Plantas Medicinais Saúde Integral

Babosa: Saiba tudo sobre essa poderosa planta medicinal

A babosa é uma planta medicinal utilizada com diferentes propósitos. Ela pode ser encontrada na composição de uma série de produtos, desde cremes para queimaduras até em produtos para o cabelo ou óleos essenciais.

Isso acontece porque essa erva, também conhecida como aloe vera, é rica em uma série de substâncias que a torna muito propícia para diferentes tipos de usos.

Entre mucilaginosas, quercetinas, vitaminas, cálcio, magnésio, potássio, selênio, zinco, fosfato e várias outras substâncias, essa planta medicinal promove maior saúde em diversos aspectos na vida de uma pessoa, inclusive o espiritual e energético.

Originária da África e parecida com um cacto, essa planta medicinal é tão popular que, desde a Antiguidade, era usada por indígenas da América do Norte em tratamentos de pele, capilares e estomacais.

E não para por aí: acredita-se que esse era o ingrediente secreto que fornecia toda a beleza de Cleópatra. Interessante, né?

Mas e hoje em dia? De que forma a babosa é utilizada? Quais são os seus principais benefícios? Existem receitas simples para garantir um uso seguro e eficaz? É o que você irá descobrir neste artigo. Continue lendo!

O que você encontrará nesse artigo:

Para que serve babosa

A babosa, por causa de sua composição bastante rica e variada, serve para diferentes tipos de condições e problemas.

Ela pode, por exemplo, renovar as células quebradas da pele, estimulando o crescimento de uma membrana nova e hidratada. Além disso, auxilia na cicatrização dos tecidos e ainda fortalece o sistema imunológico das pessoas.

E não para por aí: essa planta medicinal é bastante utilizada para aumentar a saúde do cabelo, além de tratar diferentes tipos de problemas de saúde, desde dores de cabeça até anemia.

Como consumir babosa

Babosa na planta. Há uma mão segurando a planta
Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Graças à grande variedade de substâncias que compõem a babosa, essa planta medicinal pode ser utilizada com diferentes tipos de objetivos, oferecendo variados benefícios. Isso significa também que a quantidade de formas pelas quais ela pode ser consumida é muito grande!

Os chás, por exemplo, são bastante comuns entre diferentes tipos de ervas. Porém, com essa espécie, seu uso vai muito além.

É possível encontrá-la, por exemplo, na composição de diferentes tipos de cremes e produtos farmacêuticos e dermatológicos que são destinados para a pele e também para o cabelo. Além disso, óleos essenciais e perfumes também fazem parte da lista de maneiras como a babosa pode ser usada.

Ah, e é claro que não podemos nos esquecer dos banhos, que se tornam ainda mais especiais e relaxantes com a babosa.

Babosa no tratamento dermatológico

Como já falamos, a babosa é uma planta medicinal que, desde a Antiguidade, é usada no tratamento dermatológico e capilar. E não é para menos: rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, fibras solúveis e compostos ativos, ela oferece uma série de benefícios para a pele e o cabelo das pessoas.

Com poder de hidratação, por exemplo, ela promove a saúde dos fios e dos nossos tecidos, garantindo uma pele com aparência mais agradável e um cabelo muito mais brilhoso.

No caso do cabelo, ela ainda auxilia na redução de caspas, já que diminui a presença de bactérias e fungos que podem causar a dermatite seborreica. E, no caso da pele, diminui os efeitos das rugas, pois retarda o envelhecimento.

Além disso, em casos de queimaduras e outros machucados mais superficiais da pele, a babosa auxilia, garantindo uma cicatrização mais eficiente e também uma sensação de alívio.

Por causa de todos esses benefícios, essa planta medicinal é bastante indicada por profissionais da área e, é claro, se encontra na composição de diferentes loções, cremes e produtos dermatológicos e capilares em geral.

Benefícios da babosa

Como falamos, a babosa traz vários benefícios para diferentes áreas da vida de uma pessoa. Veja algumas de suas principais vantagens:

  1. Estimula o crescimento do cabelo: Por causa das enzimas presentes na babosa, essa planta remove as células mortas do couro cabeludo e garante que as fibras do cabelo recebam os minerais de que precisam para crescer. Isso garante um crescimento mais saudável e forte.
  2. Trata queimaduras e outras irritações da pele: Por aumentar a umidade da pele, estimular a produção de colágeno, reduzir a inflamação, a vermelhidão e o inchaço, manter a pele sempre limpa e aliviar, de forma geral, os sintomas da queimadura, a babosa se tornou um excelente recurso no tratamento desse problema e de outras irritações da pele.
  3. Trata a queda no cabelo: Por estimular a produção de colágeno, a babosa também evita a queda de cabelo. Isso porque ela fortalece e fixa as fibras dos fios no couro cabeludo, evitando que os fios quebrem ou enfraqueçam.
  4. Combate o envelhecimento e alivia as rugas: Ainda por causa do colágeno, a babosa pode ajudar a garantir a firmeza da pele de forma natural, sem que ela perca sua elasticidade. Além disso, ainda é capaz de diminuir as rugas e outras marcas de expressão.
  5. Age contra infecções: O efeito cicatrizante da babosa é um excelente recurso para quem quer evitar infecções. Isso porque ela promove a cicatrização de diferentes machucados de forma mais rápida, impedindo o surgimento de outros tipos de problemas.
  6. Oferece maior proteção bucal: Se você prestar atenção, vai perceber que a babosa também marca presença em produtos dentários. E não é para menos, pois ela reduz consideravelmente a placa bacteriana bucal, evitando problemas como cáries e gengivite, ao mesmo tempo em que trata outros problemas bucais, como aftas.
  7. Diminui a prisão de ventre: Graças à presença da aloína e da barbaloína, que podem ser encontradas na casca da babosa, essa planta pode ser utilizada por quem sofre com a prisão de ventre, já que possui efeito laxante.
  8. Aumenta a imunidade: Você sabia que a babosa possui substâncias imunoestimulantes? Por esse motivo, é uma ótima aliada de quem busca fortalecer o sistema imunológico, afinal incentiva o corpo a combater vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos.
  9. Regula a diabete e a pressão arterial: Por ter muita vitamina C e uma ótima capacidade antioxidante, a babosa ajuda a controlar o açúcar no sangue, regulando a diabete, além de melhorar a circulação do sangue e evitar problemas arteriais.

Babosa na espiritualidade

A babosa era conhecida como a planta espiritual na Antiguidade. Isso se dá graças ao fato de que ela era utilizada em diferentes tipos de rituais, desde o embalsamento até aqueles que buscavam mais proteção contra energias pesadas, azar e até mesmo a inveja.

Por isso é que hoje em dia ela possui a fama de ser a planta da prosperidade, atraindo boas energias e saúde para todas as pessoas. Por esse motivo, é muito utilizada em banhos e também como decoração. Podendo ser encontrada em diferentes tipos de ambientes, ela é capaz de absorver energias ruins, protegendo as pessoas de seus efeitos. Nesses casos, ela normalmente murcha.

Além disso, a babosa também é bastante conhecida na umbanda. Ela é relacionada a Omulu, o orixá regente entre os dias 22/12 e 20/01. Ela é bastante utilizada em banhos de descarrego. Ou seja, age como um tratamento, livrando as pessoas daquilo que as prende e garantindo que elas tenham mais energia e confiança em seu processo de crescimento e amadurecimento.

Há contraindicações no consumo da babosa?

Planta cortada mostrando a região que possui babosa. Há um prato apoiando
Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Sim! Apesar de ser uma planta medicinal natural, a babosa deve ser utilizada com cautela.

Mulheres grávidas, lactantes e crianças, por exemplo, não devem ingerir essa substância. Além disso, quem sofre com problemas uterinos e ovarianos também deve evitar o uso. Indivíduos com condições como hemorroidas, fissuras anais, problemas na bexiga, varizes, condições renais, disenteria, nefrite, cistite e prostatite também não devem consumir a babosa.

É importante lembrar, também, que o seu uso contínuo e em grande quantidade pode ocasionar em cólica, vômitos, diarreias, hipotermia, fraquezas e outros problemas. Use a babosa com moderação para aproveitar todos os seus benefícios sem grandes problemas.

Receitas com babosa para o dia a dia

Agora que você já conhece muitos benefícios da babosa, está com vontade de aproveitar todos eles, né? Para isso, você precisa utilizar essa planta medicinal da forma correta. Dessa forma, você não perde suas propriedades tão importantes e poderosas. Pensando nisso, separamos cinco receitas que você pode fazer com muita facilidade no seu dia a dia. Veja só!

Banho de babosa

Quer eliminar todas as dúvidas de sua vida e agir com mais confiança e determinação? O banho de babosa ajuda você nessa missão. Confira uma receita simples:

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

Com uma colher, retire toda a polpa da sua folha de babosa. Depois, coloque-a em uma panela, acrescente a água e ligue o fogo. Deixe a mistura ferver. Quando estiver borbulhando, desligue o fogo e deixe descansar por meia hora. Depois, quando estiver mais morno, jogue o líquido do pescoço para baixo, mentalizando palavras positivas para eliminar toda a negatividade da sua vida.

Chá de babosa

Babosa caindo em um copo de vidro
iPandaStudio / Getty Images Signature

Fortaleça seu sistema imunológico e trate diferentes tipos de condições com o chá de babosa! Veja como preparar o seu:

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa
  • 250 ml de água
  • Meio limão
  • Mel a gosto

Modo de preparo:

Retire a polpa da folha de babosa e coloque a substância na água. Depois, ferva essa mistura e acrescente o suco do limão. Desligue o fogo quando começar a borbulhar, espere esfriar um pouco, acrescente mel a gosto e aproveite seu poderoso chá!

Creme hidratante para cabelo de babosa

A hidratação é um dos maiores poderes da babosa. No cabelo, por exemplo, ela fortalece os fios, deixando-os mais brilhantes e bonitos. Prepare seu próprio creme com a seguinte receita:

Ingredientes:

  • Duas colheres da máscara hidratante de sua escolha
  • Uma folha de babosa
  • Uma colher de chá de óleo vegetal

Modo de preparo:

Em um recipiente, despeje todos os ingredientes e misture até que você obtenha uma mistura homogênea. Depois, aplique o creme obtido nos seus fios úmidos, garantindo que nenhum ponto fique sem proteção. Espere 30 minutos e enxague o cabelo, retirando todo o creme. Seque e perceba uma melhora imediata em seus fios!

Máscara de babosa para a pele

Quer garantir a saúde de sua pele? Uma boa máscara de babosa pode ajudar você nessa missão, e você pode preparar a sua com passos simples. Confira:

Ingredientes:

  • Uma folha de babosa
  • Duas colheres de sopa de azeite de oliva
  • Uma colher de sopa de mel

Modo de preparo:

Descasque a sua babosa com cuidado, retirando toda a casca e aproveitando ao máximo a sua polpa. Coloque a parte gelatinosa em um liquidificador, acrescente o azeite, o mel e bata bem. Quando virar uma mistura homogênea, desligue o eletrodoméstico e despeje a mistura em um pote. Depois, aplique a máscara em seu rosto. Quando cobrir toda a pele, descanse por cerca de 20 minutos. Depois, lave bem o rosto com água fria ou morna. Você pode repetir esse ritual semanalmente para obter resultados ainda melhores!

Enxaguante bucal natural de babosa

Homem olhando para um recipiente com enxaguante verde
@siniehinaalona / Canva Pro / Eu Sem Fronteiras

A babosa é muito boa para evitar aftas, cáries e outros problemas bucais. E o enxaguante natural feito com essa planta ajuda nessa missão! Prepare o seu:

Ingredientes:

  • 1 folha de babosa
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo:

Pique bem a sua folha de babosa e depois coloque-a em uma panela. Acrescente a água e ligue o fogo. Quando a mistura estiver borbulhando, desligue e deixe esfriar. Depois, coe a sua mistura, eliminando os pedaços de babosa e utilizando somente o líquido restante para fazer o seu gargarejo.

Você também pode gostar:

Bem interessante, né? A babosa, de diferentes formas, auxilia as pessoas a promoverem mais saúde em suas rotinas, seja física (interna e externamente) ou espiritual. Esperamos que, com esse artigo, você eleve sua qualidade de vida. E não deixe de compartilhar com aqueles que você também acha que podem aproveitar bastante os poderes dessa planta medicinal, viu?

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br