Autoconhecimento

7 maneiras de manter o foco

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se quer aumentar a produtividade e ter tempo para aproveitar melhor o dia, aprender a manter o foco é essencial para isso. Confira estas 7 dicas que podem ajudar a manter o foco no que realmente for importante para você.

Elimine as distrações

Comece desativando as inúmeras notificações no seu smartphone. Se tiver alguma notificação no computador, desligue também. Se possível, vá para algum lugar onde não tenha barulho de telefone, campainha tocando nem pessoas falando. Todas as tarefas que você puder fazer num ambiente mais isolado, faça. Quanto menos interferências do ambiente, melhor.

Limpe a mente

Muitas distrações não começam no ambiente externo, mas sim no interno. Procure algum tipo de meditação para aprender a ter o controle da mente. Você vai ver como muitos pensamentos inúteis tiram o nosso foco a todo o instante. Aprenda a controlar os pensamentos e o foco aumentará significativamente.

Pausas

Durante o trabalho, acostume a fazer pausas para relaxar a mente. A energia mental também tem limite e por isso não adianta querer ficar focado numa tarefa por muitas horas consecutivas sem intervalos. Uma sugestão é que a cada noventa minutos você faça uma pausa de cinco minutos para relaxar um pouco.

Planejamento

Planeje o dia, a semana, o mês e até mesmo o ano. Colocar datas-limites para terminar as tarefas ajuda a não perder o foco com o passar do tempo. O tempo é seu aliado, desde que você tenha muito bem definidas as datas para cumprir os objetivos.

Cuide da saúde

Uma mente focada só é possível se você estiver com o corpo saudável e descansado. O cansaço físico afeta diretamente a capacidade mental. Portanto, procure dormir bem todas as noites, se alimente bem e, se estiver com algum problema de saúde, procure um médico.

Exercite o corpo

Uma mente focada só é possível se o corpo estiver saudável também. Exercícios físicos liberam hormônios no corpo que ajudam a diminuir o estresse e isso afeta totalmente o foco e a produtividade. Procure algum esporte ou exercício físico que dê prazer e coloque o corpo em movimento!

Respiração

Uma das técnicas usadas na ioga se chama Pranayama, que é o controle da respiração. Através dela, é possível diminuir o estresse e melhorar o foco. Procure instrutores de ioga e aprenda como o controle do ar no organismo pode fazer toda a diferença na produtividade.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]