Budismo Espiritualidade

Você conhece o Kum Nye – o Yoga Tibetano?

Mulher meditando calmamente.
220 Selfmade studio / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Escrito por Centro Nyingma de Budismo Tibetano

O que é o Kum Nye e quais seus benefícios? O Kum Nye é uma série de exercícios simples, porém eficientes e curativos, que visa aliviar o estresse, transformar padrões negativos de comportamento, promover o equilíbrio e a saúde e aumentar nossa apreciação pela vida. Os exercícios fundamentam-se em teorias dos sistemas de energias densas e sutis do corpo, que são a base da medicina tibetana e das disciplinas do Budismo sobre o corpo e a mente.

Os textos médicos tibetanos referem-se ao Kum Nye como uma cura para o desequilíbrio e o bloqueio de energia. Descrito em termos gerais nos textos Vinaya do Budismo (ensinamentos que guiavam a conduta de monges e monjas), o Kum Nye também é visto como uma forma de alívio para a fadiga derivada de longos períodos de meditação.

Como propicia a integração do corpo e da mente em todos os exercícios, esse relaxamento tem uma qualidade vital e duradoura maior do que a sensação de bem-estar experimentada em exercícios físicos comuns.

Origem

O Kum Nye, que foi durante séculos uma tradição oral, foi sistematizado e adaptado para o Ocidente por Tarthang Tulku Rinpoche, o Lama Chefe da linhagem Nyingma, que atualmente reside na Califórnia, Estados Unidos. Tarthang Tulku teve contato com a prática através de seu pai, um lama e médico tibetano, e seus gurus no Tibete, que ensinavam a ele o Kum Nye como uma prática preparatória para a meditação.

O impulso para sistematizar o Kum Nye veio quando Tarthang Tulku mudou-se para os EUA na década de 70 e observou que havia dificuldade entre seus novos alunos ocidentais de ficar sentado por longos períodos devido a inquietações, distrações mentais e vários tipos de desconforto físico. Para ajudá-los, Tarthang Tulku introduziu exercícios de Kum Nye antes da meditação e obteve resultados muito positivos: pessoas que haviam tentado meditar sem sucesso por meses, ou mesmo anos, foram capazes de aquietar o corpo e a mente usando esses exercícios.

Para quem o Kum Nye é recomendado?

O Kum Nye é recomendado para todos que desejam aprender a arte de desenvolver o equilíbrio, integrando o corpo, a mente, os sentidos e o ambiente. O resultado dessa experiência é um sentimento profundo de nutrição, frescor e totalidade que vai muito além do sentimento que em geral chamamos de felicidade.

Onde posso praticar o Kum Nye?

Atualmente, no Brasil, é possível praticar o Kum Nye nos Centros e grupos Nyingma no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre (clique sobre os nomes das localidades para saber mais sobre as práticas e horários).

Você também pode gostar

Porém, durante o 1º semestre de 2018, os Centros Nyingma do Rio de Janeiro e São Paulo oferecerão um curso de formação de instrutores de Kum Nye, disponível para todo o Brasil via webinar, o que tornará o Kum Nye muito mais acessível! O curso pode ser frequentado também por aqueles que desejam apenas conhecer e fazer um estudo mais profundo sobre o Kum Nye!

Saiba mais em Centro Nyingma de Budismo Tibetano.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br