Não existem padrões para o ciclo menstrual. O organismo de cada mulher funciona de um jeito e é normal que você perceba algumas diferenças no seu ciclo em relação ao que aprendeu na escola. Existem, porém, aspectos desse período do mês que podem acionar um sinal de alerta em você.
Por exemplo, se a sua menstruação está atrasada, você pode imaginar que engravidou ou que há algum desequilíbrio hormonal no seu corpo. Se você tiver um sangramento antes ou depois do que foi previsto, você também recorrerá a um profissional da saúde para entender o que está causando isso.
E quando a cor da sua menstruação surge em um tom diferente do que você estava esperando? Na maioria das vezes, o sangue menstrual apresenta uma cor avermelhada bem escura, que se torna marrom de acordo com o tempo em que o líquido é exposto ao oxigênio.
Se você verificou uma menstruação escura e preta, é possível que você esteja com medo do que isso queira dizer sobre o seu organismo, já que essa é uma cor bastante incomum para esse período do mês. A seguir, saiba o que ela significa!
O que significa quando a menstruação vem preta?
A menstruação preta pode ser apenas uma menstruação marrom um pouco mais escura. Ela está presente no começo e no fim da menstruação, porque quanto mais tempo o sangue demora para sair do corpo, mais em contato ele fica com o oxigênio, escurecendo sua cor natural.
Sendo assim, o sangue preto na menstruação pode não ser um sangue propriamente dessa cor, mas um sangue avermelhado que se tornou escuro com o tempo. Nesse caso, não há motivos para se preocupar, principalmente se isso acontece em todos os seus ciclos menstruais!
Em contrapartida, se a menstruação preta que você identificou acontece durante todo o seu ciclo, é melhor prestar atenção. A seguir, observe o que essa cor de sangue pode significar sobre o seu organismo!
1) Ocorrência de nidação
Nidação é o nome do processo que caracteriza a fixação de um óvulo fecundado na parede do útero. O resultado disso, biologicamente, é um pequeno sangramento escuro, que pode ser confundido com uma menstruação fora de hora. Se você teve relações sexuais de forma desprotegida ou se você faz uso de algum método anticoncepcional, já que todos apresentam um índice de falha, existe uma chance de você ter engravidado.
2) Estresse ou depressão
Quando passamos por alterações emocionais marcantes, o nosso organismo responde a isso. A menstruação preta pode ser um indicativo de que a parede do seu útero teve uma redução de espessura e as células demoraram mais tempo para descamar, por isso o seu sangue ficou mais tempo em contato com o oxigênio, antes de sair do canal vaginal, e sua menstruação se tornou preta. Verifique se você está passando por um momento de estresse ou se está desenvolvendo depressão.
3) Alterações na produção hormonal
As alterações na produção hormonal decorrentes de problemas na glândula tireoide, de substituição de pílula anticoncepcional e da menopausa podem provocar uma menstruação mais escura do que o normal. Se esse evento, portanto, é frequente na sua vida, procure auxílio médico para entender o que está acontecendo no seu organismo!
4) Contração de infecções sexualmente transmissíveis
As ISTs são doenças contraídas a partir da relação sexual as quais alteram alguns fatores na região íntima. Uma infecção por bactérias provocará uma degradação acelerada da parede do útero antes do período menstrual, fazendo com que o sangue fique em contato com o oxigênio por mais tempo, tornando-se preto. Se você teve relações sexuais e não utilizou preservativos, procure auxílio médico.
5) Desenvolvimento de endometriose
Uma pessoa que sofre de endometriose pode passar por um desequilíbrio no ciclo menstrual. Além da menstruação durar mais tempo do que o normal para essa pessoa, ela pode apresentar um tom escuro. Se esses sintomas estão presentes em você, marque uma consulta para verificar a anatomia do seu útero e possíveis problemas que possam estar comprometendo o seu bem-estar.
6) Período pós-parto
Depois de parir um bebê, o útero de uma pessoa leva cerca de 45 dias para voltar ao tamanho normal, por isso, durante esse processo, é possível que a sua menstruação esteja mais escura, até mesmo preta. Não há, portanto, motivo para se preocupar, pois esse processo é natural do seu corpo e não indica um problema, embora seja importante você continuar indo a um profissional da saúde depois de parir.
Você também pode gostar
- Entenda o que a menstruação escura indica sobre o seu corpo
- Saiba quais são os 6 erros que você já cometeu na menstruação
- Aprenda a fazer o ritual da menstruação
Agora você já sabe que nem sempre a menstruação preta representa um motivo para pânico. Caso você perceba esse tipo de alteração no seu ciclo menstrual e algum outro sintoma atrelado a isso, não hesite em procurar auxílio médico. Assim, você garante que a sua saúde esteja em dia e impede que uma doença se manifeste de forma intensa e irreversível.