Ao longo da história da humanidade, a numerologia se fez presente de diversas formas. Hoje, é cada vez mais comum que as pessoas se peguem interessadas pelos números e as mensagens místicas que eles podem trazer, principalmente quando eles aparecem repetidos ou em algumas horas iguais por aí.
Além disso, ela também pode nos ajudar a entender a nossa energia e personalidade através da numerologia do nome. Ficou curioso(a) para saber mais sobre esse universo incrível? Continue com a gente nesse artigo!
Estude a numerologia
O que é numerologia?
A numerologia é o estudo dos números e como cada um deles pode influenciar a personalidade e o destino de alguém. Isso quer dizer que é uma grande ferramenta que auxilia no conhecimento individual, social e mundano de cada indivíduo. Também colabora para o crescimento humano, pois, sabendo as qualidades e os defeitos preponderantes, há a possibilidade de aperfeiçoá-los ou combatê-los cada vez mais.
Parece ser algo bem atual e tecnológico, entretanto essa não é uma descoberta recente. Povos de civilizações antigas como árabes, caldeus, egípcios, fenícios, mesopotâmios, romanos e sumérios já compreendiam o poder dos números. Porém foi só a partir de Platão que a numerologia se tornou uma ciência de fato.
Numerologia na história
Grande matemático nascido no século VI antes de Cristo, ganhou o título de pai da numerologia moderna. Ele afirmava que todas as coisas do mundo podiam virar algarismos, além de serem compreendidos por eles. Com isso, construiu uma tabela na qual conseguia associar as letras do alfabeto aos números. Isso gerava números a cada palavra, levando-o a associar conceitos de acordo com os resultados.
Além do caminho científico, a numerologia também tem raízes na espiritualidade. Essa vertente desenvolveu-se mais no Egito e na Ásia, onde era proclamada em templos como uma espécie de culto. Já na Grécia, a espiritualidade e o racional andavam juntos e os gregos consideravam que os números eram eternos e universais, o que dava mais precisão na hora de estudar cada pessoa.
Por fim, os hindus e os árabes foram pelo mesmo caminho dos gregos, porém não acreditavam que os números definiam a história e a trajetória dos seres humanos, mas os influenciavam. É exatamente o que continua sendo pregado nos dias de hoje.
Significado dos números na numerologia
Para a numerologia, cada número carrega suas próprias características e energias. Caso você tenha ligação com algum número e queira saber mais sobre ele, escolha-o entre os botões abaixo e você pode ir diretamente se aprofundar no significado desse número.
Agora, se você quer aprender mais sobre numerologia do nome e numerologia cabalística, continue conosco nesse artigo!
Numerologia do nome: o que é e como fazer?
A numerologia atual consiste em fazer com que as pessoas identifiquem, por meio de números, traços da sua personalidade. A análise é feita por meio do próprio nome, em que cada letra é associada a um número. Para auxiliar e ter êxito nesse processo, é essencial conhecer o funcionamento da tabela criada por Pitágoras, que ensinaremos a seguir.
O primeiro passo para confeccionar a tabela é construir 9 colunas horizontais e depositar os números do 1 ao 9 em sua ordem natural de criação. Veja:
Depois, você deve distribuir as letras do alfabeto, em ordem crescente, em cada coluna. Quando chegar ao número 9, o ciclo deve se repetir. Veja:
Para realizarmos o segundo passo, você deve reservar a tabela, pois a utilizaremos depois. Agora vamos explicar como a numerologia consegue distinguir as características de cada personalidade. Esse entendimento compreende-se em três vertentes: interior, exterior e síntese.
Características das personalidades
O interior consiste em decifrar a essência de uma pessoa, revelando seus sentimentos e intimidades. Por mais que a numerologia consiga compreender, quem realmente vai conhecer esse lado são as pessoas que convivem com esse alguém.
O exterior relata o superficial de alguém. É como a pessoa é vista socialmente, além de indicar as primeiras impressões que ela passa a desconhecidos.
A síntese é a mistura do interior com o exterior. Traduz como a pessoa se comporta perante a sociedade e como ela é intimamente.
Tabela construída e conceitos de personalidade entendidos, agora é só juntar os dois e verificar os resultados. Para que você compreenda melhor, vamos exemplificar.
Como fazer a numerologia do nome?
1) Em um papel, você deve escrever o nome completo que deseja. Na demonstração, vamos utilizar o nome “Eu Sem Fronteiras”.
2) Consultando a tabela de Pitágoras e distribuindo as letras do nome na ordem, verifique quais números representam cada letra: E = 5, U = 3, S = 1, E = 5, M = 4, F = 6, R = 9, 0 = 6, N = 5, T = 2, E = 5, I = 9, R = 9, A = 1, S = 1.
3) Para saber o número do interior, deve-se somar os números das vogais do nome completo: 5 + 3 + 5 + 6 + 5 + 9 + 1 = 34. Depois disso, você precisa somar os dígitos do resultado para obter o número do interior: 3+4 = 7.
4) Para saber o número do exterior, deve-se somar os números das consoantes do nome completo: 1 + 4 + 6 + 9 + 5 + 2 + 9 + 1 = 37. Depois disso, você precisa somar os dígitos do resultado: 3+7 = 10. O número 10 não é compreendido pela numerologia, então, se a soma final cair em algum número fora da tabela, deve-se somar novamente. Com isso, o número do exterior é: 1+0 = 1.
5) Para saber o número da síntese, deve-se somar os números do nome completo: 34 + 37 = 71. Depois disso, você precisará somar os dígitos do resultado para obter o número da síntese: 7+1 = 8.
ATENÇÃO: a numerologia vai do número 1 ao 9. Entretanto há uma exceção. Se na somatória cair os números 11, 22 ou 33, não é necessário somar novamente, pois são considerados números mestres na numerologia.
Depois dos números de cada conceito de personalidade serem definidos, basta procurar a definição. Você encontra o significado de cada número a seguir:
Características do número 1
- Interior: Tem personalidade forte e é convicto dos seus sentimentos. Tem grande facilidade em liderar pessoas.
- Exterior: Por ser um bom líder, pode apontar sinais de arrogância.
- Síntese: Consegue facilmente liderar e guiar pessoas, porém deve-se ter cuidado para não ser empático com a opinião dos outros.
Características do número 2
- Interior: É uma pessoa introvertida e bem sensível.
- Exterior: Seu comportamento social é definido conforme o ambiente em que se encontra.
- Síntese: É uma pessoa ativa e inteligente, porém precisa ser estimulada positivamente para que ela demonstre seus dons.
Características do número 3
- Interior: É alguém extrovertido, bem-humorado, criativo e de bem com a vida.
- Exterior: Pode ser considerado simpático, porque não tem dificuldades para criar laços afetivos.
- Síntese: É uma pessoa que consegue unir as outras, graças à sua facilidade de se comunicar.
Características do número 4
- Interior: Não gosta de mudanças, mas de manter seus pés no chão. Ou seja, uma vida estabilizada é a sua zona de conforto.
- Exterior: Esbanja confiança e credibilidade, podendo servir até mesmo de motivação.
- Síntese: É uma pessoa totalmente responsável, que não gosta de descumprir aquilo que lhe foi imposto. Para ela, missão dada é missão cumprida!
Características do número 5
- Interior: Essa pessoa adora aventuras, adrenalina e não é nem um pouco fã de rotinas.
- Exterior: Talvez seja uma pessoa difícil de lidar, pois acaba sendo irônica e teimosa em seus relacionamentos interpessoais.
- Síntese: Gosta de deixar marcas na Terra, de realizar mudanças e está sempre questionando si mesmo e as pessoas em seu entorno.
Características do número 6
- Interior: É um alguém muito carinhoso, que coloca a família em primeiro lugar em sua vida.
- Exterior: É uma pessoa que exala amor, além de ser muito receptiva e simpática.
- Síntese: Tem uma facilidade enorme em se comunicar, além de gostar de manter tradições e estar sempre próximo da família.
Características do número 7
- Interior: É uma pessoa tímida, mas muito inteligente. Seus conhecimentos vão desde o científico até o espiritual.
- Exterior: Por ser inteligente, acaba tendo muita propriedade para falar de certos assuntos e isso pode fazer com que as pessoas se afastem.
- Síntese: Gosta de praticidade, porém tem dificuldade em seus relacionamentos interpessoais.
Características do número 8
- Interior: É regida pelo pilar da justiça, além de ser sincera e objetiva em seus assuntos. É honesta e sua sensibilidade é extremamente sensível.
- Exterior: É uma pessoa muito motivada, já que não dá espaço para a preguiça. Também a enxergam como alguém justo e determinado.
- Síntese: Está sempre do lado da justiça e é bem focado em tudo o que faz.
Características do número 9
- Interior: É uma pessoa ansiosa, que está sempre na expectativa de realizar seus afazeres.
- Exterior: É fácil de lidar, porém pode esbarrar em picos de impaciência.
- Síntese: Gosta de estar em constante evolução e de manter sua mente aberta para conhecimentos e pensamentos
Características do número 11
- Interior: Seu conhecimento geral é bem vasto e pode ser considerado uma caixinha de surpresas, pois nunca sabemos quais serão seus próximos passos.
- Exterior: Ganha o título de pessoa misteriosa e fechada.
- Síntese: Não se molda a padrões, por isso o diferente é sempre mais atraente para esse alguém.
Características do número 22
- Interior: Ama manter relações interpessoais e valoriza isso demais.
- Exterior: É compreendida como uma pessoa destemida e valente, que não tem medo de enfrentar os problemas diários.
- Síntese: Com certeza, o esforço é uma de suas grandes qualidades, pois não se dá por vencida até realizar as tarefas que lhe foram impostas, mesmo que sejam muito difíceis.
Características do número 33
- Interior: É alguém que se sente realizado ao ajudar o próximo.
- Exterior: É vista como uma pessoa prestativa e acolhedora, além de muito generosa e bondosa.
- Síntese: Pode-se considerar que esse é um indivíduo muito humilde de coração e alma, que acaba pensando no próximo antes de em si mesmo.
O que é numerologia cabalística?
A numerologia cabalística tem origem judaica e é um método que deriva da numerologia da Kabbalah (ou Cabala). Diferentemente da numerologia que vimos, que faz uso dos números para relacioná-los ao indivíduo, a numerologia cabalística está associada a letras. Com o uso dela, é possível criar mapas numerológicos por meio da data de nascimento, do nome completo ou de ambos os dados.
Você também pode gostar
A numerologia é uma ciência que se perpetua no mundo há séculos e tem o grande objetivo de ajudar as pessoas a se encontrarem e a se entenderem. É um verdadeiro estudo de autoanálise que aponta suas qualidades e seus defeitos. Com essas informações em mãos, basta somente tomar a decisão de se desenvolver ou de continuar como está.