No dicionário, resiliência tem o seguinte significado: “capacidade que uma pessoa possui de se adaptar e evoluir de forma positiva depois de algum momento de adversidade”, mas o que significa resiliência pode ser explicado pela física e também pela psicologia.
Tudo sobre resiliência
O que significa resiliência?
Entre os anos 60 e 70, a palavra “resiliência” era entendida por definições dadas pelo estudo da física. Michael Rutter, professor de psiquiatria infantil, foi um grande vanguardista em estudos sobre a resiliência no ramo da psicologia e na busca por algo que melhor representasse essa “qualidade” das pessoas. Ele estudou a ideia da física que classificava como resilientes aqueles materiais que tinham a aptidão de sofrer um considerável “baque” ou pressão, e em seguida tornar ao seu estado inicial sem apresentar grandes danos. O conceito de resiliência originário da física teve uma nova representatividade no final dos anos 80, quando esse atributo passou a ser definido como a flexibilidade diante de situações adversas.
Na área da psicologia, resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de lidar com os próprios problemas sem ceder à pressão, independentemente da situação. Passar por momentos difíceis e tirar deles aprendizado e evolução é o que define uma pessoa resiliente. Momentos adversos, segundo alguns estudiosos, são necessários para o crescimento humano. Qualquer experiência decorrente do estresse pode tornar um ser humano mais evoluído e preparado para a vida. Pessoas resilientes são propensas a dar mais significado à vida e a ter relações menos superficiais do que os outros, além de serem mais otimistas e positivas.
Resiliência pode ser considerada o resultado de aprendizados da vida, pois em cada derrota um indivíduo enxerga uma oportunidade de crescimento – o que faz com que ela seja algo possível de ser desenvolvido.
Qual é a vantagem de ser resiliente?
Como você já sabe, o significado de resiliência tem origem na física. Quanto trata-se do comportamento humano, representa a conduta positiva diante de situações adversas. Sendo assim, pessoas resilientes não desanimam com frustrações e conseguem dar a volta por cima com otimismo, então seguem em frente. A resiliência faz com que crises, traumas, desafios, entre outros, sejam enfrentados de forma positiva e com ânimo. Uma pessoa resiliente tem maior facilidade em encontrar soluções variadas para situações e também a flexibilidade para se adaptar ao que a vida lhes apresentar.
Características de uma pessoa resiliente
– Persistência: mais perseverantes, as pessoas resilientes possuem força de vontade e lutam pelo que querem. Não desistem no primeiro nem no segundo obstáculo e, por mais que sintam medo, não permitem que ele atrapalhe a conquista dos seus objetivos.
– Otimismo: sempre preferem acreditar que tudo ficará melhor, por mais que as circunstâncias digam que não. Um indivíduo resiliente é provido de esperança e costuma enxergar a vida com positividade
– Autoconfiança: por serem mais otimistas e fortes, os resilientes têm a certeza da sua capacidade de fazer qualquer coisa e de concluir cada feito com sucesso. Autoestima não é um problema para eles!
– Empatia: a gratidão está presente no que significa resiliência! Pessoas resilientes são gratas em relação ao próximo e sempre se colocam no lugar do outro. Elas se dispõem a ouvir, entender e até mesmo incentivar aqueles que estão desanimados.
– Flexibilidade: se adaptar a inúmeras situações é um grande ponto positivo do resiliente. Quando falamos em adaptação, não é somente quando alguma adversidade aparece, mas também em situações corriqueiras, como no trabalho, na faculdade etc. Pessoas flexíveis tendem a ter melhores relacionamentos do que os outros.
– Controlar as emoções: pessoas resilientes enfrentam com calma os momentos de estresse e de pressão. Em ambientes desconfortáveis, elas conseguem encontrar formas de mudar o seu comportamento para que um equilíbrio seja mantido.
– Criatividade: por gostar de desafio, o resiliente é muito produtivo e inovador. Por ser mais sensível e insistente, torna-se criativo na busca de meios para resoluções e geralmente as suas ideias não são tão convencionais!
Dicas para ser resiliente
– Tente ser mais positivo diante das situações, sejam elas boas ou ruins;
– Veja as suas frustrações como lições, pois assim, na próxima vez em que você se decepcionar, saberá como agir;
– Não se afaste das pessoas quando estiver passando por um momento negativo. Mantenha-se próximo e não recuse a ajuda de quem quer te ajudar;
– Encontre um meio de liberar a tensão: pratique meditação, faça terapia, cante, dance, faça algo relaxante!
– Acredite no seu potencial e confie mais em si mesmo;
– Não desista daquilo que você deseja só porque não deu certo na primeira vez: insista!
Você também pode gostar
- 10 dicas para ser uma pessoa mais resiliente
- Veja como a resiliência pode te beneficiar emocionalmente
- Aprenda a desenvolver a resiliência dentro de você
Agora que você já sabe o que significa resiliência, seja mais otimista e não permita que o desânimo tome conta de você! Trabalhe a resiliência no seu interior e se fortaleça!