Imagine ter uma casa que você pudesse levar para onde quisesse? Não seria o máximo? Este é o conceito da Tiny House: tentar mostrar que conseguimos viver com menos e em espaços menores. Se a sua casa é grande, claro que isso não se aplica. Mas, com uma Tiny House é possível morar em espaços menores e também de uma forma mais sustentável.
Sabemos que quanto maior a casa, maiores os custos, desde manutenção, despesas em geral. Muitas pessoas estão se envolvendo com o conceito da Tiny House, que é o de consumir menos e ser mais fácil de viajar e ir para outro lugar.
Esse movimento pode ocorrer no Brasil?
No Brasil o movimento Tiny House ainda é pouco conhecido. A maior parte das casas apresenta menos que 40 m² e de longe até lembram uma casa de boneca de tão pequenas que são. Afinal por que precisamos mesmo de uma casa enorme para viver?
Mesmo com muitas vantagens, a Tiny House no Brasil é uma novidade. Existem empresas que fabricam este tipo de casa. Embora não seja uma tendência aqui, nada impede que futuramente seja mais comum a circulação de Tiny House no país.
A ruptura
Podemos dizer que no país a Tiny House é uma novidade, mas não chega a representar uma ruptura com os velhos padrões que os brasileiros estão acostumados, o de viver em grandes terrenos e com casas enormes onde vivem no máximo 4 pessoas.
Vantagens da Tiny House:
- Moradia mais ecológica;
- Fácil de levar para qualquer lugar;
- Custos menores depois de pronta;
Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.
Imagens: Reprodução