interpretar os sinais do próprio corpo e evitar certos alimentos durante esses dias ou, pelo menos, consumi-los com moderação.

Vale lembrar que o consumo de frutas enquanto menstruada é uma excelente alternativa para substituir aqueles alimentos menos saudáveis e ricos em açúcar refinado, além de contribuir para manter os níveis de hidratação dentro do ideal.

Ademais, se o consumo de água já é imprescindível todos os dias, é importante dar uma atenção ainda mais especial nesse período, pois manter o corpo hidratado reduz as chances de dores de cabeça indesejadas, sintoma comum dessa fase.

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Se notar algum sinal diferente durante a menstruação, como dores fortes ou perda de sangue exacerbada e por mais de 7 dias, agende uma consulta com um médico especialista para investigar possíveis problemas de saúde.

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