Convivendo

Que tal viajar de carro uma vez por mês?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Cada um de nós tem gostos e costumes distintos, assim como sonhos e vontades diferentes. Mas viajar é, inegavelmente, um grande gosto para qualquer um, certo? É praticamente impossível recusar uma oferta incrível de viagens, nem que seja para a praia ou camping mais próximo durante um final de semana.

Inevitavelmente, porém, viajar custa dinheiro e nem sempre estamos com verba disponível para investir em conhecer novos lugares ou para simplesmente aproveitar o tempo livre em algum destino que você já conheça, mas goste muito.

Então, para te ajudar a conseguir viajar mais vezes do que já tem o costume, separamos algumas ideias. São pequenas ações que farão sua vida muito mais interessante e divertida! A primeira delas é: seu melhor amigo pode ser um carro. Sim, um carro!

Apesar das viagens mais divertidas ou interessantes estarem, na opinião da maioria, ligadas a aviões e destinos distantes, nem sempre isso precisa ser verdade. Um destino extremamente rico e bonito pode estar a poucas horas de você e, acredite, há muitas estradas com vistas lindas para você passar por aí.

Agora, nossa missão é ajudar você a conseguir viajar mais e sem gastar muito dinheiro. Como? Bom, se você seguir as dicas abaixo, com certeza esse objetivo estará mais próximo do que imagina. Aproveite!

Viaje de carro

Viajar de carro é muito divertido e pode ser muito mais barato do que uma passagem de avião. É claro que, independente do destino, o carro não é tão veloz, porém tem uma coisa que nenhum avião tem: já faz parte da viagem. É só ligar o rádio em uma música que goste e curtir o tempo com os seus amigos. Conversem, aproveitem a vista, façam paradas para reabastecer o combustível (do carro e de vocês).

Alugue um carro

E mesmo que você não tenha um carro, isso não será um problema. Hoje em dia, não é preciso dispender de muito dinheiro para alugar um automóvel, sem falar que os custos podem ser divididos entre os viajantes (inclusive custos de pedágios e combustível).

Abra uma poupança para viagens

Ok, é inegável: você precisará de dinheiro. Então, que tal abrir uma poupança e se comprometer a colocar um valor fixo nela mensalmente? Escolha um valor confortável para você e considere como uma conta mensal. Pense da seguinte forma: muito mais fácil colocar R$ 50,00 por mês, do que R$ 300,00 de uma vez depois de seis meses.

Faça uma playlist que combine com o destino

Prepare um pendrive com músicas que combinem com o destino e com o gosto musical daqueles que estarão dentro do carro. Isso tornará o percurso muito mais agradável!

Procure programas gratuitos

Uma vez que você chegou ao seu destino (ou até mesmo antes de viajar), pesquise sobre programas culturais gratuitos. Você perceberá que é possível se divertir muito sem gastar dinheiro.

E, ainda nessa dica, uma outra: cuidado com lugares e programas turísticos do local. É claro que é muito importante conhecer e aproveitar de tudo um pouco, mas normalmente locais e programas turísticos são bem mais caros do que o que deveriam – é a famosa lei da oferta e da procura. Então, escolha muito bem os que quer conhecer.

Repense seus gastos diários

Avalie a seguinte questão por um minuto: se você deixar de comprar aquele salgado na padaria todos os dias de manhã, quanto dinheiro terá poupado ao final de um mês? E se esse dinheiro pudesse ser destinado à poupança da sua próxima viagem? Você já teria um valor a mais para colocar esse mês, além do que já está acostumado a poupar.

Pense nos seus gastos diários e encontre algo supérfluo, que você não se importe de abrir mão. Troque um pequeno prazer diário, que nem faz tanta diferença no seu dia, por algo maior, como uma viagem superdivertida no final de semana ou durante suas férias. De repente, esse valor não chega a ser o suficiente para pagar sua viagem por completo, mas com certeza vai te ajudar com alguma despesa.

Viajar sempre será um grande investimento pessoal. Durante viagens, você aperfeiçoa idiomas, conhece novos lugares, aprende sobre novas culturas ou simplesmente se diverte e se esquece um pouco do estresse do dia a dia. Com certeza é enriquecedor e vale a pena! E, com todas essas dicas, você com certeza conseguirá poupar dinheiro o suficiente para aproveitar bem mais a sua vida.

E aí, qual o seu próximo destino?


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]