Convivendo

Os 7 defeitos por trás de uma pessoa teimosa

Mulher brava.
Fabiano de Abreu
Escrito por Fabiano de Abreu

Na realidade seriam 8 defeitos, já que avalio a teimosia como um defeito, então vamos colocar a teimosia como o tema e não contabilizá-la e enumerar os 7 defeitos por trás de uma pessoa teimosa.

Lembrando que em minha concepção, a teimosia é “sinônimo” de ignorância. Ignorância que não é a mesma coisa que burrice. Burrice é a qualidade ou a condição daquele que demonstra ser pouco inteligente e o ignorante é aquele que ignora, que não tem ou não busca conhecimento.

O teimoso pode ser inteligente ou pode ser burro, mas não deixará de ser ignorante, pois ignora o essencial, que é a humildade de saber escutar para poder chegar a um raciocínio lógico comum dentro de uma razão.

Você também pode gostar

Confira os 7 defeitos de um teimoso:

1. Soberba

Homem se olhando no espelho.
Foto: 123rf.

Falta de flexibilidade. Não estar disponível nem disposto a ser flexível e avaliar as opiniões.

2. Insegurança

Mulher nervosa roendo unha.
Foto: 123rf.

Receio de estar errado, confirmando assim uma própria certeza sem avaliar outras possíveis certezas e assim chegar a um denominador comum.

3. Tornar-se egoísta

Homem em forma de peça de xadrez.
123rf.

Acha que detém a razão. Não está aberto e centraliza somente em si mesmo a condição da sua certeza.

4. Falta de humildade

Mão emanado luz.
Foto: 123rf.

Não averigua a opinião alheia para chegar a uma conclusão. Ter humildade não é baixar a cabeça nem ser gentil. Ter humildade é saber escutar os outros. É entender que não somos melhores do que ninguém e também podemos errar. O humilde tende a ser mais inteligente, pois aprende mais com os outros e costuma ser observador. Absorve mais conhecimento por meio dessas qualidades.

5 . Falta de autoconhecimento

Mulher com o punho no peito.
Foto: 123rf.

A garantia da solução vem da segurança de perceber a capacidade de manobra. Quando conhecemos a nós mesmos, temos a segurança de saber errar e ter a humildade de reconhecer o erro. O Autoconhecimento revela a autossuficiência pela certeza da capacidade e competência.

6. Manipulador e autoritário

Homem puxando cérebro com uma corda.
Foto: 123rf.

Tenta manipular para que sua certeza seja única e soberana sobre o tema e não aceita opiniões contrárias, tentando assim convencer com a autoridade.

7. Ira

Mulher gritando no telefone.
Foto: 123rf.

Quando encurralado, se sente com raiva.

Sobre o autor

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e personal branding luso-brasileiro. Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional. Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil. Lançou o livro “Viver Pode Não Ser Tão Ruim” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: deabreu.pt
Site: pressmf.global/
Facebook: FabianodeAbreuOficial
Instagram: @fabianodeabreuoficial
Twitter: @Filosofofabiano
Youtube: Filósofo e jornalista Fabiano de Abreu
Linkedin: Fabiano de Abreu