Alimentação de animais Pet

O que jabuti come?

Imagem de um lindo e grande jabuti andando em um gramado.
Chico Barros / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os jabutis são os répteis mais populares entre os donos de pets. Fáceis de criar, dóceis e tranquilos, esses bichinhos não fazem bagunça, dispensam vacinas e são muito resistentes. Para que se desenvolvam bem e saudáveis, eles precisam de certos cuidados diferenciados, especialmente em relação à alimentação. Veja agora o que os jabutis podem ou não comer!

Dieta balanceada

Pertencentes à ordem dos quelônios – da qual também fazem parte as tartarugas e os cágados –, os jabutis são onívoros. Isso significa que eles se alimentam de matéria de origem tanto animal quanto vegetal. No entanto a dieta desses pets deve ser elaborada a partir da seguinte proporção: 70% de verduras, 15% de legumes, 10% de frutas e 5% de cálcio, outros minerais e proteína.

Recomenda-se alimentar o jabuti uma vez ao dia. Seguindo a proporção mencionada acima, você poderá oferecer ao seu bichinho frutas como maçã, pera, goiaba, manga, tomate, mamão e pêssego. Lembre-se de retirar as sementes da maçã! Elas contêm cianeto, substância que em grandes quantidades pode prejudicar o animal.

Ao longo da semana, procure diversificar a dieta. Sirva folhas e vegetais diariamente, frutas ao menos cinco vezes na semana e proteína animal de uma a três vezes.

Imagem de um lindo e grande jabuti comendo folhas de repolho.
Rocheli Tugera / Pixabay

Alimentos preferidos

As verduras preferidas dos jabutis são as de coloração escura. Almeirão, escarola, rúcula, couve, espinafre e brócolis são algumas das que mais agradam o paladar desse réptil de casco. Quanto aos legumes prediletos dele, acrescente ao cardápio maxixe, pepino e cenoura ralada.

Você pode oferecer ao seu jabuti um ovo cozido com casca, pois ela é rica em cálcio, importante elemento para a saúde e para o crescimento da carapaça desses animais. Os jabutis também adoram comer pequenas porções de carne moída crua, insetos, minhocas vivas e pequenas quantidades de ração de cachorro umedecida em água filtrada.

Encontradas em petshops, as rações extrusadas ou pellets são uma ótima escolha para acrescentar à dieta desses bichinhos. Como elas são pensadas a partir das necessidades nutricionais dos jabutis, seu conteúdo contempla todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo deles.

É possível realizar uma dieta baseada apenas em ração. No entanto procure ao menos acrescentar fibras ao cardápio para o bom funcionamento do intestino desses animaizinhos!

Lembre-se também de deixar água à vontade. Sirva em uma vasilha grande, mas não muito funda. Assim, os jabutis podem aproveitar o recipiente para se refrescarem nele. Procure limpar o bebedouro todos os dias, pois algumas impurezas podem contaminá-los.

Cuidados redobrados

Caso você viva em um espaço com muita areia e pedras, tome cuidado! Sempre verifique se seu jabuti está recebendo comida suficiente. Na falta de alimento, ele pode ingerir esses itens mencionados. Se você tem gatos ou cachorros, recolha com frequência as fezes deles, pois estas também podem atrair seu réptil.

Você também pode gostar

Evite servir frutas muito gordurosas, como abacate e banana, em excesso. Elas podem provocar diarreia no seu jabuti.

Se ainda tem alguma dúvida sobre como alimentar corretamente seu pet, vá a um especialista! Além de orientá-lo da melhor forma possível, ele poderá esclarecer todos os seus questionamentos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]