Saúde Integral

O que o sistema linfático pode fazer com nosso corpo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todos nós sabemos qual o papel do nosso sistema digestivo, do sistema nervoso e do sistema cardiovascular, não é mesmo? Mas e o papel do sistema linfático? Duvido que você saiba sequer por quais órgãos ele é formado. É hora de aprender e ter em mente qual o papel desse importante sistema do nosso organismo.

Imagine que seu corpo é um tesouro muito valioso e para guardá-lo é necessário um castelo, uma muralha e diversos guardas, além de algumas armadilhas para possíveis invasores. Essa analogia é a melhor forma de explicar qual a serventia do sistema linfático no nosso organismo: é a de proteger nosso corpo de possíveis intrusos maléficos como vírus, bactérias, fungos e células mortas, entre outros.

O sistema linfático, formado por baço, linfa e vasos linfáticos é o responsável por manter a quantidade de líquido necessário em nosso organismo e por transportar os nutrientes e células boas para os lugares necessários, além de jogar fora tudo que não é mais importante para nossa nutrição e desenvolvimento. É ele também que emite sinais de alerta ao primeiro indício de inflamação ou de distúrbio.

Por este motivo, é o sistema que exige muita atenção, pois quando está sobrecarregado pode nos deixar com cansaço em demasia e nos dar sinais que podem parecer reflexos de uma vida corrida. No entanto, ele só age desta forma quando está sobrecarregado e se está trabalhando demais é porque tem motivos para isso.

O ideal é ter uma vida plena e saudável para que o sistema linfático viva em equilíbrio. Cuide de sua alimentação, faça exercícios físicos e, sempre que possível, realize uma desintoxicação de seu corpo. Evite fumo e bebidas alcoólicas, bem como comidas muito gordurosas, salgadas ou doces. Certifique-se de ter horas suficientes de sono e descanso e procure um endocrinologista no menor sinal de distúrbio. Desta forma, você ajuda os componentes do sistema linfático a trabalharem da melhor maneira: sem sobrecarga e com um merecido descanso. Seu corpo e sua vida como um todo agradecerão.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]