Comportamento Saúde Integral

Remédio caseiro para sinusite

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já ouviu falar em remédios caseiros para a sinusite? Antes é necessário entender que sinusite consiste na inflamação das mucosas do seio da face, região do crânio ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto, formada por cavidades ósseas.

Existem algumas variações da doença, como a sinusite viral, que geralmente é desencadeada por um simples resfriado, surgindo com sintomas como corrimento nasal amarelado ou esverdeado; a sinusite alérgica, que é desencadeada comumente por crises de rinite alérgica ou pela exposição de uma pessoa a fatores que possam causar alergia, com sintomas como coceira na garganta e espirros constantes; sinusite bacteriana, causada por infecção de bactéria e que surge com febre que passa dos 38,5ºC, junto de forte dor na região da face e secreção consistente que duram por mais de 10 dias, e a sinusite fúngica, que é presente nos casos onde o indivíduo não consegue curar a sinusite com tratamento e a doença se torna persistente (neste caso o sintoma mais comum é apenas o incômodo na face).

Ingredientes florais para a produção de remédios caseiros para a sinusite. São flores de diversos tipos dispostas em um pote branco para serem masseradas.
Imagem de Monfocus por Pixabay.

Como doenças respiratórias surgem de forma repentina no decorrer dos dias, vamos te dar algumas dicas de remédios caseiros para a sinusite, para que assim que você sentir qualquer sintoma saiba como fazer um remédio em casa para aliviá-los.

Lembre-se: estes remédios caseiros são totalmente naturais e indicados para ajudar no alívio dos sintomas e a fortalecer o seu organismo. Eles não substituem a opinião de um médico e nem os remédios que forem receitados. É de extrema importância que você procure um especialista para iniciar o tratamento adequado ao seu diagnóstico.

Copo de suco de espinagre. Ao lado folhas de espinafre.
Imagem de Evita Ochel por Pixabay.

1 – Suco de espinafre

O espinafre contém propriedades que atuam no alívio dos sintomas da sinusite. Além de agir como anti-inflamatório, tem ação descongestionante e é eficaz na eliminação das secreções.

A receita deste suco é bem simples, você precisará de 100 gramas de espinafre e 250 ml de água. Bata os ingredientes no liquidificador, coe e beba em seguida.

2 – Solução salina

Esta dica serve para fazer uma limpeza no seu nariz e acabar com o desconforto nos seios da face causado pela sinusite.

A receita consiste no seguinte: em um copo de água mineral (ou filtrada), adicione uma colher de sopa de sal e mexa até dissolver. Aplique a mistura dentro do nariz, se você tiver uma seringa, será mais fácil. Esse é o remédio caseiro para a sinusite mais utilizado para aliviar o desconforto!

Suco de hortelã dentro de um copo de vidro.
Imagem de annca por Pixabay.

3 – Suco de hortelã com urtiga

A mistura destes dois ingredientes possui propriedades descongestionantes e anti-alérgicas que aliviam e eliminam as secreções causadas pela inflamação da sinusite, principalmente da sinusite alérgica.

Esta receita é um pouquinho mais complexa, mas mesmo assim super simples de fazer:

Ingredientes:

– 5 gramas de folhas de urtiga;
– 20 gramas de folhas de hortelã;
– 250 ml (aproximadamente um copo) de água de coco;
– 1 colher de sopa de mel de eucalipto.

Modo de preparo:

Cozinhe as folhas de urtiga em uma panela com água, deixe ferver por 5 minutos. Em seguida, colocar as folhas já cozidas com o restante dos ingredientes no liquidificador. Bata até que obtenha um suco homogêneo. Beba este suco que é extremamente saboroso de 2 a 3 vezes por dia, de preferência entre as refeições.

Obs: se as folhas de urtiga não forem cozidas, poderão desencadear alguma reação alérgica. É essencial que você cozinhe elas, pois só assim perdem as propriedades que causam alergias.

Produção de um remédio homeopático feito à base de eucalipto. Temos um pote de masseração, folhagens do eucalipto e um vidro conta gotas com o remédio pronto.
Imagem de Karin Henseler por Pixabay

4 – Nebulização com sal, eucalipto e água

Inalar o vapor do eucalipto com a nebulização é eficaz para diminuir as secreções que ficam acumuladas nos seios da face, decorrentes da sinusite, pois ele é um expectorante poderoso. O sal e a água entram nesta “receita” para acentuarem o efeito do eucalipto para que assim as vias nasais sejam descongestionadas com mais facilidade.

Prepare um chá de folhas de eucalipto, aproximadamente 4, com uma colher de café de sal e 300 ml de água. Deixe esfriar e inale o vapor através do seu nebulizador, por aproximadamente 10 minutos e no mínimo 2 vezes por dia. Se você não dispor de um inalador ou nebulizador, aumente a quantidade proporcionalmente do chá, deixe ferver e coloque em uma bacia. Sente-se na frente dela e incline o seu corpo para que assim possa inalar o vapor.

5 – Chá de camomila

A camomila está em praticamente todas as dicas para aliviar os sintomas de diversas doenças e fortalecer o organismo, pois é uma planta com muitas atribuições medicinais. No caso da sinusite, o chá de camomila é um remédio natural e caseiro que possui propriedades antissépticas, analgésicas, cicatrizantes e ainda anti-inflamatórias, auxiliando de forma considerável na inflamação da mucosa nasal, da garganta e da congestão.

Para este chá, você vai precisar de 200 ml de água fervente e 2 colheres de sopa de flores de camomila. Deixe infusionar estes dois ingredientes por 10 minutos e assim que estiver morno, beba!

Você também pode gostar

Receita caseira que não funciona no alívio dos sintomas da sinusite:

Muitas pessoas dizem que água com pimenta é eficaz no alívio desta inflamação, porque a pimenta é rica em uma substância que possui ação anti-inflamatória, a capsaicina, mas esta propriedade não tem o poder de aliviar a sinusite, por ser muito suave.

Vamos ressaltar aqui a importância de procurar um médico! Para tratar qualquer tipo de sinusite, você precisa descobrir qual foi a causa: infecção, alergia, fungo ou bactéria. Com certeza o médico te indicará a fazer o melhor tratamento com medicamentos, e mesmo assim você poderá continuar com algum remédio caseiro para a sinusite, pois a maioria das receitas são naturais, servindo como complemento para te ajudar a melhorar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]