Aromaterapia Massoterapia Saúde Integral

Óleo essencial de lavanda é querido por todos

Paula Viana
Escrito por Paula Viana
O aroma da lavanda tem uma ligação com o perfume de vó e, além do seu uso na parte cosmética, é muito popular para uso terapêutico. A palavra lavanda vem de lavar e foi o aroma preferido pelos romanos; eles a usavam em suas atividades balneárias. O aroma também foi usado pelos egípcios para embalsamar múmias, pois acreditavam que o corpo poderia ser conservado por até três mil anos.

Lavander spa setting. Natural organic cosmetics. Sea salt bottles with oil and towels on vintage wooden background. Selective focus.

A aromaterapia é baseada no uso dos óleos essenciais que são substâncias químicas produzidas por plantas, folhas, cascas de frutos, raízes, sementes e troncos. Eles residem nas plantas e são rompidos, formando uma nuvem de aroma na sua extração, e transformados em líquido. Os óleos são altamente concentrados, podendo ultrapassar até 300 componentes químicos.

Lavandula Angustifolia
Familia Labitae ou laminaceae
Extração destilação a vapor do topo das flores
Aroma doce, floral e quente
Integração entre físico, mental e emocional
Libera o medo, elimina a frustração, estimula a autoestima e autoconfiança

Como funciona?

Nossa memória olfativa cria conexões emocionais que ficam gravadas no nosso corpo. O uso do aroma para quebrar algumas emoções que não servem mais é bastante procurado por aquelas pessoas que são cinestésicas e processam sensações facilmente.

A lavanda pode ser misturada a outros aromas, como bergamota, ylang ylang, laranja e gerânio, acrescentando uma leve nota floral a eles.

O aroma leve da lavanda age como um sedativo por meio do sistema nervoso central, tem ação tônica e diminui a pressão alta do sangue. Pode ser usado para amenizar inflamações na pele e até picadas de insetos por causa de sua ação cicatrizante. Os óleos essenciais são comprados em lojas especializadas. A fabricação de cada aroma pode apresentar um custo alto pelo processo especial a que as plantas são submetidas.

Experimente fazer um escalda pés com a lavanda depois do trabalho, você logo vai perceber todo o poder desse aroma natural.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Paula Viana

Paula Viana

Massoterapeuta, Técnica de Nutrição e acadêmica de Estética e Cosmética. Desde criança me interesso por temas do bem estar e nutrição, atuo com atendimento de massoterapia em eventos e domicílio.

E-mail: [email protected]
Site: paulaviana.com
Instagram: @rbepaulaviana/
Twitter: @rbepaulaviana/
Facebook: Paula Viana | Reflexologia & Bem Estar
Telefone: (11) 98496-4344