Chakras Energia em Equilíbrio

Plena Voz

Mulher de perfil em frente a parede cinza, com uma mão encostada na parte do rosto mais distante da câmera, e com a boca aberta, como se estivesse gritando.
123rf/file404
Anna Bheatriz Nunes
Escrito por Anna Bheatriz Nunes

O Vishuddha ou quinto chakra, é um centro de expressão. O termo em sânscrito chakra, significa roda. É um centro que irradia força para o corpo de energia. O quinto chakra localiza-se na região da garganta, que é um importante ponto de expressão do nosso ser. Por meio da garganta sai a palavra. Sai a voz, belo instrumento de plena expressão. 

Homem falando, com microfone de lapela e gesticulando com as mãos.
Pexels/Pixabay

A voz é uma forma da energia criativa fluir através do som. Porém, com a poluição sonora das cidades e seus intensos ruídos urbanos, não silenciamos o exterior para ouvir o nosso próprio som. A nossa voz. Além disso, as culturas reprimem as vozes quando estabelecem modos aceitáveis no meio social da expressão vocal. Reprimem o grito. Reprimem o que é vivo. Assim, nossa expressão torna-se contida e uma vez engolfados pelo nosso próprio som, é necessário dar vazão. 

Você também pode gostar

O instrumento vocal é composto de uma enorme carga emocional. Não se esconde tristeza, alegria, raiva da voz. Ela é transparente e está ligada ao quinto elemento, o Éter. Este é ainda mais sutil que o Ar. Ah, a beleza da sutileza! A voz é uma expressão sutil e por isso, de poder. Quando o homem expressa suas emoções genuinamente e sem restrições, já não é mais um ser controlado e controlável. É livre! 

No livro Yoga, Mudras e Chakras: Os Movimentos da Energia Vital de Martine Texier e Philippe Vincente, com tradução de Rosane Albert, há uma prática de sensibilização do quinto chakra: 

“Respire no espaço da garganta, desimpeça a passagem, abra-a até que fique bem larga e a respiração flua. Livre-se das expressões de rancor, de ódio… de todas as palavras, de todos os males que estão atravessados em sua garganta. Que sua expressão seja livre, criadora, rica e plena de amor. Sinta esse espaço tornar-se cada vez mais fluido, leve, harmonioso e radiante de energia, para que suas palavras sejam corretas e cantem a vida.” 

Homem jovem falando em microfone, segurando-o bem próximo de sua boca.

Uma vez sensibilizadas as vozes, o mundo também estará sensível. 

Sobre o autor

Anna Bheatriz Nunes

Anna Bheatriz Nunes

Anna Bheatriz Nunes é arquiteta, urbanista, aquarelista, escritora e poeta. Essa é a persona, mesmo que alinhada ao seu ser. Mas, em essência, é um ser livre que busca expressar-se constantemente por meio da intuição e do coração. Essa é sua missão. Expressar-se até se encontrar. Expressão até extrapolar. Que as nossas expressões criem belos encontros.

Email: [email protected]
Instagram: @naturezamanifesta