Autoconhecimento Coaching

8 benefícios mentais e emocionais que você terá ao desenvolver a resiliência

Beatriz Rustiguel
Escrito por Beatriz Rustiguel
A força mental, também conhecida como resiliência é uma das habilidades mais importantes para o alcance de uma vida bem-sucedida e plena. Ela é a habilidade que ajuda as pessoas a lidar com momentos de alta tensão e suportar pressão.

A resiliência atua como blindagem, impedindo que fatores externos nos causem danos.

Pessoas resilientes conseguem lidar melhor com o estresse, com críticas e barreiras encontradas ao longo do caminho sem perder o controle emocional.

Por isso, independentemente da fase da sua vida ou idade, você precisa desenvolver a sua resiliência para conseguir lidar com todo e qualquer problema de forma mais equilibrada.

Aqui, nós te apresentamos uma lista com 8 benefícios que você terá quando focar em desenvolver a sua resiliência:

1. Maior capacidade de adaptação 

Uma das principais características das pessoas resilientes é a grande capacidade de adaptação. Quem se adapta melhor ao ambiente consegue se sobressair. Em situações de conflito, de tensão e de estresse, a adaptação é mais do que fundamental. É preciso avaliar a situação com paciência e equilíbrio, procurando sempre a melhor solução.

Ao desenvolver a resiliência você se tornará muito mais flexível e conseguirá lidar com todos os tipos de cenários, dos mais tranquilos até os mais conturbados. Desenvolva sua intuição, raciocínio lógico e capacidade de responder sempre com empatia.

2. Pensamento positivo 

Ao desenvolver a sua resiliência, você sentirá uma grande transformação na forma com que enxerga o mundo. Mesmo que as coisas no universo sejam as mesmas para todos, a forma como olhamos para elas é diferente. Pessoas resilientes são muito mais otimistas e positivas. Esperam sempre bons resultados e, consequentemente, conseguem realizar melhor os seus sonhos.

resiliência

3. Capacidade de vencer momentos de crise

Os momentos de crise, muitas vezes, são inevitáveis! Elas acontecem quando menos esperamos. Para estar preparada para situações de grande pressão, desenvolver a resiliência é preciso. Ao invés de perder o controle sobre suas emoções, você será capaz de pensar alternativas para contornar o problema. Mantenha-se sempre no controle e sem perder o seu equilíbrio.

4. Aprender mais com as experiências de vida 

Estamos em constante aperfeiçoamento. O mindset de crescimento implica na capacidade de se aprimorar, desenvolver a inteligência e habilidades úteis. Para que tudo isso seja possível, é fundamental ser resiliente. Todas as experiências, por mais que pareçam difíceis e doloridas, podem te ensinar algo. E você deve ser capaz de aprender com cada uma delas.

5. Saber se defender melhor 

Uma coisa é certa, quem consegue manter o equilíbrio emocional e gerenciar o estresse está muito mais preparado para se defender. Quem perde o controle acaba perdendo a razão, seja em um debate ou mesmo em uma conversa com os amigos. Em situações de conflito de ideias, é importante manter a calma, analisar as circunstâncias e responder de forma adequada. Ser resiliente vai te tornar muito mais forte.

6. Maior autoestima 

Ao passar pelo processo de desenvolvimento da resiliência, você sentirá um grande ganho no que diz respeito à sua autoestima. Ou seja, na forma como você se enxerga e se porta no mundo. Quanto mais elevada for a sua autoestima, maior a sua felicidade, concentração e equilíbrio emocional.

7. Criação de relacionamentos saudáveis 

Quanto mais resiliente, maior a sua capacidade de enxergar a verdade no mundo, inclusive nas relações interpessoais. Você conseguirá criar vínculos duradouros e saudáveis com pessoas que compartilham dos mesmos interesses e gostos. Pessoas que não vão te fazer sofrer. E, mesmo que isso aconteça, a resiliência te ajudará a superar os obstáculos e problemas.

resiliência

8. Ganho de criatividade 

Diferente de uma pessoa não resiliente, o resiliente consegue olhar para o mundo de diferentes ângulos. Enquanto todos estão olhando para o problema, o resiliente está tentando encontrar a solução. Ao desenvolver a sua resiliência você conseguirá ser mais criativo, mais equilibrado e menos suscetível a perder o controle emocional.

Se você precisa melhorar alguma das características citadas acima, te convido a participar da SEMANA DA RESILIÊNCIA. Nela, você terá acesso a três videoaulas totalmente gratuitas sobre força mental.

Você aprenderá sobre resiliência, sobre as habilidades emocionais de pessoas resilientes e sobre os principais inimigos da sua mente.

A SUA MENTE É UM CAMPO DE BATALHA!

Nós te capacitamos para vencer!

Dia 01/05 [vídeo 1] A CIÊNCIA DA FORÇA MENTAL: Não é mágica nem dom. Força mental pode ser aprendida por qualquer um, em qualquer fase da vida. Comece agora a desenvolver a sua!”

Dia 03/05 [vídeo 2] AS CARACTERÍSTICAS DA MENTE INABALÁVEL: Ser resiliente envolve ter uma série de qualidades. Conheça as 9 delas e começa a desenvolver sua força mental agora mesmo.

Dia 05/05 [Vídeo 3] A MENTE É UM CAMPO DE BATALHA: Conheça os seus principais inimigos e as armas que deve usar para combatê-los.

Te vejo nas aulas!

Abraços.


Você também pode gostar de outro artigo da autora. Acesse: 11 formas de cultivar a gratidão

Sobre o autor

Beatriz Rustiguel

Beatriz Rustiguel

Beatriz Rustiguel, comunicadora, professora universitária, especialista em Resiliência e Gestão de Estresse pela University of Washington (UWashingtonX), colaboradora do projeto ProLider da Universidade Santa Cecília e fundadora do projeto Mentalidade de Crescimento.

DADOS DE CONTATO
LinkedIn: Beatriz Rustiguel
E-mail: [email protected] | [email protected]
Blog: mentalidadedecrescimento.com.br