Saúde Integral

O silêncio é a resposta

Denise Belfort
Escrito por Denise Belfort

Existe um grande ensinamento oriental que nos diz que o silêncio é tudo o que precisamos para resolver nossas questões existenciais.

A resposta está nele, então técnicas orientais nos estimulam e nos ensinam a meditar e a aquietar nossos pensamentos em busca de uma serenidade que nos proporciona encontrar soluções e clarear nossos caminhos.

Na teoria, é tudo muito fácil, mas você já tentou ficar em absoluto silêncio, tentando manter a mente limpa e livre de qualquer coisa que possa tirá-la desse estado?!

O silêncio não é algo que atingimos de uma hora para outra, porque vai muito além de apenas sentar e aquietar os pensamentos. É um processo que, aos poucos, o faz entrar em contato, porque ficar em completo silêncio nos faz entrar em contato com o nosso verdadeiro eu, com quem realmente somos e com o que estamos vivendo no momento.

O silêncio nos coloca cara a cara com o que tentamos fazer barulho para esquecer. E isso pode muitas vezes ser doloroso, difícil e amedrontador.

Teenage girl sitting alone on autumn cold day. Lonely sad young woman wearing warm sweater. Loneliness and solitude concept.

Durante o seu dia, procure criar momentos de silêncio em seu ambiente. Para isso, é preciso não silenciar apenas os barulhos externo, mas também aqueles que geram barulhos internos, como aqueles gerados por um celular, um computador ou qualquer outra coisa que aparentemente não tenha som, mas que gera um movimento mental grande. Depois de silenciar todos os tipos de ruídos, apenas observe e não tente controlar qualquer atitude que sua mente queira tomar. Deixe-a livre.

E, então, reserve um tempo diário para fazer esse exercício. A cada dia, você irá evoluir um pouco.

Primeiro observe, depois tente aquietar focando em algo que te gere tranquilidade mental, como observar sua respiração fluindo ou fixar seu olhar em algum objeto, e vá analisando suas percepções após esses momentos.

Aos poucos, você irá notar que as respostas realmente estão aí dentro, que basta apenas aquietar o turbilhão de informações que recebemos diariamente para captar as soluções.

E essa higiene mental, se feita diariamente, nos faz ter equilíbrio em nossas trocas diárias, naquilo que dialogamos durante o dia, e nos faz ter maior sensibilidade ao nos expressarmos, falando apenas o que é necessário e nos colocando em uma posição de observador e ouvinte. Acredite: essa posição, se bem direcionada, nos proporciona muitos sinais e insights que resolverão nossos problemas. Dessa forma, somos capazes de encontrar soluções e achar respostas que acabamos sempre procurando fora ou perguntando aos outros.

Sobre o autor

Denise Belfort

Denise Belfort

- Fisioterapeuta Naturopata
- Astróloga
- Especialista em Terapia Floral, atuando com Florais de Bach e Saint Germain.
- Atende em consultório com astrologia, massagem terapêutica, drenagem linfática terapêutica, Reiki e terapia floral.
- Faz também atendimentos via Skype para as técnicas de astrologia e terapia floral.

Contatos:
Celular: (11) 95880-0918
Email: [email protected]