Autoconhecimento Budismo Espiritualidade Yoga

Experimente a verdade!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Como encontrar a verdade? Aqui no ocidente estamos acostumados com a ideia de “sabe a verdade”, como se ela pudesse ser encontrada pelo conhecimento, pelo estudo, ou, o que é mais comum de acontecer, por alguém te falar que algo é verdadeiro ou não. Por outro lado, existe outra forma de encontrar a verdade: experimentando-a e vivenciando-a.

Essa é uma ideia que vem do oriente, com raízes nos ensinamentos do Budismo e da Yoga. Algumas correntes de pensamentos orientais enfatizam a necessidade de ter a experiência por si próprio para descobrir a verdade daquilo que você busca. Por exemplo: alguém diz para você que está frio lá fora. Você pode concordar, discordar ou questionar essa afirmação, mas só vai saber se é verdade mesmo indo lá fora e sentindo o clima por si mesmo.

Devemos buscar a verdade pela experiência pois temos o ego como armadilha. O ego usa a sua mente para gerar pensamentos que podem acreditar ou não nas informações externas para se adequar às suas crenças preconcebidas. Por isso devemos nos abrir para as experiências, para não cairmos no erro de nos fecharmos em uma bolha de crenças que possam nos afastar da realidade, da verdade que está pronta para ser descoberta.

Agora pare por alguns minutos e reflita sobre as crenças que você tem sobre o mundo e sobre as pessoas. Elas estão de acordo com a sua experiência pessoal ou foram criadas a partir de ideias e informações vindas dos outros? Imagine quantos conflitos não seriam evitados se deixássemos de acreditar de forma cega no que vem de fora e nos permitirmos experimentar e vivenciar por conta própria tudo o que o mundo e as pessoas têm a nos oferecer.

Como ensinou sobre as pessoas o monge budista tailândes Ajahan Chah: “Mesmo se elas lhe instruírem na maneira correta que leva à iluminação, ainda assim é a palavra de outras pessoas; você tem que pegar o ensinamento delas e aplicá-lo até que você experimente os resultados por si mesmo aqui neste momento. Isso significa que você deve se tornar sua própria testemunha, capaz de confirmar os resultados de dentro da sua própria mente”. Por isso o conselho que fica é: experimente por si mesmo, e assim encontrará as suas verdades.


Escrito por Roberta Lopes da Silva da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]