Saúde Integral

Os poderes da homeopatia

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Questões envolvendo a homeopatia ainda são um pouco polêmicas. Por um lado há a ciência dizendo que seu efeito é placebo e de outras pessoas que usam e garantem o seu funcionamento. No que acreditar? O que funciona? Isso tudo é muito relativo.

A homeopatia é um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796 e que se dissolveu e hoje está muito presente na atualidade, embora muitas pessoas não acreditem na homeopatia, apenas na medicina moderna, ela se difundiu bastante.

Curando com a homeopatia

Considerada um sistema medicinal alternativo, ela vê o indivíduo como o todo. A doença é muito além, porque ele carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Os mais de 2 mil remédios usados para o tratamento são diluídos e menos agressivos ao corpo.

Quando o homeopata vai atender o paciente, ele não vê a doença como forma isolada, mas como sendo parte deste indivíduo. Numa consulta com o homeopata, ele vai fazer diversas perguntas para saber o estilo de vida do paciente entre outras perguntas.

Benefícios da homeopatia
  • Menos agressão ao corpo;
  • Menos custo de tratamento se comparado à medicina moderna;
  • É um tratamento natural;
  • Estimula o autocuidado e uma reconexão com o seu corpo;
  • Fortalece a relação médico-paciente como um dos elementos fundamentais da terapêutica;

A homeopatia também é recomenda pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma medicina alternativa. Ela é usada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006 e foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980. No Brasil, estima-se que existam cerca de 15 mil homeopatas, o que representa 4,4% dos 340 mil médicos. Dessa forma pode ser utilizada para combater  doenças psicológicas, metabólicas, crônicas e endócrinas.

A homeopatia atua de forma diferente para cada paciente, da mesma forma é com os remédios que também são diferentes para cada um. A homeopatia tem até uma data de celebração, é o dia 21 de novembro, nesta data celebra-se o Dia Nacional da Homeopatia.

A homeopatia é baseada em quatro pilares: Lei da Semelhança, Experimentação em homem são e sensível, Remédio único e doses mínimas. Estes quatro pilares devem ser respeitados e o tratamento como também o medicamentoso é diferente para cada paciente.

Há mitos também envolvendo a homeopatia, mas embora esteja crescendo, o mais importante é acreditar no médico homeopata e seguir as suas instruções. É preciso respeitar o corpo e acreditar na ação que estes remédios vão ter no organismo.


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]