Psicoterapia

Psicoterapia e o retorno às vivências do passado

No decorrer do processo de intervenção psicoterapêutica, por vezes, é necessário retornar aos acontecimentos do passado. Não somente no sentido de rememorar lembranças ou vivências, mas sim com o propósito de nomear as emoções, elaborar e ressignificar sentimentos. A partir daí, inicia-se a compreensão de pensamentos, emoções e comportamentos desencadeados por essas vivências. Os próximos objetivos constituem-se em implementar as mudanças necessárias para exercitar novos modos de funcionamento. A mudança afeta diretamente a trilogia psicológica do pensamento, emoção e comportamento, e é possibilitada pelas ferramentas mentais fornecidas pela psicoterapia.

Esse processo de reflexão, compreensão e construção de novos paradigmas é possível a partir do autoconhecimento propiciado pela intervenção psicoterápica. É necessário que esse caminho seja construído junto a um profissional qualificado para tal demanda. Acessar o passado e processos inconscientes subjacentes envolvidos pode desencadear sofrimento e emoções angustiantes como tristeza, raiva, frustração, mágoa, incerteza, dúvida, remorso, ódio…

A intervenção psicológica acontece justamente para que o paciente compreenda como acolher e transformar esses sentimentos e emoções.

O profissional habilitado tecnicamente para tal função é o psicólogo, que tem na sua formação o estudo do comportamento, emoções, sentimentos e suas implicações nas relações inter e intrapessoais.

Queremos ter certezas e não dúvidas, resultados e não experiências, mas nem mesmo percebemos que as certezas só podem surgir através das dúvidas e os resultados através das experiências”.

Carl Gustav Jung

Você também pode gostar:

O retorno às experiências do passado não se constitui somente um momento de relembrar histórias vivenciadas, dessa forma não haveria necessidade da intervenção psicoterapêutica. A vivência proposta aqui é aquela em que além do regresso às fases anteriores da vida também se verbalizem os sentimentos e emoções despertos com essas lembranças e se busque a reflexão, compreensão e transformação. É o momento de tomada de consciência de o quanto essas emoções e sentimentos confinados naquele instante podem refletir nos pensamentos, emoções e nas ações do presente e ainda direcionar as atitudes e comportamentos de forma inconsciente e automática. É justamente esse o papel do profissional, o de sinalizar o passado se repetindo em seu presente. A partir daí, se inicia uma nova etapa na psicoterapia, a transmutação de sentimentos e emoções e elaboração de conteúdos conflitantes. Se você leu este artigo até aqui, te convido a ler os próximos, onde abordarei sobre como a intervenção psicoterápica age no seu presente e pode ser determinante para seu futuro. Até breve, e obrigada por ler.

O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir”.

Sobre o autor

Elidiane Borges

Psicóloga CRP 06/71367

Terapeuta Integrativa Reiki Usui Tibetano III

Sou psicóloga formada há 19 anos e especializada em psicologia analítica junguiana pela UNICAMP.

Meu trabalho tem como pilares a psicologia analítica junguiana, a psicologia positiva e a promoção de saúde integral.

A psicoterapia é um tipo de tratamento que fomenta o autoconhecimento. Ela proporciona a diminuição e a remissão de sofrimentos psicológicos e emocionais por meio da fala terapêutica do paciente e da escuta especializada do psicoterapeuta. Usando os apontamentos profissionais, o paciente começa observar suas vivências por diferentes perspectivas e constrói novos paradigmas. A escuta profissional é empática, acolhedora e promotora de insights e elaborações de significados.

Eu te disponibilizo meu trabalho para além da remissão do sofrimento mental. Quero despertar em você, por intermédio do seu protagonismo em sua jornada de autoconhecimento, o encorajamento, o empoderamento pessoal e o fortalecimento das suas potencialidades.

Por ser uma terapia não medicamentosa e mediada pela fala e pela escuta terapêutica, todo seu processo pode ser viabilizado/mediado pelas tecnologias disponíveis, rompendo barreiras de tempo e espaço.

Estou disponível para te atender em:

* Orientação e aconselhamento psicológicos

* Psicoterapia breve e focal

* Psicoterapia

* Envio de reiki à distância

* Orientação psicológica e envio de reiki combinados numa mesma sessão.

Atualização constante e em várias frentes de trabalho compõem minha trajetória profissional: saúde pública, saúde suplementar, psicologia social, psicologia educacional, grupos, corporações, avaliação psicológica, psicologia clínica e psicologia digital. Sou também terapeuta integrativa de Reiki Usui Tibetano III e continuo me aprimorando em práticas integrativas e complementares, o que me permite integrar conhecimentos e ter uma visão global do meu paciente.

Entre em contato! Te aguardo em meu consultório digital.

Contatos:
Email: elidianeborges@live.com
Site: psicologia24hs.com.br
LinkedIn: linkedin.com/in/elidiane-borges-969949160/
Whatsapp: (35) 99148-7302