Energia em Equilíbrio

Origami: muito além da dobradura

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O Origami é uma técnica japonesa que surgiu nos séculos V e VI, onde através do papel são confeccionadas diversas figuras em formato de dobraduras. O contato manual das mãos com o papel ativa o cérebro e promove diversos benefícios.

Através da criatividade, pode-se transformar um simples papel, que é a matéria-prima em uma flor, um animal, personagem, balão entre outros.

porcoMuito além de uma dobradura

Fazer origami é muito mais do que um passatempo ou uma atividade restrita para alguns. Este ato representa também uma filosofia de vida. Segundo os japoneses, a primeira dobradura deve ser feita com toda a dedicação e paciência para que fique boa.

É o que diz Kazuko Horiuchi: 

No origami a primeira dobradura tem que ser bem feita, para que o papel possa ficar em pé. Assim também é a vida. As crianças devem receber uma boa educação. Se não temos estrutura, não conseguimos parar em pé”.

E isso pode ser aplicado na vida em relação a todas as coisas que devem ser bem executadas no início. Algumas figuras conhecidas do Origami representam alegria, felicidade, saúde e amor.

Como fazer Origami?

barcoO Origami é uma prática livre onde qualquer pessoa pode aprender. Ela não se restringe. Para fazer somente é necessário papel e paciência. Sim. Muitas pessoas não tem paciência nem mesmo para observar como se faz um origami em forma de flor de lótus.

No origami, as dobraduras precisam ser perfeitas, do contrário, a figura não se assemelha àquilo que se queria fazer. Convide os amigos e saia fazendo origami. Você pode fazer nas horas vagas e conforme vai desenvolver suas habilidades, existem algumas figuras que ficam tão bonitas que podem servir de objeto de enfeite.

Benefícios do Origami:
  • Auxilia na expressão artística;
  • Proporciona conhecimento sobre outras culturas;
  • Desenvolve a autoestima;
  • Promove a integração social;
  • Proporciona a sensação de bem-estar;
  • Aumenta a concentração.
Origami para promover a Educação Infantil

Muitos estudiosos estão querendo mostrar que a educação infantil é muito mais do que colocar a criança em uma cadeira e passar conhecimentos. Profissionais educadores vêm apontando que a área da Educação Infantil precisa de espaços abertos que possibilitem uma conexão maior entre eles.

conchaPor isso, algumas escolas vêm adotando a prática do Origami em sala de aula, pois ajuda a desenvolver a coordenação motora das crianças. Através das figuras que surgem é possível ensinar desenhos geométricos. No ensino da matemática, por meio do Origami fica mais fácil compreender as figuras geométricas e seus tamanhos.

Curiosidades
  • Sabia que é impossível dobrar uma folha de papel A4 ao meio mais do que sete vezes?
  • O nome Origami deriva das seguintes palavras japonesas: ‘ori’ dobrar e ‘kami’ papel;
  • No dia 11 de novembro é comemorado o Origami Days (Dia Mundial do Origami no Japão);
  • Em casamentos, copos de vinho com borboletas feitas em origami representam a união dos noivos.

Existem muitas maneiras de manter nosso cérebro ativo e essa é uma delas, muito encantadora!

• Texto escrito por Angelica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]