Saúde Integral

Plantas para ansiedade e medo

Imagem de um cesto de vime e dentro dele um copo com uma planta que será utilizada para remédio caseiro para a ansiedade e medo.
Congerdesign / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A relação de cada pessoa com o conhecimento é diferente. Para alguns, só é verdade aquilo que pode ser comprovado pela ciência ou que envolve produtos químicos. Para outros, o conhecimento que vem de povos indígenas, da população ou da religião é o que realmente importa.

Independentemente de qual seja a opinião de uma pessoa sobre as inúmeras formas de conhecimento que existem, todas elas são válidas e apresentam prós e contras. Os remédios produzidos em laboratórios, por exemplo, podem provocar reações adversas no corpo de quem os ingere, como alergias, enjoos e outros problemas.

Por outro lado, os produtos naturais também podem causar reações, em menor escala, e talvez não funcionem do mesmo jeito em todas as pessoas. Apesar disso, não podemos ignorar a utilidade que os remédios e as plantas e ervas apresentam para uma sociedade. Tenha em mente que sempre podemos olhar para uma questão sob mais de uma perspectiva.

No caso dos produtos naturais, o conhecimento que afirma quais são os melhores para os nossos corpos é proveniente de antigas civilizações, como os povos indígenas, ou se desenvolvem a partir de tentativas e erros da população de um local. Os usos de plantas e ervas, em muitos casos, também têm a eficiência comprovada pelo conhecimento científico!

É provável que você já confiou em alguma planta na hora de tratar algum problema de saúde ou um desconforto. Quantas vezes você tomou um chá de hortelã para fazer a sua dor de estômago melhorar, por exemplo? Mesmo sem se dar conta, a maioria das pessoas entende que as plantas podem provocar efeitos positivos no nosso organismo.

Imagem de uma planta medicinal para tratar a ansiedade. Ela está em uma concha e é bem verdinha.
Congerdesign / Pixabay

A fitoterapia, como é chamada a forma de cura que consiste no uso de plantas com propriedades medicinais, baseia-se na composição de cada ingrediente para verificar como eles serão aplicados no corpo de uma pessoa e para quais fins funcionarão melhor.

A partir disso, é possível encontrar inúmeros produtos naturais para tratar diferentes problemas de saúde. Lembre de manter contato com um(a) profissional da saúde para entender quais são as melhores opções para o seu caso e quais produtos não causam alergias em você!

Se você é uma pessoa que sofre de ansiedade e já realiza acompanhamento médico para tratar essa doença, existem algumas plantas que você pode utilizar para aliviar a sensação de medo intenso que esse distúrbio provoca. Ou então, se você está passando por um momento estressante na sua vida, que irá exigir muito de você, é possível se sentir melhor sobre isso com auxílio da fitoterapia. Confira!

As melhores plantas medicinais para tratar ansiedade e medo são aquelas que apresentam propriedades calmantes. É a desaceleração dos batimentos cardíacos e a redução da tensão que farão com que você se sinta melhor gradativamente.

As propriedades calmantes podem ser encontradas em plantas como a camomila, a passiflora, a valeriana e a lavanda. Todas essas ervas permitem que o seu corpo realize as atividades de rotina com foco e com tranquilidade, mas algumas delas podem estimular o relaxamento ao nível máximo, fazendo você sentir mais sono.

Camomila, passiflora e lavanda são as plantas que apresentam a propriedade de acalmar sem dar sono. Elas favorecem a digestão e reduzem a sensação de que alguma coisa importante irá acontecer a qualquer momento. Um chá quente de camomila é a melhor opção antes de um evento importante ou quando estiver sentindo seus batimentos cardíacos muito acelerados.

Imagem de uma plantinha fininha e bem verdinha dentro de um recipiente de porcelana branco. A planta será usada para um remédio natural para a ansiedade.
A_Different_Perspective / Pixabay

O gosto da lavanda pode ser um pouco amargo ou muito floral, assemelhando-se a alguns tipos de shampoo. Então, muitas pessoas podem não querer ingeri-la na forma de chá. Outros jeitos de usar a lavanda são na forma de óleo essencial, que deve ser espalhado nas mãos e nos punhos, na forma de vela, que pode ser acendida em um ambiente, ou como aromatizador, no local que faz você sentir medo ou ansiedade.

A passiflora é uma planta que tem a propriedade de acalmar os ânimos de uma pessoa e ao mesmo tempo aumentar a concentração que ela empregará em uma atividade, ou seja, não traz sonolência. Ela pode ser ingerida em cápsulas, disponíveis em farmácias, mas também é uma opção para quem prefere um chá da planta.

Você também pode gostar

Em relação às plantas que podem provocar sonolência, a valeriana é a mais conhecida. Quando uma pessoa se sente ansiosa ou com medo na hora de dormir, um chá quente dessa planta será um importante agente no estímulo ao sono. Ela permite que você durma com tranquilidade e relaxe com mais facilidade, fazendo o sentimento de ansiedade ir embora.

Se os sentimentos de medo e ansiedade são persistentes na sua vida, é indicado que você procure auxílio médico para entender o que está causando esse tipo de sentimento em você. Não é normal notar os batimentos cardíacos acelerando ou ter medo de realizar tarefas simples, como sair de casa. Cuide da sua saúde e use as plantas medicinais como um complemento ao tratamento!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]