Nutrição

Receita de pão de aveia fácil e gostosa

Pote com aveia
arx0nt / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Viver de um jeito saudável também se relaciona com se alimentar de forma adequada, com alimentos nutritivos, saborosos e ao mesmo tempo benéficos ao organismo.

Eventualmente, até podemos nos dar ao prazer de comer uma guloseima que rompa com essa conduta, num lanche da tarde de um sábado ou de um domingo. Contudo ele também pode ser muito saudável, principalmente se o pão utilizado for diferente daqueles feitos à base de farinha de trigo (farinha branca).

Uma opção para substituir a farinha de trigo nos pães e se alimentar de forma mais saudável é adotar a farinha de aveia, que além de tudo não prejudica a dieta para quem deseja perder peso, pois dá uma sensação de saciedade.

A aveia é uma fonte de vitaminas B1 e B5, que apoiam a produção de energia pelo organismo, bem como o bom funcionamento do sistema nervoso e do sistema hormonal. É um cereal rico em fibras solúveis, ferro, fósforo, magnésio, manganês, proteínas e zinco.

Potes de aveia
serezniy / 123RF

Os benefícios da aveia ainda incluem controlar as taxas de colesterol e de glicose no sangue, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares; facilitar o trânsito intestinal, prevenindo constipação e diminuindo o risco de câncer colorretal; prevenir cáries, por ser remineralizante; e revitalizar o corpo e a mente, principalmente quando há grande desgaste.

A aveia pode ser utilizada em flocos finos e como farelo, polvilhada sobre frutas frescas, na salada de frutas ou amassadas (um clássico: banana amassada com aveia). Também pode ser preparada num mingau com leite e canela ou misturada ao iogurte.

Como farinha, a aveia pode ser empregada para preparar biscoitos doces, vitaminas, sopas, arroz, bolos, massas de tortas e pães.

E como mencionamos um lanche para quebrar a rotina, que tal preparar um pão de aveia fácil e gostoso, que vai agradar a todos? Conheça a receita!

Pão de aveia de frigideira

Pão cortado em uma tabua
bondd / 123RF

Você vai precisar de:

1 ovo inteiro (preferencialmente em temperatura ambiente);

3 colheres (sopa) de farinha de aveia ou aveia em flocos finos;

1 colher (sopa) de azeite ou óleo vegetal, preferencialmente de canola;

1 colher (sopa) de água fria;

1 colher (chá) de fermento em pó para bolo (comum);

sal a gosto.

Você vai preparar assim:

Numa tigela, misture com um garfo a farinha de aveia ou aveia em flocos finos e o sal. Abra um buraco no centro da mistura e acrescente o azeite, a água e o ovo. Misture os líquidos com o garfo e vá agregando a farinha ao centro, sem parar de misturar. Quando a massa estiver bem homogênea, acrescente o fermento em pó. Misture para incorporá-lo muito bem. A massa vai ficar pastosa (mole). Reserve.

Escolha uma frigideira pequena antiaderente, de aproximadamente 13 cm de diâmetro (pode ser uma panelinha). Quanto menor o diâmetro da frigideira, mais alto fica o pão. Unte com um fio de azeite, espalhando-o por todo o interior da frigideira com o auxílio de um papel toalha. Coloque metade da massa e nivele bem com uma colher.

Caso queira rechear, acrescente sobre a massa o recheio de sua preferência. Uma sugestão saudável é o queijo branco finamente fatiado, temperado com orégano e azeite. Outra opção é usar ricota esfarelada e temperada com tomilho, páprica e azeite.

Você também pode gostar

Acrescente o restante da massa. Caso não deseje recheio, acrescente tudo já no início. Nivele muito bem na frigideira. No fogão, coloque sobre a grelha do queimador a ser utilizado outra grelha, de forma a afastar a frigideira da chama.

Tampe a frigideira e mantenha em fogo baixo, de modo que a massa seja cozida integralmente. Deixe até que o fundo da massa doure, sendo que ele chega ao ponto certo em aproximadamente 12 minutos. Vire a massa com o uso de uma espátula, tampe e assim que o pão estiver dourado do outro lado, cerca de três minutos depois, desligue o fogo.

Retire o pão da frigideira e deixe esfriar sobre uma grelha. Se ele não estiver recheado, corte-o somente depois de frio. Pronto! Com recheio é só saborear. Se você preferiu sem recheio e deseja passar uma manteiga, corte no sentido horizontal, espalhe com uma espátula a de sua preferência e se delicie! Em aproximadamente vinte minutos, você tem uma porção individual!

O pão de aveia da receita sugerida não contém glúten, devido à farinha utilizada. Mas preste atenção ao rótulo quando for comprar no mercado. Algumas são processadas com trigo e não fazem bem aos celíacos. Ele, sozinho, também não contém lactose, e dependendo do recheio, além de ser nutritivo, saboroso e rápido de fazer, se mantém muito saudável.

Experimente! Veja como um simples lanche pode não distorcer o objetivo de preservar a saúde e ainda oferecer sabor e prazer.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br