Incensos

Incenso de Lavanda — Descubra os efeitos calmantes desse aroma

No Oriente Médio e no Norte da África, era extraída do tronco de árvores nativas uma resina que era queimada para promover a cura e a elevação espiritual. Ao ser difundida, tornou-se um dos artigos mais valiosos do mundo antigo, tal qual o ouro. Era a característica do incenso da época.

Considerado um dos mais remotos símbolos de tradição religiosa e de celebração entre muçulmanos, africanos, cristãos, hindus, budistas ou indígenas americanos, suas características e sua composição foram mudando no decorrer do tempo. Para se ter uma ideia, pertence à China o primeiro documento formal sobre o uso de ervas e de matéria-prima vegetal na formulação desse recurso cerimonial, séculos antes de Cristo. E a Índia usava raízes aromáticas e componentes perfumados da flora indiana para produzi-lo, isso há milhares de anos.

Até os dias atuais, o incenso continua sendo usado para muitas finalidades, as quais têm como base essa sabedoria ancestral e, associado à fé, está presente em praticamente todas as religiões. Além disso, flores, especiarias, óleos essenciais e outras substâncias fazem parte da composição de uma variedade enorme do produto, agora com uso muito popularizado.

Nesse sentido, temos o incenso de lavanda, um dos mais aromáticos e conhecidos do mundo. Em formato de vareta, ele pode ser facilmente encontrado em lojas de artigos indianos, casas esotéricas, lojas de artigos para decoração, centros de terapia e meditação e nas casas de pessoas com espiritualidade desenvolvida ou que apreciam a fragrância. Por ter em sua composição o óleo essencial da lavanda, ele proporciona muitos benefícios. Continue a leitura, saiba quais são eles e conclua porque esse incenso é um dos mais populares.

O incenso de lavanda, quando queimado, produz um aroma capaz de trazer muitos benefícios para o corpo, para a mente, para os ambientes e para o espírito. Veja, a seguir, como ele age e pense em como experimentá-lo na sua casa.

1 – Benefícios do incenso de lavanda para o corpo

O incenso de lavanda, quando aceso, passa a liberar o óleo essencial da planta que, por meio do nervo olfativo, estimula o mesencéfalo, o que gera um efeito calmante. Tem ação relaxante (reduz a pressão arterial e melhora a função cardíaca), promove uma sensação de tranquilidade e de bem-estar e ajuda a combater a insônia.

Imagem de várias panelas de ferro representando um incensário e dentro delas vários incensos de lavanda sendo queimados. No ambiente tem muita fumaça.
Pexels / Pixabay

Por influenciar positivamente o sono, o resultado é o descanso restaurador que o corpo e a mente precisam depois de jornadas especialmente estressantes. Como resultado de uma boa noite de sono, o despertar é seguido de uma sensação de disposição, alegria e bom-humor. Mesmo as crianças, que podem não passar por situações estressantes, são beneficiadas pelo leve perfume do incenso de lavanda e podem obter o benefício do repouso necessário ao crescimento.

Além disso, por ter um aroma refrescante e natural, o incenso de lavanda é ideal para desobstruir as vias respiratórias, auxiliando na recuperação de gripes e resfriados. Ademais, ajuda a aliviar a congestão nasal, a tosse e os efeitos da laringite. A partir de então, é possível sentir mais disposição e conforto; e tanto a fumaça quanto a fragrância não fazem mal para crianças, gestantes ou idosos.

2 – Benefícios do incenso de lavanda para a mente

O incenso de lavanda é capaz de aliviar a tensão nervosa, o sentimento de pânico e a ansiedade, pois tem um poder calmante acentuado. Ajuda também a equilibrar as variações de humor e tem um bom resultado coadjuvante nos tratamentos médicos contra a depressão.

Com poder tranquilizante, o incenso de lavanda ajuda a mente a descansar e facilita o raciocínio lógico, importante para quem precisa se concentrar no trabalho ou nos estudos. É por isso que acender um incenso de lavanda durante a preparação para uma prova difícil é recomendado aos estudantes.

Ainda sobre os benefícios para a mente, quando inalamos qualquer aroma, este rapidamente chega ao sistema límbico, em que se localiza o hipotálamo, parte cerebral na qual as emoções e os pensamentos são processados. Assim, o incenso de lavanda aceso logo pela manhã, por exemplo, pode trazer o equilíbrio nas emoções e nos sentimentos. Desperta uma sensação de alegria, sendo um bom aliado contra a timidez, a falta de confiança e o desânimo, pois as substâncias químicas inaladas são transformadas em estímulos neurológicos que atuam em diferentes áreas do cérebro.

3 – Benefícios do incenso de lavanda para o ambiente

No ambiente, o incenso de lavanda, além de perfumar, permite restabelecer o equilíbrio físico, mental e energético de todos que dele usufruem. Além disso, o aroma que a queima do incenso exala é agradável à grande maioria. Para se ter uma ideia, o óleo essencial de lavanda é um dos mais consumidos no mundo, nos mais variados produtos, devido à tamanha aceitação de sua fragrância.

Todos os ambientes sofrem a influência de desentendimentos e discussões, más notícias e eventos tristes ou trágicos que aconteceram. Então, as energias podem estar densas e “carregadas” de emoções e sentimentos negativos. Nesse caso, o incenso de lavanda ajuda a “limpar” o ambiente e a transformar essa energia num campo de paz.

Imagem de um incensário feito de mármore nas cores cinza e branco e dentro dele um incenso de lavanda aceso. Ao fundo da imagem, temos várias árvores.
Truthseeker08 / Pixabay

Além disso, o incenso de lavanda é especial para gerar serenidade e bem-estar, auxiliando na harmonização dos casais e no bom relacionamento dos familiares, especialmente para as crianças, pois ele é capaz de trazer uma sensação de alegria e de acolhimento. Com uma fragrância muito suave, ele costuma não provocar qualquer efeito colateral, como alergias, muito embora não há o porquê banalizar a utilização, devendo sempre prevalecer o bom senso.

Não há contraindicações sobre o uso do incenso de lavanda, contudo alguns são produzidos com substâncias sintéticas. Então, a recomendação é que, ao comprá-lo, sejam observadas a formulação e a procedência, dando preferência aos orgânicos, que, embora sejam mais caros, são naturais.

4 – Benefícios do incenso de lavanda para o espírito

O incenso de lavanda é um poderoso meio para elevar as preces e os desejos aos céus. Ele permite o alinhamento energético e a conexão com os planos superiores, favorecendo a ampliação da espiritualidade. A queima dele é particularmente especial para contatar o anjo da guarda.

Acender um incenso de lavanda durante a meditação, por exemplo, permite que haja um equilíbrio da alma e das polaridades Yin e Yang. Com isso, o resultado é de serenidade ao mesmo tempo em que se consegue manter a atenção necessária ao exercício da técnica.

Aliás, esse incenso é muito recomendado para purificar a aura e para uma “limpeza” energética, além de se creditar a ele proteção contra vibrações negativas.

Ademais, ele possibilita atrair boa sorte, afastando a negatividade e as incertezas geradas por ambientes estressantes e desequilibrados a que todos estão sujeitos no cotidiano. Com a queima do incenso de lavanda, as energias ruins dão espaço ao otimismo e à fé.

Como utilizar o incenso de lavanda?

Primeiramente, para utilizar o incenso de lavanda, é fundamental ter um apoio para a vareta, que pode ser de madeira, de cerâmica ou de metal, desde que seja seguro. Há tipos variados nas lojas de artigos indianos, esotéricos ou de decoração para casa.

Depois, acenda com o uso de um isqueiro ou de um fósforo a ponta mais grossa do incenso de vareta e perceba se ela começou a queimar. Dependendo da base em que o incensário (apoio para o incenso) está, convém protegê-la contra as cinzas que podem se espalhar devido a correntes de ar. Disponha o incensário, nesse caso, sobre uma folha de papel.

Imagem de um incensário na cor cinza e branco e dentro dele um incenso de lavanda sendo queimado. Do incenso sai uma fumaça que traz o desenho de um coração.
Truthseeker08 / Pixabay

Se você desejar purificar a casa toda, comece entrando à direita pela porta da rua e vá caminhando com o incenso, passando por todos os cômodos, sempre em sentido horário e sem fechar o ciclo, mantendo o entorno e só finalizando à esquerda da mesma porta por onde você entrou. Enquanto caminha, mentalize uma oração, pensamentos de amor e de paz, desejos de harmonia e de realizações. Preferencialmente, esteja com o corpo limpo e usando roupas claras. Mantenha a casa arejada e cuide para que a fumaça passe por toda parte. Proceda da mesma forma em relação a ambientes menores.

Caso você queira purificação para você, segure com cuidado o incenso pela parte mais fina, e circule-o em torno do corpo, pelo menos três vezes, mentalizando pensamentos de paz, de comunhão e de amor. Visualize momentos de alegria. Peça ajuda ao seu anjo da guarda para transformar sentimentos de preocupação em confiança e leveza.

Como visto, o incenso de lavanda é especial para tranquilizar e purificar. Ao mesmo tempo em que a fumaça perfuma o ambiente com um dos aromas mais aceitos pela humanidade, ele provoca a sensação de leveza e de bem-estar, além de ajudar no autoconhecimento, na medida em que possibilita conexão, reflexão e expansão da espiritualidade. Experimente usá-lo e esteja alerta para perceber as influências dessa poderosa fragrância na sua vida.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br