Convivendo

Organização com o método kanban

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você está em busca de uma vida mais organizada, não é? Pode parecer simples, mas muitas pessoas têm dificuldade em manter não só as coisas ajeitadas, mas também suas vidas.

O método de organização japonês Kanban é uma alternativa simples que, traduzida literalmente, significa registros em placas. É muito utilizado na administração de indústrias, no controle do fluxo de produção, mas seu conceito funciona em diversas frentes.

Nesse método, a utilização de murais auxilia na compreensão do que se precisa fazer. Além de ajudar a ter uma visão geral de um projeto, o Kanban contribui para uma observação do andamento que se está alcançando, melhorando a motivação e a energia para cumprir suas metas.

Como fazer o método Kanban?

Primeiro você precisará de um mural e papéis autocolantes, mas se não tiver estas ferramentas, pode utilizar uma parede, papel e durex, ou até uma folha simples de papel.

Por Paty Pegorin

Depois, você dividirá sua vida em três colunas:

– A fazer

– Fazendo

– Feito

É legal fazer cada tópico em cores diferentes de papel, para que assim você consiga diferenciar cada coluna a partir das cores.

Se você sentir necessidade, pode adicionar mais colunas, por exemplo, com tópicos para “fazer hoje”, ou “aguardando” e também “urgente”. Avalie, principalmente, as suas necessidades em relação à organização.

Você pode utilizar o método Kanban em diversas áreas da sua vida, até mesmo na vida profissional. Por exemplo: separe um espaço da sua mesa de trabalho para deixar bem à mostra as suas tarefas, separando-as pelas colunas que achar necessárias. Outras opções são possíveis como organizar seus tópicos de estudo, compromissos, organização de festas, etc.

Além disso, este é um método versátil e que traz diversos benefícios para a sua saúde mental como:

– Organizar a sua mente

– Te manter motivado e focado

– Te ajudar a terminar projetos

– Diminuir o seu estresse

Se você já faz uso desse método ou vai começar agora, comente abaixo a sua experiência pessoal e ajude outras pessoas a se organizarem melhor.


Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]