Autoconhecimento Comportamento

O que significa resiliência?

Resiliência é uma característica que pode ser atribuída a muitas pessoas, sem que elas mesmas se deem conta disso. Isso porque alguns adjetivos são mais comuns do que “resiliente”, como “forte”, “corajoso”, “destemido”. Porém, a resiliência pode ser a união de tudo isso, de certa forma.

Pense por alguns instantes em todas as pessoas que você já conheceu e analise quais características listadas acima podem ser atribuídas a elas. Depois pense sobre você também. Se te perguntasse, você diria que é uma pessoa resiliente ou que conhece alguém com essa característica?

Para entender melhor o que define uma pessoa resiliente e quais são os atributos que essa qualidade estimula em alguém, continue lendo o conteúdo que preparamos. A partir disso, você terá mais uma qualidade para acrescentar ao seu vocabulário tanto para se referir a si mesmo quanto a outra pessoa!

O que significa resiliência?

Talvez você já tenha visto um dos significados de resiliência durante uma aula de física, na escola. Isso mesmo! Resiliência é o nome de uma propriedade que define um corpo que é capaz de retornar ao formato original mesmo depois de ser submetido a uma deformação elástica.

Quando falamos da resiliência em um sentido psicológico, porém, estamos falando da capacidade que uma pessoa tem de se recuperar mesmo depois de uma situação muito desafiadora. Ou seja, por pior que seja um desafio, ele não tem força suficiente para prejudicar o bem-estar de alguém de forma definitiva.

Nesse sentido, a resiliência é uma importante qualidade que nos auxilia a lidar melhor com os momentos em que nossos planos dão errado ou em que estamos enfrentando uma situação de muita tensão. Ainda que esse tipo de problema não seja fácil de resolver, ele não pode ser maior do que nós!

Qual é a vantagem de ser resiliente?

Homem segurando um saco de pancadas
GeorgeRudy / Getty Images Pro / Canva

Ser uma pessoa resiliente é uma característica fundamental em muitos aspectos das nossas vidas. No âmbito dos relacionamentos, por exemplo, é mais fácil encontrar uma solução para os conflitos e resgatar a tranquilidade da relação. No trabalho, a resiliência permite que uma pessoa não se deixe abater quando algo não sai como planejado.

Assim, a principal vantagem de ser resiliente é desenvolver a habilidade de resolver problemas em qualquer parte da vida. Muitas vezes, esse comportamento pode ser associado a coragem, força ou determinação, o que não está errado. Porém é a resiliência que resume tudo isso de forma mais precisa.

Características de uma pessoa resiliente

Agora que você já entendeu por que a resiliência é uma qualidade importante para uma pessoa, descubra se ela está presente na sua personalidade!

1) Facilidade para resolver conflitos

Resolver conflitos é muito mais fácil quando temos resiliência. A partir da capacidade de voltar ao que realmente somos, mesmo diante de desafios, tornamo-nos mais fortes e mais conscientes das situações que vivemos. Assim, podemos nos abrir ao diálogo com mais facilidade, sabendo que há mais de uma forma de olhar para uma questão.

2) Flexibilidade para lidar com mudanças

As mudanças fazem parte da vida de todo mundo e precisamos saber lidar com elas para não entrar em desespero diante de imprevistos. Alguém que é resiliente sabe o que fazer em momentos de crise, porque não tem dificuldade na hora de buscar novas perspectivas.

3) Pensamento otimista

Mulher sorrindo com os braços abertos
Bearinthenorth / Pixabay / Canva

Um pensamento otimista não é sinônimo de não pensar de forma realista. Na verdade, uma pessoa resiliente prefere acreditar que tudo pode dar certo, mesmo se encontrar eventuais problemas no meio do caminho. E, se der errado, sabe que será possível encontrar uma solução.

4) Capacidade de aprender lições de vida

Perante uma situação de dificuldade, nós não devemos desanimar ou acreditar que tudo vai dar sempre errado. Uma pessoa resiliente consegue absorver as lições que a vida ensina e, a partir disso, acumular repertório para resolver problemas futuros.

5) Uma boa autoestima

Uma pessoa resiliente é uma pessoa que tem autoestima alta, que acredita em si mesma e sabe do que é capaz, porque ela reconhece que nem sempre tudo vai acontecer do jeito que imagina, mas sempre existe uma forma de lidar com isso e resolver tudo.

Características de pessoas com pouca resiliência

As pessoas com pouca resiliência, ao contrário das que apresentam essa qualidade, podem enfrentar algumas dificuldades na vida. Entenda quais são as características delas!

1) Pensamentos negativos frequentes

Os pensamentos negativos frequentes acontecem quando uma pessoa sente que não será capaz de resolver situações difíceis, caso elas se manifestem. Isso é uma característica de alguém que ainda não desenvolveu toda a resiliência que poderia ter.

2) Dificuldade para improvisar

Em muitas situações das nossas vidas é preciso ter a capacidade de improvisar e de encontrar soluções rápidas para algo que não saiu de acordo com o planejado. Sem resiliência, porém, pode ser muito difícil traçar um novo plano.

3) Falta de persistência

Mulher com a cabeça apoiada em uma mão, sentada na frente de uma parede pixada
NicolasMcComber / Getty Images Signature / Canva

A falta de persistência é uma das piores consequências de ter pouca resiliência. Diante do primeiro desafio, por exemplo, uma pessoa acreditará que não tem capacidade para superá-lo e que é melhor desistir. Mas, na maioria das vezes, tem um outro jeito de resolver o que quer que seja!

4) Pouca criatividade

A criatividade está presente nas pessoas resilientes porque elas aprendem com os próprios erros e com as situações da vida. Por outro lado, quem ainda não desenvolveu essa habilidade pode se ver sem saída em muitos momentos, sem conseguir visualizar cenários diferentes daquilo que foi planejado.

5) Insegurança para resolver conflitos

Para uma pessoa que é pouco resiliente, resolver conflitos será um pesadelo. Ela provavelmente pensará que está tudo perdido e que não é possível recuperar um relacionamento ou um projeto que passou por um problema. É preciso acreditar que podemos encontrar uma solução para tudo!

Como ter resiliência no trabalho

A resiliência no ambiente de trabalho é um diferencial em um profissional. Por meio dela, é possível lidar melhor com a tensão, com a pressão e com os momentos de crise, além de ter um bom relacionamento com os colegas.

Para ter resiliência na carreira, comece acreditando no seu potencial. Se você foi escolhido para uma tarefa é porque sabem que você é capaz de realizá-la, mesmo que seja um pouco difícil.

Outro ponto fundamental para desenvolver a sua resiliência no trabalho é pedir ajuda sempre que for necessário. Reconheça que diferentes perspectivas sobre uma situação podem levar a uma solução mais rápida para imprevistos.

Mulher sorrindo com um papel na mão e um notebook na sua frente
Anna Shvets / Pexels / Canva

Por fim, mantenha um bom relacionamento com as pessoas que estão no mesmo ambiente que você. Mostre que você pode ajudá-las quando for preciso, adapte-se a possíveis mudanças e tenha proatividade quando algo parecer não estar indo bem.

Dicas para ser resiliente

Uma vez que você entendeu que ser resiliente é uma boa característica e que isso pode te ajudar em todas as áreas da sua vida, saiba como desenvolvê-la!

1) Aprenda a manter a calma

Manter a calma é essencial para observar uma situação da maneira mais racional possível. Você pode fazer isso praticando meditação ou controlando a sua respiração, por exemplo, de forma a esvaziar a tensão do seu corpo e se atentar aos meios de resolver algo que não está dando certo.

2) Ouça outras opiniões

Ao ouvir outras opiniões sobre uma situação, é possível conhecer diferentes formas de solucionar algo. Nem sempre teremos todas as respostas, mas podemos conhecer pessoas que sabem como lidar com o problema que estamos enfrentando. Aprenda a ouvir e sinta a diferença!

3) Desenvolva sua empatia

A empatia é a capacidade de se solidarizar com a dor de outra pessoa. Ao fazer isso, você desenvolverá a sua habilidade de resolver conflitos, visto que você analisará o problema considerando os sentimentos de outrem. Dessa forma, será mais simples chegar a um consenso sobre algo.

Você também pode gostar:

4) Estimule sua autoestima

Uma boa autoestima permite que você busque saídas para um desafio com mais confiança de que elas podem realmente funcionar. Por outro lado, se você acreditar que não tem capacidade para resolver uma situação, dificilmente terá força mental para lidar com ela.

5) Exercite sua capacidade de resolver problemas

Exercitar a sua capacidade de resolver problemas é algo que pode ser feito com jogos como palavras cruzadas ou questões de lógica e que vai te ajudar muito no cotidiano. Quando algum desafio surgir, lembre-se de que você tem capacidade de analisar a situação e buscar um meio de resolvê-la.

A resiliência é uma característica que aumentará a sua qualidade de vida significativamente. Com ela, você vai perceber que nenhum problema é grande demais e que a força que existe dentro de você pode te ajudar a resolver inúmeras situações. Acredite no seu potencial e exercite essa habilidade cada vez mais!


Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br