O verão chegou e com ele as altas temperaturas tendem a aumentar a chance de sentir inchaço no corpo. Saiba que na maior parte das vezes eles são naturais e sem motivo para muito alarde, pois se você usar roupas apertadas, comer comidas salgadas em demasia ou ficar muito tempo na mesma posição, eles podem ocorrer. No entanto, se os inchaços forem constantes, doloridos e de grande volume, fique atento, você pode ser vítima dos linfedemas.
Linfedemas são excesso de líquido acumulado e impedido de circular em seu organismo por algum motivo. Geralmente acontece o acúmulo em tecidos moles quando os vasos linfáticos sofrem algum dano, o problema maior é quando passam a inflamar e também afetam o tecido ao redor deste líquido bloqueado. Este líquido do qual estamos falando é chamado de linfa e é o responsável por levar de seu organismo bactérias, resíduos e quaisquer substâncias desnecessárias.
Fique atento se sentir inchaço constante, dor nas articulações, dificuldades de mover braços e pernas, dificuldades em dormir e até mesmo queda de cabelo. Todos esses são sintomas de linfedemas e exigem atenção. Ao menor sinal de desconforto procure um endocrinologista e ele avaliará sua situação isoladamente.
No entanto, os linfedemas geralmente ocorrem quando algum distúrbio do sistema linfático acomete a pessoa em questão, ou ao longo de tratamentos de câncer e de algumas doenças em que as células linfáticas podem sofrer abalo devido à grande demanda de cirurgias ou irradiações.
Você também pode gostar
- Surpreenda-se com infalíveis estratégias para desinchar!
- Saiba como as suas pernas podem revelar uma sobrecarga mental
- Aprenda a regular seu intestino com ingredientes naturais
Para evitar este problema mantenha sempre seus exames e acompanhamento médico em dia, evite usar roupas muito apertadas ou fechadas, principalmente em altas temperaturas, invista em uma alimentação saudável e leve com muitas frutas e verduras, e até mesmo chás diuréticos. Também não deixe de se movimentar e não fique mais do que 30 minutos na mesma posição, vale até colocar um lembrete no celular caso sua atividade exija grandes períodos de atenção. Investigar e cuidar da sua saúde é um dever seu.