Comportamento

A Humildade floresce a Humanidade

Mãos brancas segurando flores brancas.
ipopba / 123rf
Escrito por Carolina Rodrigues

Estamos passando por momentos desafiadores. Muitas vezes nos parecem distantes a Paz, o Amor e valores que nos lembram de nosso lugar comum. Por isso decidi compartilhar nesta coluna parte da mentoria Jardim em Flor (florescendovirtudes.wordpress.com), módulo da Humildade.

Humildade é sobre nos reconhecermos no nosso Lugar dentro da infinita teia de vida!

É saber que eu Sou Abundância porque sou parte de algo maior e infinito, regido por Leis próprias a que me submeto. Há uma grande harmonia regendo tudo, incluindo a mim. Os ciclos e as forças da Natureza são maiores que eu, mas Sou parte disso também. Contenho esse todo em mim, e o Todo, claro, me contém!

Assim, humilde, observo os ciclos, os altos e baixos, os ciclos naturais da Vida, com serenidade e tranquilidade, aprendendo com a vida, com os relacionamentos, com todos os outros seres participantes, doando e recebendo.

Na Grécia antiga, o termo “humus”, terra fértil, deu origem aos termos “Homem” e “Humanidade”, ou seja, somos criaturas nascidas da Terra, ou filhos da Terra, como dizem os indígenas, que majoritariamente tecem relações mais sustentáveis e amorosas com essa Mãe comum.

Daí também deriva a palavra “Humildade”. É importante notar que a fertilidade da terra é o que faz a vida florescer e ser nutrida.

Humildade é saber que viemos da mesma fonte e para lá voltaremos. Independentemente da sua crença religiosa, com certeza você sabe ou sente que temos uma origem e passamos por aqui em um percurso finito… Todos habitamos a mesma casa. Pisamos e florescemos no mesmo solo. E partimos.

Assim, passamos por aqui compartilhando o que somos, extraindo o que é essencial de tudo, reverenciando a Vida!

Mão branca e mão nega fazendo sinal da paz e amor.
Priscilla Du Preez / Unsplash

É na humildade, no fazer-se “pequeno”, que se mostra a verdadeira grandeza de uma pessoa. Há um provérbio árabe que diz que “nascemos sendo criaturas inocentes para, depois, convertermo-nos em camelos, mais tarde em leões e, finalmente, voltamos a ser crianças”. Há uma famosa passagem de Jesus em que ele diz: “Deixem vir a mim as Criancinhas”.

Na Criança residem a Pureza, a Simplicidade, a Nobreza de Coração. Eis a verdadeira Humildade.

No livro “Jesus, o maior psicólogo que já existiu”, Mark Baker diz que:

“O que faz uma pessoa ser importante é a capacidade de servir aos outros. A verdadeira humildade exige confiança em si mesmo.

Humildade não é passividade.

Ser uma pessoa passiva é recusar-se a ter uma atitude por causa do medo. Ser humilde é uma atitude devido ao amor.

Você também pode gostar

Jesus queria que as pessoas assumissem uma posição firme e tivessem uma atitude digna. O que ele estava transmitindo é que o amor é mais forte que o ódio. A humildade é a força sob controle.

Humildade é compreender que necessitamos do outro para sermos emocionalmente completos. Jesus pregou relacionamentos e não regras. Pregou o AMOR.”

Mark Baker. [Minhas notas].

Como você tem cultivado sua Humildade?

Sobre o autor

Carolina Rodrigues

Olá! Sou Carolina, uma sonhadora desde pequena. Pés descalços, no chão, cabeça nas nuvens. Sonhava com um mundo em que todas as pessoas fossem felizes, amigas e borboletantes. Fui crescendo e percebi que a Educação seria esse caminho. Ingressei na faculdade de Ecologia, sedenta por saber mais sobre Educação Ambiental e resgatei aí a possibilidade de tecer a Arte, a dança, a autoeducação como revoluções no mundo!

Deparei me com a Arteterapia, facilitei rodas de Danças Circulares e integrei projetos de formação de educadores pelas vias do autoconhecimento e da arte teatral.

A maternidade me impulsionou ainda mais a colocar meus projetos no mundo.

Com Cauê nasceu o Dá Tua Mão, que foi germinando do conto "A Dança de Um Um Lugar Chamado Flores" até tornar-se um Jardim em Flor.

Hoje me dedico à jardinagem de corações e à partilha daquilo que floresce do meu coração para aqueles que acolherem minhas palavras.

Gratidão!

Facebook: Carolina Rodrigues
Instagram: @datuamao
Site: Florescendo Virtudes
Outros contatos: WhatsApp