Animais de Poder Espiritualidade

O significado espiritual do gato branco

Gato branco deitado em cima de uma cama
Emily Hopper / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os gatos são animais misteriosos e fascinantes. Esses bichos possuem uma elegância admirável e, mesmo domesticados, são seres independentes e mantêm muito do comportamento dos felinos selvagens.

Os simbolismos relacionados aos gatos remetem à antiguidade. Os gatos tiveram uma imagem de destaque em diversas culturas, tendo sido venerados por povos antigos, como os egípcios, os celtas e os vikings.

Quem convive com gatos sabe da energia especial desses felinos. Em muitos países, os gatos ainda são tidos como figuras especiais. Já em outras regiões, deparar-se com um gato preto à noite pode ser interpretado como um mau presságio. Mas e os gatos brancos, dão sorte ou azar? Veja a seguir quais são os simbolismos do gato branco e o que essa figura significa espiritualmente.

A relação entre os gatos e a espiritualidade:

Há muitas superstições acerca dos gatos, e a mais conhecida delas é a de que os gatos são capazes de sentir as energias de um local. Logo, estariam sempre em busca de lares calmos, onde se sintam protegidos. Os gatos conseguem perceber as vibrações positivas ao seu redor e, portanto, se um gato aparecer em sua casa, significa que sua casa está livre de más energias.

Patas de um gato sentado em uma mesa
Alice Castro / Pexels

Consequentemente, por serem animais sensíveis, acredita-se que os gatos possam desenvolver algumas habilidades sobrenaturais e seriam capazes de afastar energias ruins dos lugares que habitam. Segundo a espiritualidade, cada gato tem uma missão para cumprir em sua vida, e essa missão estaria relacionada a proteger o seu redor dos maus espíritos.

Gatos e energia:

Não é raro escutarmos que os gatos conseguem identificar quem tem boas energias. Ou, se seu tutor está triste, eles tendem a se aproximar para absorver e eliminar a energia negativa acumulada no corpo humano. De fato, os gatos se comportam e interagem com cada pessoa de maneira única, e algumas teorias defendem que eles têm um sentido que nós, humanos, não possuímos e, portanto, não compreendemos.

Essa “intuição” seria equivalente a um nível energético que só os gatos conseguiriam visualizar. Por exemplo: quando um gato está olhando fixamente para um ponto onde, aparentemente, não há nada, na verdade ele está lidando com alguma energia e nos protegendo daquilo com o qual não temos habilidade para lidar.

Outra maneira que esses felinos têm de eliminar energias negativas de um lugar seria o ronronar. Essa vibração única e típica dos gatinhos movimentaria as energias do ambiente. Os gatos seriam, portanto, uma espécie de talismã espiritual que protege e traz sorte aos seus tutores.

O significado do gato branco:

Os gatos são conhecidos por serem animais espirituais e místicos. Além disso, cada cor de gato traz um significado singular. Os gatos brancos, por exemplo, são considerados calmos e alegres, e diferentemente dos gatos de outras cores, esses costumam ser mais tímidos e desconfiados, demorando um pouco mais para se apegarem aos humanos. Mas assim que se adaptam a uma nova família, eles serão bastante amorosos e leais.

Gato com heterocromia deitado na cama
Dids / Pexels

De acordo com as crenças místicas, o gato branco simboliza boa sorte. No mundo espiritual, a cor branca simboliza pureza e clareza. Sendo assim, os gatos brancos estão relacionados à felicidade, virtude e bom astral.

Brincalhões e agitados, os gatinhos brancos são ótimas companhias em casas que precisam, de certa forma, passar por um processo de cura. Essa cor de gato é capaz de reequilibrar o ambiente, aliviar o estresse e a tensão, mantendo a energia positiva em tempos difíceis. Os gatos brancos são os defensores dos humanos, têm poderes espirituais intensos e trazem boa sorte às pessoas com quem convivem.

Simbolismo em várias culturas:

Em vários países ao redor do mundo, como os situados na Europa Meridional ou aqui, na América, como é o caso dos Estados Unidos e do Brasil, o gato branco é sinônimo de positividade. Encontrar um gato branco pelo caminho é sinal de boa sorte e simboliza que você terá êxito em seus planos.

O gato branco também pode estar relacionado à fortuna. Na Rússia, por exemplo, se você avista um gato branco, isso pode significar que você ganhará muito dinheiro ou será promovido no trabalho. Mas atenção! Se o gato se assustar e fugir, significa que você passará por dificuldades financeiras em breve.

No Japão, gato branco é símbolo de boa sorte para os recém-casados. Presentear um casal com um gato branco, por exemplo, é o mesmo que desejar um casamento repleto de prosperidade e riqueza para os noivos, desde que o gato seja cuidado com carinho!

Você também pode gostar

Em suma, se um gato branco cruzar o seu caminho, não tema! Eles são considerados verdadeiros amuletos de boa sorte e estão somente seguindo suas jornadas individuais. A mensagem que ele passará é de felicidade — e você pode entender também como uma oportunidade de crescimento emocional ou espiritual.

O significado espiritual de cruzar o caminho de um gato branco pode variar de acordo com a época ou o local ao redor do mundo. Porém, de maneira geral, será sempre positivo encontrá-lo. Os gatos carregam consigo uma energia e são muito conectados com a natureza. Quem tem um gato sabe bem que os benefícios terapêuticos vão além de reequilibrar nossas energias. Eles ajudam os humanos a acalmar a mente e amenizam problemas como estresse e ansiedade.

Agora, se um gatinho se aproximar de você, seja branco ou de qualquer outra cor, nunca o maltrate e certifique-se se ele não está precisando de um lar. Verdadeiros companheiros, protetores e canalizadores de amor, felicidade e energias positivas, gatos são seres de luz e não há sorte maior do que encontrar um amigo desses em sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br