Aromaterapia Saúde Integral

Óleo de mirra: o que é e para quê serve?

Imagem de silviarita por Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A mirra, de nome original Commiphora Myrrha, é uma árvore espinhosa que nasce em regiões que possuem forte luz solar e solo seco. Essa árvore tem origem no nordeste na África (Somália), mas é possível encontrá-la também na Tailândia, na Índia e no Oriente Médio. Do seu caule, é possível retirar uma resina comumente utilizada para a produção de óleos, de medicamentos e de adornos.

O óleo de mirra é bem famoso na Bíblia e virou um símbolo religioso e alguns têm a mirra como um símbolo de amor e força, pois, mesmo em regiões extremamente secas, essa árvore é capaz de manter-se firme e ainda frutificar. Entenda mais sobre o óleo de mirra, saiba as suas finalidades e conheça a sua história bíblica.

Imagem de um vidro contendo óleo de mirra. O vidro está sobre uma mesa branca decorada com flores nas cores rosa e branca.
Imagem de silviarita por Pixabay

Para que serve o óleo de mirra?

Como já dito anteriormente, o óleo de mirra é um óleo extraído da mirra e possui inúmeros benefícios para os seres humanos. Ele pode ser utilizado como adstringente, descongestionante e ainda auxilia na cura de lesões por conter propriedades que agem como antissépticos naturais. Dentro dos seus inúmeros possíveis usos, o óleo de mirra é muito bem visto nos tratamentos de doenças do sistema respiratório, pois algumas de suas propriedades ajudam a eliminar todo o excesso de muco das vias respiratórias.

Além desses benefícios, esse óleo também tem ação rejuvenescedora, promove saúde à pele, auxilia no sistema digestivo, estimula a circulação do sangue e elimina toxinas do organismo por meio do suor.

Como usar o óleo essencial de mirra?

O uso do óleo essencial de mirra não precisa passar por nenhum processo químico. Indica-se que ele seja consumido in natura, ou seja, pode ser inserido diretamente em receitas, tudo vai depender da sua preferência. Além da alimentação, ele é utilizado como medicamento para determinados tratamentos, como já dito aqui, e pode ser misturado em cremes de corpo, de cabelo ou em máscaras com fins estéticos. Atente-se, porém, pois é possível que o uso do óleo de mirra promova alterações na tireoide e ele não é indicado para mulheres em período de gestação ou de amamentação.

Embora não há estudos que comprovem que esse óleo causa algum tipo de alergia, você pode fazer um pequeno teste de sensibilidade: aplique uma quantidade do óleo no seu braço e aguarde por uma hora para ver se haverá algum tipo de irritação. Se houver, interrompa imediatamente o uso.

Imagem de um pequeno frasco de vidro contendo óleo de mirra. Ao lado do frasco um lindo ramo de flor na cor roxa.
Imagem de Marina Pershina por Pixabay

Veja algumas indicações de uso:

– Aromatizador de ambientes: coloque nove gotas de óleo de mirra em um frasco de 200 ml de água e borrife nos lugares de sua preferência;

– Inalação para problemas respiratórios: adicione duas gotas de óleo em um lenço ou em um vaporizador com um pouco de água;

– Para massagens: faça uma mistura de 35 gotas de óleo de mirra em 120 ml de óleo vegetal;

– Cabelo e rosto: misture uma gota de óleo de mirra com uma colher de sopa de óleo vegetal para passar no rosto; e a mesma quantidade de óleo vegetal com cinco gotas de óleo de mirra para passar no cabelo;

– Banho de assento: dilua 10 gotas de óleo de mirra em dois litros de água e dissolva essa mistura com uma colher pequena de óleo vegetal.

Como fazer o óleo de mirra?

O óleo de mirra é extraído da árvore mirra, como citamos anteriormente. Ele é retirado da árvore por um processo de destilação com o uso de vapores de água. Muitas pessoas costumam fazer óleos essenciais em casa, fazendo infusões de ervas com óleos vegetais ou óleos de boa qualidade. Entretanto, no caso do óleo de mirra, você pode encontrá-lo em farmácias ou em lojas específicas de produtos naturais, pois não há como fazê-lo em casa.

Imagem de vários utensílios como potes com flores e mirra para serem utilizados na produção do óleo de mirra.
Imagem de xbqs42 por Pixabay

O que é mirra segundo a Bíblia?

A mirra está presente na Bíblia como um dos três presentes que os Reis Magos deram a Jesus no seu nascimento, com o intuito de honrá-lo.

Você também pode gostar

No contexto bíblico, a mirra simboliza a crença na vitória sobre toda a morte e isso explica o porquê de os magos terem presenteado Cristo com mirra, pois eles acreditavam que Cristo era realmente o Messias que chegara para salvar o povo e que ressuscitaria após a sua morte.

Naquela época, o óleo de mirra era utilizado para curar dores, estancar sangramentos e estava presente em velórios; por esse motivo, foi utilizado também no sepultamento de Cristo.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br